Vietti herda pole da Moto2 após punição de Lowes no Catar. Acosta cai e fica em 10º
Sam Lowes até cravou a pole em Lusail, mas foi punido por exceder o limite de pista e perdeu a posição. Melhor para Celestino Vietti, que herdou a primeira posição e larga na frente
Depois de anotar somente o 12º melhor tempo nos primeiros treinos da Moto2 em Lusail, Sam Lowes parecia ter dado a volta por cima neste sábado (05). No treino de classificação da categoria para o GP do Catar, o piloto anotou 1min58s905 e garantiu a pole position, até a direção de prova mudar tudo. Por exceder o limite de pista, o britânico foi punid,o e Celestino Vietti assumiu a primeira colocação para largar na posição de honra pela primeira vez na categoria.
A primeira fila do grid também conta com Tony Arbolino, também da Marc VDS, que faz sua estreia pela equipe e larga em segundo. Punido, Lowes caiu para a terceira colocação. Filip Salac, Ai Ogura, Augusto Fernández, Jake Dixon, Fermín Aldeguer, Aron Canet e Pedro Acosta também estão entre os dez primeiros.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Albert Arenas, Fermín Aldeguer, Bo Bendsneyder e Barry Baltus foram os pilotos que participaram do Q1 e garantiram vaga na parte final da classificação em Lusail. O membro da RW Racing, inclusive, marcou presença no Q2 pela primeira vez em sua carreira.
A largada do GP do Catar de Moto2, em Lusail, acontece neste domingo (6) e está marcada para as 10h20 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da abertura do Mundial de Motovelocidade 2022.
Q1: Arenas lidera e avança no Catar. Aldeguer, Bendsneyder e Baltus também passam
Com a noite chegando em Lusail e ainda com a neblina de areia causada pelos fortes ventos, a Moto2 entrou na pista para o Q1. A temperatura estava na faixa dos 24°C, enquanto a pista alcançava os 31°C.
Bo Bendsneyder, já experiente na categoria intermediária do Mundial de Motovelocidade, partiu para a liderança e fez 1min59s749. Barry Baltus pulou para segundo, seguido por Albert Arenas e Lorenzo Dalla Porta logo atrás.
A partir da metade do Q1, a visibilidade começou a melhorar em Lusail, mas ainda causava alguns problemas para os pilotos da Moto2, especialmente na reta principal do circuito.
A 2 minutos para o fim, Fermín Aldeguer cravou 1min59s690 e tomou a dianteira, praticamente garantindo uma vaga na segunda fase do treino. Albert Arenas também evoluiu e melhorou a própria marca, subindo para terceiro, com 1min59s764.
Por fim, depois da bandeira quadriculada, Arenas ainda fez 1min59s371 e pulou para primeiro, classificando-se ao lado de Aldeguer, Bendsneyder e Baltus.
Q2: Lowes surge no fim e domina o grid. Acosta cai na volta rápida
A pista foi liberada para os pilotos da Moto2 no Q2, mas só depois de 2 minutos que começaram a sair dos boxes em Lusail. Arenas seguiu com tudo e fez 2min00s013 para logo de cara assumir a ponta, mas por pouco tempo. Sam Lowes fez 1min59s720 e saltou para primeiro.
Celestino Vietti também andou bem na primeira tentativa, com 1min59s851, indo para segundo, mas não durou. Logo, o pelotão acelerou e alguns pilotos o superaram.
Filip Salac fez 1min59s287 e foi para a ponta, seguido por Cameron Beaubier a 0s264. Tony Arbolino superou o companheiro Lowes e foi para a terceira posição.
Novato na classe intermediária do Mundial, Pedro Acosta pulou para a terceira posição. Logo atrás, Aldeguer foi para segundo, mas rapidamente superado por Ai Ogura. A 4 minutos do encerramento da prática, Pedro Acosta caiu na curva 16, mas se levantou sozinho e tentou voltar para a pista sem sucesso.
Arbolino surpreendeu e fez 1min59s194 para tomar a liderança. Depois, Jake Dixon foi bem e subiu para terceiro. Mas foi o outro piloto da Marc VDS que acelerou com tudo nos minutos finais, com 1min58s905 para tomar a liderança da sessão, formando dobradinha do time até aquele momento.
No último minuto, Marcel Schrötter escapou na curva 2 e sofreu uma queda espetacular para abandonar de vez a sessão.
Depois da bandeira quadriculada, ainda teve tempo para Celestino Vietti achar grande volta e fincar-se no meio da dupla da Marc VDS, em segundo.
Moto2 2022, GP do Catar, Lusail, Classificação:
1 | C VIETTI | VR46 Racing Team | 1:59.082 | |
2 | T ARBOLINO | Marc VDS Racing Team | 1:59.194 | +0.112 |
3 | S LOWES | Marc VDS Racing Team | 1:59.226 | +0.144 |
4 | F SALAC | Gresini Racing | 1:59.287 | +0.205 |
5 | A OGURA | Team Asia Honda | 1:59.302 | +0.220 |
6 | A FERNÁNDEZ | Red Bull KTM Ajo | 1:59.339 | +0.257 |
7 | J DIXON | Aspar GasGas | 1:59.357 | +0.275 |
8 | F ALDEGUER | Speed Up Boscoscuro | 1:59.359 | +0.277 |
9 | A CANET | HP40 Kalex | 1:59.480 | +0.398 |
10 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | 1:59.528 | +0.446 |
11 | C BEAUBIER | American Racing | 1:59.551 | +0.469 |
12 | J NAVARRO | HP40 Kalex | 1:59.626 | +0.544 |
13 | M SCHRÖTTER | Intact GP | 1:59.670 | +0.588 |
14 | J ROBERTS | Italtrans Racing Team | 1:59.671 | +0.589 |
15 | A ARENAS | Aspar GasGas | 1:59.779 | +0.697 |
16 | B BALTUS | RW Racing GP | 1:59.833 | +0.751 |
17 | B BENDSNEYDER | SAG Pertamina | 1:59.971 | +0.889 |
18 | S CHANTRA | Team Asia Honda | 2:00.213 | +1.131 |
19 | S CORSI | Forward MV Agusta | 2:00.063 | +0.981 |
20 | L DALLA PORTA | Italtrans Racing Team | 2:00.151 | +1.069 |
21 | M RAMÍREZ | Forward MV Agusta | 2:00.151 | +1.069 |
22 | J ALCOBA | Intact GP | 2:00.270 | +1.188 |
23 | G RODRIGO | SAG Pertamina | 2:00.542 | +1.460 |
24 | M GONZÁLEZ | VR46 Yamaha Master Camp | 2:00.551 | +1.469 |
25 | A ZACCONE | Gresini Racing | 2:00.957 | +1.875 |
26 | K KUBO | VR46 Yamaha Master Camp | 2:01.033 | +1.951 |
27 | R FENATI | Speed Up Boscoscuro | 2:01.137 | +2.055 |
28 | S D KELLY | American Racing | 2:01.201 | +2.119 |
29 | Z VAN DEN GOORBERGH | RW Racing GP | 2:01.327 | +2.245 |
30 | N ANTONELLI | VR46 Racing Team | 2:01.874 | +2.792 |
GUIA DA MOTOGP 2022
# MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
# MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
# Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
# Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
# Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
# Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
# KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
# Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
# De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
# Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
# Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
# Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio