Yamaha vê V4 em “estágio embrionário” e descarta uso em 2025: “Impossível considerar”
Massimo Meregalli garantiu que a Yamaha vai usar motores de quatro cilindros em linha durante toda a temporada 2025. Dirigente considerou que não é realista pensar em mudar o desenho do propulsor com a campanha da MotoGP em curso
Chefe da Yamaha, Massimo Meregalli garantiu que o motor V4 não será utilizado na MotoGP em 2025. O dirigente destacou que o projeto está em “estágio embrionário” e considerou que, mesmo com margem de manobra existente por causa do regulamento de concessões, é “impossível considerar” uma troca com o campeonato em curso.
A Yamaha surpreendeu ao longo do ano ao admitir que está desenvolvendo um motor V4. A fábrica japonesa usa há anos o quatro cilindros em linha e sempre descartou uma mudança.
Relacionadas
Em meio a uma crise de performance, a casa de Iwata está buscando soluções e, por isso, passou a trabalhar no V4. A fábrica japonesa garante, porém, que a ideia é fazer testes e verificar o que seria possível alcançar com a nova motorização.
Na semana passada, Álex Rins causou furor ao dizer que a Yamaha planejava testar o V4 ainda este ano, mas não conseguiu por um atraso no desenvolvimento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Rins foi advertido por isso”, brincou Meregalli em entrevista ao site italiano GPOne.
O dirigente explicou, porém, que a Yamaha ainda não tem como testar este novo motor, que está em fase inicial de desenvolvimento.
“A verdade é que o novo motor está rodando no dinamômetro. Está tudo realmente em um estágio embrionário”, frisou.
Maio negou, porém, que a Yamaha vá começar 2025 usando um motor de quatro cilindros em linha e, durante o ano, mudar para o V4. Ainda que possa fazer isso por causa das concessões.
“Com as concessões, sim. No entanto, é uma coisa impossível de considerar. Ainda não colocamos sequer quilometragem nele, nem mesmo em teste”, explicou. “Não é só o motor, é a moto toda. Não temos dados, por exemplo, sobre o equilíbrio de peso”, justificou.
Perguntado se seria possível, por exemplo, que uma equipe use o quatro em linha e outra o V4 para um trabalho comparativo, Maio explicou que é preciso parar de pensar no novo motor.
“No momento, temos de tirar o V4 da cabeça, pois não é realista pensar que podemos colocar um novo projeto na pista depois de 6 meses. É algo infundado”, defendeu. “A questão é que não dá para rodar dois projetos em paralelo. Em 2025, vamos desenvolver o V4 e a nova moto, mas vamos correr com o quatro em linha. Quando tiver oportunidade, faremos testes comparativos. E dá para fazer isso com duas motos de diferentes capacidades. O que aprendermos agora, traremos em 2027”, destacou.
Maio deixou claro, todavia, que existe uma possibilidade de mudança para 2026.
“Nunca disse que vamos correr os próximos dois anos com o quatro em linha, mas que não é realista pensar em usá-lo em 2025. Qualquer meta seria irrealista. Ainda temos de fazer todos os testes no motor, estamos muito no início do processo”, concluiu.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
⭐ RETROSPECTIVA MOTOGP 2024 ⭐
⏪ Ducati ofusca concorrência em ano quase perfeito
⏪ Martín e Bagnaia apimentam MotoGP em reedição de duelo
⏪ Aprilia aposta em reformulação, força de Martín e mira 2025
⏪ Marc Márquez renasce na Gresini e dá cartada para retomar reinado
⏪ Honda amarga limbo na MotoGP e vê esperança de dias melhores sumir
⏪ KTM passa em branco em ano apagado e sofre com crise financeira
⏪ Yamaha sofre de novo, mas investe para retomar glórias na MotoGP
⏪ Moto3 vive ano histórico e coroa domínio de recordista Alonso
⏪ Moreira vai de menos a mais e mostra a que veio na Moto2
⏪ Moto2 vive ano competitivo e premia regularidade de Ogura
⏪ MotoGP vive mercado agitado puxado por Marc Márquez e Martín
⏪ Liberty Media chega com promessa de pôr MotoGP em novo patamar

