Confira declarações dos pilotos após a sexta-feira do GP de São Paulo, 19ª etapa da F1

Lewis Hamilton garantiu a primeira posição na corrida sprint do GP de São Paulo, seguido por Max Verstappen e Valtteri Bottas. Confira tudo que os pilotos falaram após o primeiro dia de disputas em Interlagos

F1 EM SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO EM INTERLAGOS | Briefing

Lewis Hamilton voou na classificação para a corrida sprint do GP de São Paulo de F1, nesta sexta-feira (12) e garantiu a largada na primeira posição na disputa que define a ordem da corrida de domingo – garantiu, ao menos, até os comissários definirem se ele será ou não desclassificado, o que ficou para a manhã do sábado. O inglês ficou logo à frente de seu concorrente direto e líder do Mundial de Pilotos, Max Verstappen. Valtteri Bottas, companheiro do britânico, fecha as três primeiras posições do grid da corrida sprint. Em seguida, Sergio Pérez colocou o segundo carro da Red Bull em quarto e garantiu as quatro primeiras posições para as duas melhores equipes da Fórmula 1.

A classificação também teve mais um ótimo desempenho de Pierre Gasly ao assegurar a quinta colocação com a AlphaTauri. A seguir, uma briga direta pela terceira colocação do Mundial de Construtores: as duas Ferrari, com Carlos Sainz em sexto e Charles Leclerc em sétimo, e as duas McLaren, com Lando Norris, oitavo, seguido por Daniel Ricciardo, o nono. O veterano Fernando Alonso ficou com a última posição do Q3 e fecha o top-10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lewis Hamilton vai largar em primeiro no sábado (Foto: Mercedes)

Confira as declarações dos pilotos após a classificação para a corrida sprint do GP de São Paulo de F1:

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton vibra com pole da sprint em Interlagos: “Faz tanto tempo que parece a primeira”

Max Verstappen, segundo: Verstappen fala em “ser realista” com segundo lugar, mas confia: “O que importa é
domingo”

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas admite insatisfação com terceiro lugar para corrida sprint em Interlagos

Sergio Pérez, quarto: Pérez lamenta início da Red Bull e vê vantagem da Mercedes com Hamilton “intocável”

Pierre Gasly, quinto: Gasly celebra quinto lugar em sprint de Interlagos após dificuldades: “Não estava fazendo funcionar”

Carlos Sainz, sexto, e Charles Leclerc, sétimo: Sainz valoriza acerto da Ferrari em Interlagos. Leclerc revela problema no Q3

Lando Norris, oitavo, e Daniel Ricciardo, nono: Norris e Ricciardo admitem “certa distância” entre McLaren e Ferrari no Brasil

Lando Norris assegurou a oitava posição na corrida sprint do GP de São Paulo de F1 (Foto: McLaren)
Paddockast #129: Tudo que você precisa saber sobre o GP de São Paulo

Fernando Alonso, décimo: Alonso vê Alpine “no limite” em Interlagos e quer diversão em sprint: “Serei agressivo”

Esteban Ocon, 11º: “Estive muito perto de vários carros hoje. A moeda caiu do lado errado nesta ocasião, mas às vezes é assim mesmo. Ao longo dos treinos, as posições eram definidas por apenas um décimo ou mais, e essa era diferença entre chegar ao Q3 ou falhar. É um pouco frustrante, pois o objetivo é estar sempre no top-10, mas podemos ficar satisfeitos por estar de volta onde deveríamos estar depois de uma série de corridas difíceis. O desempenho foi bom, estamos próximos à zona dos pontos e temos uma boa oportunidade na corrida sprint de amanhã para recuperar algumas posições e nos colocar na disputa para domingo”

Sebastian Vettel, 12º: “Infelizmente, não tivemos muito ritmo para desafiar os dez primeiros hoje mas, no geral, acho que fizemos uma qualificação decente. Forcei muito desde o início e, para a corrida de sprint de amanhã, P12 é uma posição razoável para começar. Espero que em condições de corrida sejamos mais competitivos, por isso, estou bastante otimista.”

Yuki Tsunoda, 13º: “Aqui (Interlagos) é mais uma nova pista para mim, por isso, o treino que fizemos nesta manhã foi muito importante, consegui ganhar velocidade muito rapidamente, o que foi bom. O carro parece acertado nesta pista, então, foi uma pena não ter conseguido passar para o Q3 hoje. Acho que a corrida sprint amanhã vai ser um pouco complicada largando nesta posição, mas vou tentar abrir caminho para começar a corrida de domingo em um lugar melhor.”

Kimi Räikkönen, 14º: “Acho que foi muito inconsistente, mas na minha visão, poderia ter ganho, talvez, uma posição, mas não fomos rápidos o suficiente.”

Antonio Giovinazzi, 15º: “Foi uma boa volta no Q1, mas no Q2 travei na curva 1 com meus novos jogos de pneus e, então, a volta acabou. Usamos três conjuntos no Q1 e não sobrou nada para o Q2, infelizmente é assim. Tentamos de tudo e sabíamos que só havia um jogo de pneus. Amanhã, ainda temos a corrida sprint e, por isso, vamos tentar ganhar algumas posições.”

Lance Stroll, 16º: “Estou desapontado com o meu resultado hoje, fiquei lutando com o equilíbrio do carro e isso se refletiu no resultado final. No entanto, como estamos em fim de semana de corrida sprint, temos a chance de lutar amanhã e, se conseguirmos recuperar terreno, podemos começar em uma melhor posição na corrida de domingo.”

Nicholas Latifi, 17º: “Foi complicado desde o início do TL1 de hoje, porque simplesmente não conseguíamos ter a sensação do carro. Na qualificação, sempre parecemos dar um passo, mas hoje não foi o suficiente. Adoraria avançar ao Q2, mas o que fica de bom sobre esse formato é que temos outra chance de recuperar algumas vagas na corrida sprint de amanhã. A última vez que tivemos essa corrida foi na Itália e conseguimos seguir em frente, por isso, acredito que haja algumas oportunidades para nós neste sábado.”

Nicholas Latifi se classificou à frente de George Russell pela primeira vez em sua carreira na F1 (Foto: Williams)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

George Russell, 18º: “Infelizmente, nada funcionou bem para nós hoje. Não consegui fazer os pneus funcionarem na pista, não foi particularmente favorável para nós. Minha volta foi boa, mas nada de especial. É apenas a segunda vez em 19 corridas que não avançamos ao Q2, então precisamos entender onde e no quê melhorar. O TL2 será uma indicação melhor do nosso ritmo de corrida, mas acho que a corrida sprint ainda será difícil para nós amanhã.”

Mick Schumacher, 19º: “O acerto do carro era incrível e é por isso que estou um pouco arrasado por não termos passado para o Q2. Estamos tão unidos, mas talvez o carro tenha apenas um pequeno déficit e não pude compensar a diferença desta vez. É viver e aprender, mas não tenho nada para ficar frustrado, conseguimos tirar algo do carro, o que foi ótimo. Tenho esperança que, para a corrida, podemos estar um pouco mais perto.”

Nikita Mazepin, 20º: “Os pneus eram ótimos quando chega na curva 12. Tentei demais (chegar ao Q2) e estava muito ansioso para avançar, talvez a aderência traseira não fosse boa o suficiente. Eu até peguei, mas o ruim é que perdi tempo.”

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo de F1 ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília), enquanto a corrida sprint começa às 16h30.

Max Verstappen confere asa traseira da Mercedes após classificação em Interlagos (Vídeo: Frederico Monteiro/Twitter)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.