Quartararo revela ajuda de psicólogo na MotoGP: “Fico irritado rapidamente”

Fabio Quartararo admitiu que teve constantes irritações nos últimos meses e que, por conta disso, conta agora com a ajuda de um psicólogo na MotoGP

Fabio Quartararo conquistou o título da MotoGP em 2021 e brigou até a última etapa em 2022, quando ficou com o vice. Na última temporada, porém, o piloto da Yamaha sofreu com resultado ruins, poucos pódios e nenhuma vitória conquistado ao longo do ano — com a modesta 10ª posição na tabela final.

O momento ruim acabou gerando irritação no piloto francês, resultando em duras críticas à montadora japonesa e deixando a sensação de ruptura entre as duas partes cada vez mais próxima. Em entrevista ao podcast oficial da MotoGP, Quartararo comentou sobre tudo que passou nos últimos meses e como tem buscado ajuda de um psicólogo.

“Meu problema é que fico irritado rapidamente, especialmente com esporte. Isso [trabalhar com um profissional] me ajudou muito ao fazer comentários para os mecânicos e até mesmo ser mais calmo na vida. Nunca desrespeitei alguém, mas gritei de uma maneira em que bsicamente por meia hora ninguém me entendia”, afirmou.

“Você precisa chegar a um ponto de acordo porque se você falar que nada vai melhorar, então seu mecânico vai responder com ‘o que espera que eu faça?’. Isso é algo que aprendi com o psicólogo, esse ano sempre tentei me manter positivo nas situações difíceis”, completou.

Fabio Quartararo não venceu ao longo de 2023 (Foto: Yamaha)

Essa não foi a primeira vez que Quartararo abriu o jogo sobre suas emoções ao longo de 2023. Ao chegar para o GP da Comunidade Valenciana, que encerrou a temporada, o francês lamentou não estar em brigas pelos campeonato e admitiu a vontade de chorar quando lembrava da temporada 2022.

“Se olho como estava no ano passado, quer chorar”, disse Quartararo. “Nós últimos anos, tinha muito mais estresse do que agora, que não brigo por nada. Agora, um resultado ruim não muda a minha vida”, seguiu.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

RETROSPECTIVA 2023
📌 MotoGP estreia formato e vê Ducati ratificar reinado
📌 Ducati desfila força, bate recorde e atesta domínio na MotoGP
📌 Bagnaia e Martín brilham e iniciam rivalidade promissora na MotoGP
📌 KTM inova na aerodinâmica e vira incômodo para rivais
📌 Aleix Espargaró se salva em temporada mediana da Aprilia na MotoGP
📌 Moreira tem ano acidentado, mas brilha em 1ª vitória na Moto3
📌 Moto3 entrega ano quente com disputa feroz entre Masià e Sasaki
📌 Marc Márquez sofre com Honda e abisma MotoGP com troca histórica
📌 Honda atinge fundo do poço. E nem Marc Márquez evita desastre
📌 Yamaha evita lanterna em ano opaco e ganha esperança com concessões
📌 Acosta passeia na Moto2 e sobe para MotoGP cercado de expectativas
📌 Sprint assusta na estreia, mas conquista mesmo com resistência
📌 Festival de lesões e erros de comissários mancham ano da MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.