Confira declarações dos pilotos após GP da Emília-Romanha 2021 de Fórmula 1

Chuva, pista molhada, depois seca, nada de água... O clima variado em Ímola causou um GP da Emília-Romanha emocionante, e os pilotos comentaram como analisaram a prova

O GP da Emília-Romanha foi bastante movimentado neste domingo (18): chuva, pista molhada, bandeira vermelha, acidentes, clima instável, pista mais seca, mais batida… Até Max Verstappen escapar de todos os problemas e vencer pela primeira vez em 2021.

Cada piloto passou por algumas situações diferentes dentre estas todas que a prova em Ímola proporcionou e, ao final, estes deram suas declarações analisando seus resultados. O GRANDE PRÊMIO traz todas aqui.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN;
Lewis Hamilton e Max Verstappen são os dois grandes protagonistas da temporada 2021 (Foto: Mercedes)

Confira as declarações:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra vitória desafiadora, mas evita empolgação: “Vamos manter a calma”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton se diz grato por recuperação e 2° lugar, mas assume “erro por pressa” em Ímola

Lando Norris, terceiro: Norris exalta pódio e disputa com Hamilton em Ímola: “Espero mais disso no futuro”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc lamenta falta de velocidade nas retas e pódio perdido em Ímola: “Pagamos o preço”

Carlos Sainz, quinto: Sainz lamenta “não ter mais potência para lutar” com McLaren após 5º lugar

Daniel Ricciardo (Foto: AFP)

Daniel Ricciardo, sexto: “Uma daquelas corridas em que você tem chuva indo para o grid, mas não sabe se vai ser assim todo o tempo. Consegui ir para quinto na largada. Aí a pista começou a secar e não consegui manter um bom ritmo. Na relargada, colocamos pneus macios para tirar o máximo da largada parada. Tentei levá-los até o fim, mas não consegui gerenciar bem. Acho que tanto os traseiros como os dianteiros desgastaram muito. Então, não foi uma grande corrida, mas acho que ficar em sexto é bom para o Mundial de Construtores, ainda mais com Lando em terceiro. Parabéns a ele, grande corrida e ótimo ver que nosso carro tem boa velocidade. A minha não foi nada especial, mas vou continuar a trabalhar e melhorar.”

Pierre Gasly, sétimo: “Uma montanha-russa, o dia todo. Começamos em quinto, caímos com a escolha de pneus de chuva. Fiquei desapontado, mas continuei a lutar e, depois da bandeira vermelha, consegui voltar à frente e chegamos em sétimo. Bem feliz com tal posição, recuperamos pontos importantes. Mostramos o potencial de nosso carro no sábado e, da próxima vez, vamos acertar tudo em todo o final de semana.”

Lance Stroll, oitavo: “Foi uma corrida muito divertida. Marcamos pontos importantes e realmente curti hoje. O clima tornou as coisas interessantes e tiramos o máximo dele. Todo o crédito para a equipe por reparar meu carro no grid, graças ao problema de freio. Também contornamos um problema de câmbio, o que no tirou certo tempo, mas conseguimos fazer funcionar. Muita coisa aconteceu, estou feliz com meus pontos. O carro estava equilibrado, mas temos trabalho a fazer para alcançar quem está à frente. Nosso foco já está em Portugal.”

Esteban Ocon, nono: “Foi uma corrida desafiadora em condições difíceis. Houve muitas oportunidades, conseguimos pontos, um resultado decente e um prêmio para o trabalho duro da equipe. Potencialmente, dava para ir além. Foi uma corrida longa, física, do começo ao final. Tive boas brigas, especialmente com Fernando [Alonso]. Vamos aguardar a próxima.”

Fernando Alonso, 10°: Alonso herda 10° lugar em Ímola e faz primeiro ponto em retorno: “Muito aprendizado”

Fernando Alonso (Foto: Alpine)

Sergio Pérez, 11°: Pérez diz que rodada em Ímola “custou muito caro” e reflete: “Era para estar no pódio”

Yuki Tsunoda, 12°: “Foi uma fantástica corrida para quem assistiu, mas estou desapontado comigo mesmo e quero pedir desculpas à equipe. Uma pena que rodei depois da relargada, acho que até ali a corrida estava indo muito bem e o ritmo era bom. Foi minha primeira vez em um F1 na chuva e aprendi que preciso ser cuidadoso, principalmente com a aceleração. Começar com os pneus intermediários tornou tudo ainda mais difícil, mas foi uma oportunidade de entender como os compostos funcionam em diferentes condições. Acho que pontos eram possíveis, mas é uma curva de aprendizado e levarei essa experiência comigo.”

Kimi Räikkönen, 13°: “Foi uma boa recuperação depois de ontem. Conseguir pontos largando em 16° seria uma ótima história. As condições estavam complicadas, com a pista escorregadia e sem nunca secar por completo. Estava muito fácil errar. Tivemos uma boa largada, mas não dava para ver nada com o spray dos carros. Fomos ok com os intermediários. Colocamos slicks e sofremos um pouco depois da bandeira vermelha, mas conseguimos usar o traçado a nosso favor para terminar em nono. É uma pena que, com essa punição, não levamos nada para casa. Pelo menos conseguimos mostrar nossa performance de uma forma positiva. São duas corridas seguidas lutando por pontos, e eu espero continuar assim.”

Antonio Giovinazzi, 14°: “Nossa corrida estava fantástica até o nosso problema. Foi questão de finalmente mostrar nosso potencial. As condições no começo da corrida eram muito difíceis, condições que me lembravam de Hockenheim em 2019, com péssima visibilidade. Kimi e eu estávamos na zona de pontos e ter os dois carros no top-10 era certamente possível, mas é uma pena que um problema nos freios do meu carro forçou o pit-stop. Eu foco no lado positivo: temos um carro bom, capaz de lutar por top-10 na maioria das corridas. Espero ter mais sorte no futuro.”

Sebastian Vettel, + 2 voltas: Vettel reclama de demora em punição em Ímola: “FIA precisa ser mais atenta”

Mick Schumacher, + 2 voltas: “Foi minha primeira vez em um carro de F1 com a pista molhada. Honestamente, não sei bem o que aconteceu quando eu rodei, foi bem rápido. Não sei se fui muito agressivo, sei lá. É algo a analisar, mas estou desapontado comigo mesmo. Tínhamos uma boa posição até ali. No geral, acho que foi uma corrida positiva. Com bom ritmo. Vimos a bandeira quadriculada e esse era o objetivo.”

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Nikita Mazepin, +2 voltas: “Muita coisa aconteceu na corrida, desde o começo com pneus para chuva, mas sendo trocados logo, até a bandeira vermelha. Não fomos rápidos o suficiente hoje para lutar com os outros. Foi um dia de aprendizado e chegar ao final foi bom. Não acho que Latifi me viu quando cruzou a pista, dei todo o espaço a ele, mas não acho que ele sabia que eu estava ali. Acho que foi azar. Não acho que tenha sido fácil para ninguém hoje, mas acho que para os fãs foi uma corrida divertida.”

Valtteri Bottas, NC: Bottas diz que Russell “perdeu controle” e causou acidente em Ímola: “Erro claro dele”

George Russell, NC: Russell explica acidente em Ímola e volta a criticar Bottas: “Perguntei se queria nos matar”

Nicholas Latifi, NC: “Ao final não foi o resultado que queria, então é frustrante. Cometi um erro em condições difíceis, mesmo as voltas de instalação foram difíceis, com o spray de chuva, o pior que já vi. Rodei pela primeira vez por causa da traseira, voltei. Tentei ficar do lado esquerdo, mas o traçado te leva para a direita, então não deu bom para mim. Não vi Mazepin quando voltei para a pista, fizemos contato e fui para o muro. Um final de azar para o final de semana. Mas foi erro meu, peço desculpas à equipe.”

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube