GUIA 2022: Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio

Marc Márquez passou os dois últimos anos lutando contra lesões e acidentes. Agora, precisa estar em forma para recuperar o protagonismo e entrar novamente na briga pelo título da MotoGP em 2022

GUIA MOTOGP 2022: FAVORITOS, NOVATOS E PALPITES PARA TEMPORADA

MARC MÁRQUEZ PRECISA ESTAR INTEIRO. E só isso, ele precisa estar inteiro para ser uma grande ameaça no grid atual da MotoGP, independentemente de como estiver a moto da Honda. O problema dos últimos dois anos, no entanto, é que a forma física do hexacampeão mundial foi colocada em xeque.

Em 2020, Márquez começou a temporada com a pior notícia possível. Depois do atraso no campeonato, ocasionado pela pandemia de Covid-19, o espanhol sofreu uma grave queda logo na abertura do certame, em Jerez, e perdeu todas as etapas. Uma fratura no braço, que depois virou uma infecção, o obrigou a passar por diversas cirurgias. O retorno aconteceu apenas no GP de Portugal, terceira etapa de 2021, o que significou uma ausência de 15 corridas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Marc Márquez durante os testes de pré-temporada (Foto: Repsol)

GUIA DA MOTOGP 2022
MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
# Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
# KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
# Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
# De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
# Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
# Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022

Apesar de ter conquistado três vitórias em 2021 — Alemanha, Austin e Emília-Romanha —, Marc passou longe de ser uma força dominante na MotoGP. Pelo contrário, voltando de lesão e andando muitas vezes no meio do grid, mostrou fragilidades e abusou dos erros. No fim, fechou o campeonato de maneira discreta, em sétimo lugar.

Márquez ainda perdeu as duas últimas etapas do campeonato — Algarve e Comunidade Valenciana — por conta de uma nova queda. Enquanto andava de enduro, caiu e bateu a cabeça, e voltou a sofrer com diplopia — visão dobrada — por alguns dias. A nova lesão nos olhos deixou um sinal de alerta na Honda, que tanto depende do hexacampeão da classe rainha do Mundial para conseguir bons resultados.

Para 2022, o segredo do espanhol é bem simples: evitar quedas, ficar longe do caos. Enquanto estiver em boa forma, Márquez é uma ameaça contundente para qualquer piloto da MotoGP, mas o retrospecto recente não é dos mais favoráveis.

O problema é que até apresentar essa capacidade de estar 100% fisicamente, o espanhol é uma grande incógnita. E a cada queda que tiver, os olhos do paddock e de todos os fãs do motociclismo vão se voltar para ele, para sua condição física e para o desempenho ao retornar para a moto. Em sua carreira, nada mais será como antes.

WEB STORY
Novos nomes, equipes, calendário: um resumão da MotoGP 2022

MARC MÁRQUEZ TENTA AFASTAR CAOS PARA RETOMAR REINADO DA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.