Confira declarações dos pilotos após treinos do GP da Cidade do México de F1 2023

O primeiro dia do GP da Cidade do México de Fórmula 1 mostrou grid emparelhado e Max Verstappen na frente dos demais

Começou o fim de semana do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Nesta sexta-feira (27), no Hermanos Rodríguez, Max Verstappen liderou o primeiro e o segundo treinos livres, mas não foi com ampla vantagem. Na realidade, no TL2, os 16 primeiros colocados terminaram no mesmo segundo.

Verstappen terminou com 0s119 de vantagem para Lando Norris, na segunda colocação. Charles Leclerc pôs a Ferrari em terceiro, com um surpreendente Valtteri Bottas no quarto posto. Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Oscar Piastri e George Russell fecharam o top-10.

Além dos 20 titulares no TL2, cinco reservas novatos receberam a chance de acelerar os carros durante o TL1. Frederik Vesti esteve na Mercedes, Jack Doohan caminhou na Alpine, Oliver Bearman guiou a Haas, Isack Hadjar comandou a AlphaTauri e Théo Pourchaire teve um dia cheio de problemas com a Alfa Romeo.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 18h. Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Sergio Pérez ficou em quinto no TL2 em frente ao público de casa (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira as declarações dos pilotos na sexta-feira do GP da Cidade do México:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen vê Red Bull “melhor que esperava” em sexta-feira “positiva” no México

Lando Norris, segundo: Norris diz que McLaren “geralmente começa bem” e aprova rendimento no México

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc comemora que Ferrari “testou tudo que gostaria” em sexta-feira da F1 no México

Valtteri Bottas, quarto: Bottas admite ter “esperanças” com grid próximo no México, mas diz: “Foi só um treino”

Sergio Pérez, quinto: Pérez vê dificuldades com pneus macios no México e admite: “Não foi um dia simples”

Daniel Ricciardo, sexto: Ricciardo celebra dia “muito bom” no México e vê AlphaTauri com “carro para top-10”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton vê Mercedes “toda diferente dos EUA” no dia no México: “Temos de entender”

Valtteri Bottas (Foto: Alfa Romeo)
Valtteri Bottas foi uma grande surpresa do dia (Foto: Alfa Romeo)

Esteban Ocon, oitavo: “Boa sexta-feira para a nossa equipe no Hermanos Rodríguez. Concluímos sem problemas um programa repleto e avançamos bem entre os dois treinos. Claro que estamos trabalhando firme, conversando enquanto equipe e buscando em encontrar a melhor abordagem para a classificação. Vamos trabalhar duro hoje à noite para ficar na melhor posição possível para alcançar o Q3 e partir para a corrida do domingo numa posição favorável. Sinto-me bem no carro, então vamos ver.”

Oscar Piastri, nono: “Foi um bom primeiro dia aqui na Cidade do México. A pista tem pouquíssima aderência, algo que leva um tempo para que a gente se acostume, mas parece que está tudo bem. Sinto que fui melhorando ao longo do dia e tive um TL2 bem razoável. Ainda temos algumas coisas para amarrar e encontrar amanhã, mas está tudo razoavelmente bom.”

George Russell, décimo: Russell pede “mais ritmo” para Mercedes “ficar na frente no Q3” do México

Carlos Sainz, 11º: Sainz fala que pneus mascararam sexta-feira “agitada” no México: “Protótipos confundem”

Yuki Tsunoda, 12º: “Estou feliz, porque completamos a maior parte do que planejamos hoje. Mudamos alguns elementos do carro, então vamos largar no fim do grid no domingo. Foi por isso que só fizemos simulação de corrida hoje. O carro se comportou de maneira levemente incomum no equilíbrio, e eu tive dificuldades com algumas coisas que não esperava. Nosso foco agora tem de ser entender isso. Podemos melhorar em algumas áreas, mas, como grupo, pegamos muitas informações. Agora temos de acertar tudo coletivamente.”

Guanyu Zhou, 13º: “Começo sólido. O carro estava bom e tentamos várias coisas para extrair o potencial que perdemos em Austin. Tudo pareceu caminhar bem. Não creio que estejamos longe do top-10, mas o fundamental para classificação e corrida é cravar tudo quando realmente importar. Nosso ritmo e tempo de volta melhorou bem enquanto equipe. Quando a pista voltou às condições regulares no TL2 [após a breve chuva], pareceu que continuamos o bom ritmo que tivemos aqui no ano passado. Se der para seguir assim, seremos competitivos. Acredito que coletamos informações o bastante para trabalhar bem hoje à noite e avançar para brigar no Q3 amanhã.”

Alexander Albon, 14º: Albon minimiza ritmo no TL2 e mira “lutar pelo Q3” na classificação no México

Nico Hülkenberg, 15º: “Foi um dia desafiador. No México, com o ar rarefeito, sempre temos os mesmos desafios — alguns efeitos colaterais são representativos. Não me senti bem hoje e a tabela de tempos também não ficou boa para o nosso lado, então temos trabalho a fazer para encontrar desempenho. Tivemos dois treinos sólidos de trabalho, progresso, exploramos coisas, então tudo isso foi positivo.”

Alexander Albon ficou no segundo lugar do TL1 no México (Foto: Williams)

Pierre Gasly, 16º: “É ótimo voltar ao México, onde sempre existe ótima atmosfera. Fiquei na garagem durante o TL1, enquanto Jack Doohan andava no carro como parte da regra de atividades para novatos, então foi interessante assistir ao vivo com os engenheiros. Mas também significou que eu tive de correr atrás do prejuízo no TL2. Foi importante ter um treino produtivo, o que tivemos. Precisamos avaliar algumas coisas para colocar o carro numa janela melhor e ainda podemos melhorar algumas coisas para amanhã, ates do TL3 e classificação.”

Logan Sargeant, 17º: “Temos ritmo, mas precisamos extraí-lo da maneira correta. É complicado colocar tudo ao mesmo tempo na janela correta aqui, tanto pelos pneus quanto pelos carros. Não é fácil equilibrar o carro na altitude da Cidade do México. Não foi o mais suave dos dias, mas avançamos bem entre TL1 e TL2. Do meu ponto de vista, definitivamente temos mais por vir. Preciso guiar um pouco melhor amanhã, mas tudo está indo na direção certa.”

Lance Stroll, 18º: “Foi bom voltar à pista da Cidade do México, é um circuito divertido. O asfalto está bastante escorregadio com a baixa aderência, mas acho que demos um bom passo ajustando o carro. Demos algumas voltas decentes no TL1 e completamos nosso programa desejado, incluindo sequências de voltas com pouco e muito combustível. Infelizmente, o TL2 foi interrompido por um problema em que tivemos de tirar o pneu dianteiro esquerdo do carro e perdemos tempo. Como sempre, passaremos pelas informações para tentar ajustar o carro antes do TL3 e da classificação de amanhã.”

Kevin Magnussen, 19º: “O ritmo não estava muito bom. Não consegui fazer simulações de corrida com pneus médios, somente com os macios, que se desgastaram muito rapidamente e esfarelaram. Não foi fácil. Estamos checando se dá para usar os macios na corrida, mas parece que não. É difícil, mesmo depois da sexta-feira, prever qual nosso lugar na ordem de forças, mas eu não aprendi muito tendo só um treino [Magnussen cedeu o carro para Bearman no TL1]. Espero conseguir testar os outros tipos de pneu amanhã.”

Fernando Alonso, 20º: Alonso minimiza último lugar no TL2 do México: “Trabalhamos ritmo de corrida”

Pierre Gasly gostou da participação que teve no TL2 (Foto: AFP)

Reservas que andaram no TL1

Oliver Bearman, 15º: “Estou muito feliz porque, em primeiro lugar, fiz uma sessão limpa. Mas, em segundo lugar, forcei o ritmo rapidamente, senti que tinha boa confiança no carro. E, sim, estou mais ou menos satisfeito. Quero dizer, fiz algumas coisas pela primeira vez: foi minha primeira vez com pneus macios e minha primeira vez no stint longo. Então, eu faria melhor na segunda vez. Mas, por ser a primeira vez, eu estava muito feliz.”

Isack Hadjar, 17º: “É claro que a primeira volta – apenas o desempenho na reta – foi uma loucura. A aceleração e a freada foram demais. Tive de ganhar confiança primeiro e depois tentar trabalhar no meu estilo de direção e em mim mesmo para melhorar. Minha consistência foi boa. Para ser honesto, acho que é muito fácil ser consistente quando você está muito longe do limite. Em alta velocidade eu não estava. Comparado a Daniel foi muito diferente, mas acho que isso é normal.”

Jack Doohan, 18º: “Muito feliz e contente por estar de volta ao carro. Sinto-me super confortável dentro da equipe, então isso ajuda muito. A sessão correu bem, consegui passar tudo sem problemas e cumprir todos os requisitos, por isso, da nossa parte, foi tudo bem. Pelo menos me senti muito mais preparado este ano. No ano passado eu estava preparado, entrei no TL1, consegui alta quilometragem, e então consegui marcar um tempo de volta rápido no final. Esse ano, devido ao meu maior conhecimento dos carros da Fórmula 1, fizemos voltas mais limitadas e testes para o próximo ano, então tive as voltas limitadas em termos de força, mas fiquei feliz que a equipe confiou em mim para isso.”

Frederik Vesti, 19º: “Estou muito grato, para ser honesto, por ter essa chance. É claro que corri na Fórmula 2 e estive muito focado este ano em conseguir os melhores resultados possíveis. Acho que o cronograma funcionou muito bem. Adoraria guiar um carro de Fórmula 1 todas as semanas, mas isso não é possível. E acho que o calendário funciona muito bem porque nos permite focar na Fórmula 2. E agora temos uma lacuna, mas essa lacuna será preenchida com coisas da Fórmula 1.”

Théo Pourchaire, 20º: “Defeitos técnicos podem acontecer. Mas é claro que estou frustrado, porque guiar na Fórmula 1 é algo especial, e o teste em Abu Dhabi 2022 foi há muito tempo. Eu me preparei bem, mas infelizmente houve um pequeno problema que foi impossível de resolver durante a sessão. E agora quero ganhar o título da Fórmula 2. Estou muito motivado.”

🔴AO VIVO! F1 2023 na Cidade do México: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.