Palou cita AlphaTauri e reitera desejo de entrar na F1 em 2024: “Quero uma vaga”

Mais uma vez, Àlex Palou ressaltou que ainda almeja uma vaga na Fórmula 1 e, em uma temporada na qual domina completamente a sempre equilibrada Indy, espra atrair os olhares da categoria — ao mesmo tempo em que admite os empecilhos em seu caminho

Líder isolado da temporada 2023 da Indy até aqui, com 74 pontos de vantagem para o vice Marcus Ericsson, Àlex Palou admitiu que ainda nutre o sonho de competir na Fórmula 1. Em um campeonato avassalador até o momento, em que venceu três das últimas quatro corridas, o espanhol criou uma vantagem difícil de ser vista em uma competição tão apertada e voltou a gerar comentários sobre a capacidade de desempenhar na principal categoria do esporte a motor.

Questionado sobre a atenção que estaria chamando da Fórmula 1 em uma temporada tão dominante, Palou disse que prefere focar no trabalho da Ganassi dentro do campeonato, mas admitiu que tenta sinalizar à categoria que merece uma oportunidade. Vale lembrar que o espanhol é piloto reserva da McLaren na F1.

“Sinceramente, acho que temos feito corridas muito boas e temos maximizado tudo”, disse Palou ao jornal espanhol El Confidencial. “Não quero pensar que estamos por cima, sinto que estamos indo muito bem e fazendo todo o possível para que as coisas possam acontecer”, destacou o piloto.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álex Palou domina a Indy em 2023 e acumulou mais uma vitória no GP de Road America (Foto: Indycar)

“Queria me provar a mim mesmo este ano, provar para a Indy e para a Fórmula 1 que estamos prontos. Fazemos tudo que está ao nosso alcance para dizer a eles [F1]: “vamos ver se algum de vocês nos dá uma oportunidade”. Vamos continuar a fazer isso, não é tão fácil”, afirmou Palou.

Em oito etapas disputadas pela Indy em 2023, Palou venceu os GPs de Indianápolis, Detroit e Road America. Além do espanhol, apenas Josef Newgarden triunfou duas vezes este ano, no Texas e na Indy 500. Ericsson, Kyle Kirkwood e Scott McLaughlin venceram uma vez cada.

Desta forma, o domínio de Palou ficou evidente na tabela de classificação, que já mostra o espanhol com 324 pontos — contra 250 de Ericsson e 243 de Newgarden. A situação, realmente, é muito boa para o piloto da Ganassi.

Apesar de tudo isso, Palou acredita que, para chegar à Fórmula 1, um piloto não precisa apenas de resultados — mas também de “uma série de outras coisas por trás”. Assim, o espanhol espera manter o desempenho da temporada atual enquanto busca por uma oportunidade.

Palou admitiu a dificuldade de buscar uma vaga na F1, mas não joga a toalha (Foto: Indy)

“Acho que fizemos alguns testes muito, muito bons na Fórmula 1 e estamos indo bem na Indy, mas você não precisa apenas disso”, reconheceu. “Na Fórmula 1, há uma série de outras coisas por trás para chegar lá, mas vamos continuar a fazer tudo que está em nosso poder, para que não se possa dizer que estamos devendo. Espero que possamos continuar essa temporada desta forma até o fim”, completou.

Com um teste recente feito pela McLaren na Hungria, Palou admitiu que, com o acúmulo de horas dentro do carro, as reações lhe pareceram mais naturais. Segundo ele, foi uma experiência muito melhor do que no GP dos Estados Unidos do ano passado, quando participou do TL1 pela equipe britânica e terminou em 17º.

“Foi ótimo em Budapeste [em teste da McLaren]. Pilotei no seco, no molhado, tive muito mais conforto do que em Austin, quando fiz o treino livre”, destacou. “Principalmente porque tudo parecia mais natural para mim. Está tudo indo muito bem com a oportunidade que eles [McLaren] estão me dando, que não foi apenas na última temporada, mas também nessa”, ressaltou.

Por fim, Palou admitiu não enxergar uma possibilidade de vaga na McLaren para o ano que vem, já que Lando Norris é ‘o cara’ da equipe e Oscar Piastri, novato tido como extremamente promissor, ainda está em sua primeira temporada após uma briga que foi parar na Justiça contra a Alpine.

Líder isolado da Indy, Palou tem 74 pontos de folga para Ericsson (Foto: Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, Àlex lembrou da tentativa da AlphaTauri de contratar Colton Herta no ano passado, o que poderia gerar uma possibilidade em 2024. Por outro lado, o espanhol destacou que a Red Bull, desta vez, possui um piloto com destaque real em uma categoria de monopostos: Liam Lawson, vice-líder da Super Fórmula Japonesa.

“É verdade que tanto Lando [Norris] quanto Oscar [Piastri] vão continuar no ano que vem, creio eu”, avaliou Palou. “Sobre oportunidades na Fórmula 1, honestamente, não sei. No ano passado foi dito que, se não fosse pela superlicença, Herta estaria 100% com a AlphaTauri, então não sei o que vai acontecer com eles no ano que vem”, analisou.

“Eu gostaria de ter uma vaga, mas, se não acontecer, não posso reclamar de como as coisas estão aqui, do quão feliz estou”, salientou. “No momento, não há muito movimento. Podemos ter mais tarde, ou pode ser que tudo fique como está. A Red Bull tem algo que não tinha no ano passado: um piloto muito bom na Super Fórmula, e que está indo muito bem. Mas você nunca sabe”, finalizou.

A nona etapa da Indy 2023 está programada para o próximo domingo (2), com a disputa do GP de Mid-Ohio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.