MotoGP altera punições para quem descumprir pressão mínima dos pneus em 2024

A MotoGP vai diminuir o rigor na punição aos pilotos que descumprirem a regra da pressão mínima dos pneus. Agora, não tem mais desclassificação, apenas tempo acrescentado no final da corrida em questão

A MotoGP terá uma mudança na pressão mínima exigida para os pneus, após a Michelin ouvir os plotos e tomar essa decisão. Para a temporada 2024, a classe rainha do Mundial de Motovelocidade também vai contar com novos tipos de punições para os competidores que não cumprirem a regra, descartando a desclassificação da prova, como era no ano passado.

Em 2023, a MotoGP adotou uma regra que exige uma pressão mínima dos pneus durante boa parte da corrida. A ideia era aplicar o regulamento desde o início do ano, mas a implantação dos sistemas de medição atrasou, o que acabou por adiar para o GP da Grã-Bretanha.

A medida causou muito polêmica, já que foi reprovada entre os pilotos. No primeiro momento, a infração técnica era punida de forma escalonada, ao invés da pena normalmente aplicada: desclassificação. Agora, porém, os pilotos poderão correr com uma pressão mais baixa.

Com a mudança, a pressão mínima do pneu dianteiro slick da classe rainha do Mundial de Motovelocidade cai de 1.88 bar para 1.80 bar. Em caso de chuva, o mínimo exigido segue sendo 2,0 bar. Para os traseiros, não há mudança: 2,0 bar para os lisos e 1,7 bar para o calçados de pista molhada.

MotoGP vai manter rigor com a pressão dos pneus em 2024 (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com o site Autosport, a punição foi considerada exagerada pela MotoGP e foi trocada por acréscimo de tempo a ser aplicado no final de cada etapa. A decisão foi tomada após diversas reclamações dos pilotos do grid pelo rigor aplicado no ano passado.

Agora, se a violação da regra acontecer na corrida sprint, os comissários vão adicionar oito segundos no tempo final do piloto punido, mas a penalização vai dobrar na corrida principal do final de semana. A MotoGP ainda não oficializou a mudança revelada pela publicação inglesa, mas a expecativa é que faça nos próximos dias, antes da abertura do campeonato.

MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.