Michelin assume “um pouco mais de risco” e reduz pressão mínima do pneu da MotoGP

Documentação pré-corrida confirma a mudança que havia sido antecipada por Piero Taramasso, chefe da Michelin. A calibragem mínima dos pneus dianteiros vai baixar de 1.88 bar para 1.80 bar

A Michelin reduziu a pressão mínima exigida para os pneus da MotoGP na temporada 2024. A informação tinha sido antecipada por Piero Taramasso, chefe da fábrica francesa, durante os testes de pré-temporada e foi oficializada na documentação prévia ao GP do Catar.

Ano passado, a MotoGP adotou uma regra que exige uma pressão mínima dos pneus durante boa parte da corrida. A ideia era aplicar o regulamento desde o início do ano, mas a implantação dos sistemas de medição atrasou, o que acabou por adiar para o GP da Grã-Bretanha.

A medida causou muito polêmica, já que foi reprovada entre os pilotos. No primeiro momento, a infração técnica era punida de forma escalonada, ao invés da pena normalmente aplicada: desclassificação. Agora, porém, os pilotos poderão correr com uma pressão mais baixa.

Com a mudança, a pressão mínima do pneu dianteiro slick da classe rainha do Mundial de Motovelocidade cai de 1.88 bar para 1.80 bar. Em caso de chuva, o mínimo exigido segue sendo 2,0 bar. Para os traseiros, não há mudança: 2,0 bar para os lisos e 1,7 bar para o calçados de pista molhada.

Michelin reduziu pressão mínima dos pneus em 2024 (Foto: Michelin)

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“Neste inverno, nós reanalisamos todos os dados do ano passado e refizemos todos os testes de severidade com simulações circuito a circuito”, contou Taramasso em entrevista ao site espanhol Motorsport durante a pré-temporada. “Depois desse processo, decidimos reduzir a pressão de 1.88 para 1.80 bar. Isso vai dar um pouco mais de margem aos técnicos e pilotos, que poderão ficar entre 1.8 e 2.1 bar, tendo uma boa margem para controlar a pressão dos pneus dianteiros”, seguiu.

Taramasso entende que, com a mudança, a Michelin corre mais riscos e, por isso, optou por aumentar o período de tempo que os pilotos precisam se manter dentro do limite da pressão mínima.

“Em troca, pedimos a eles que fiquem dentro desse limite em 60% da distância da corrida de domingo e não em 50% como no ano passado, pois estamos assumindo um pouco mais de risco”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, da MotoGP e das classes menores do Mundial de Motovelocidade na abertura da temporada 2024.

Confira o guia da MotoGP para a temporada 2024. Acesse aqui (Arte: Thiago Rocha)

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