GUIA 2025: Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1

Jorge Martín conquistou o título mundial da MotoGP e rumou para a Aprilia na temporada 2025. Mas o objetivo quase impossível de seguir no topo esbarrou em lesões e no pouco entendimento da moto até aqui

A TEMPORADA SERÁ DE DESAFIO PARA JORGE MARTÍN, MAS NEM ELE ESPERAVA TANTO. O atual campeão mundial embarcou em uma nova jornada para 2025, assumindo o posto de líder do projeto na Aprilia, deixando no passado a vitoriosa parceria com a Pramac, equipe satélite da Ducati. O início do ano, porém, não foi nada gentil com o espanhol.

Bastaram alguns minutos de pré-temporada em Sepang, na Malásia, para que o pior acontecesse com Martín. Duas fortes quedas no início das atividades ocasionaram duas fraturas, sendo uma na mão e outra no pé. Para piorar a situação, nesta semana, sofreu nova lesão e acabou retirado da abertura do campeonato.

O início da jornada de Martín na Aprilia já prometia ser difícil. Não apenas por sair da moto dominante do grid atual e mudar para uma rival que está em um patamar abaixo, mas por toda adaptação a um novo equipamento. Depois da ausência nos testes e também no GP da Tailândia, isso tende a aumentar mais e mais.

Afinal, o próprio Martín já admitiu que o primeiro teste com a Aprilia, no fim do ano passado, foi acompanhado de uma forte ressaca pela comemoração do título mundial. Esta, porém, não é a única coisa que o espanhol precisa deixar no passado para não afetar o desempenho em 2025.

Jorge Martín conquistou o título da MotoGP em 2024 (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

É preciso lembrar como Martín foi parar na Aprilia. Depois de dois anos lutando pelo título, com um vice e uma conquista, o espanhol esperava certa valorização interna na Ducati, algo que nunca aconteceu. A montadora optou por apostar em Enea Bastianini em duas temporadas seguidas, em meio a lesões e decepções.

Para 2025, o caminho mais óbvio era apostar em Martín para formar dupla com Francesco Bagnaia no time principal. A Ducati, no entanto, viu Marc Márquez ressurgir das cinzas com uma defasada moto da Gresini e encantar os dirigentes. A chance de contar com o octacampeão mundial foi fator determinante para que Jorge terminasse mais uma vez de lado. A partir daí, sem clima, optou pela rival Aprilia.

A montadora de Noale, na Itália, tem bom equipamento, tanto que foi a única fabricante a desbancar o domínio da Ducati em uma corrida no ano passado. Falta ainda consistência e ajustes na parte de aquecimento da moto. Desafios que Martín vai ter enquanto luta uma missão quase impossível: manter o #1.

MotoGP volta às pistas neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram, abertura da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira o Guia da MotoGP do GRANDE PRÊMIO (Arte: Thiago Rocha)

GUIA 2025
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.