Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP de São Paulo de F1 2022

A corrida sprint em São Paulo teve de tudo: Magnussen líder por duas voltas, duelo espetacular entre Russell e Verstappen, incidente entre companheiros de Alpine. Veja o que disseram os vinte pilotos neste sábado (12) em Interlagos

Interlagos entregou outra grande corrida sprint de Fórmula 1. Neste sábado (12), uma atuação brilhante de George Russell deu a vitória ao britânico da Mercedes, que não contará para a estatística, porém, o que fica para o piloto é que ele está entre os favoritos para vencer neste domingo.

Em segundo lugar, um bom desempenho de Carlos Sainz, da Ferrari. Porém, o “Smooth Operator” carrega uma punição de cinco posições no grid por trocar os componentes da unidade de potência do F1-75 e parte na sétima posição.

Completando os três primeiros do dia, Lewis Hamilton também ganhou terreno durante as 24 voltas e, com a ultrapassagem sobre o rival Max Verstappen, fechou o pódio da corrida sprint. Graças à penalização de Sainz, o heptacampeão mundial forma a primeira fila da Mercedes neste domingo (13).

George Russell e Lewis Hamilton saem na frente em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Confira o que disseram os vinte pilotos após a corrida sprint em Interlagos:

George Russell, vencedor: Russell admite surpresa com ritmo e fala em “dividir estratégia” por vitória no Brasil

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton pede a Mercedes para limitar desgaste de pneus após 3º na sprint

Max Verstappen, terceiro: Verstappen rasga elogios a ritmo da Mercedes após sprint em Interlagos: “Preocupante”

Sergio Pérez, quarto: Pérez diz que ordem de equipe com Verstappen em Interlagos “não faria diferença”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc diz que “se poupou” na corrida sprint e espera boa largada em Interlagos

Verstapppen teve boa atuação e larga em terceiro neste domingo em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Lando Norris, sexto: Norris celebra pontos, mas diz que carro da McLaren “estava horrível” em sprint de SP

Carlos Sainz, sétimo: Sainz explica toque com Verstappen em Interlagos: “Ou você é agressivo, ou não passa”

Kevin Magnussen, oitavo: Magnussen celebra ponto em sprint do Brasil e admite: “Não havia como segurar liderança”

Sebastian Vettel, nono: Vettel vê ritmo melhor da Aston Martin e isenta Stroll por fechada em Interlagos

Pierre Gasly, décimo: “Estou satifeito com o resultado de hoje, eu comecei em 12º e terminei em décimo. Hoje, nosso objetivo principal era recuperar algumas posições para a corrida de amanhã. O começo foi bom, foi difícil chegar ao final com os pneus macios, mas terminamos em uma boa posição. Demos um show, com algumas boas batalhas, e não acho que poderíamos ter feito muito melhor. Estamos no top-10, sabemos que podemos lutar, então iremos tentar conquistar alguns pontos.”

Sainz mostrou-se competitivo na sprint em Interlagos, mas perde cinco posições no grid e larga em 7º (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Daniel Ricciardo, 11º: Ricciardo vê performance “equilibrada” na sprint e diz que chuva “pode ser incrível” em SP

Mick Schumacher, 12º: “Tivemos uma boa primeira volta, o que definitivamente nos ajudou a entrar em posição, e nosso ritmo não parecia ruim também. Então, pudemos lutar um pouco. Tivemos um pequeno problema com o motor, então é algo que precisamos olhar, mas vamos descobrir o quanto perdemos com isso. Começamos bem atrás antes e conseguimos chegar aos pontos, então se tudo correr bem, tenho certeza de que temos muito potencial.”

Guanyu Zhou, 13º: “Nosso ritmo era realmente muito bom hoje, e podemos ficar satisfeitos por termos ganho algumas posições de volta e um melhor lugar no grid de amanhã. Eu achei que fosse ser uma tarde difícil, já que não consegui uma boa primeira volta — perdi algumas posições depois de ser espremido e também espalhei na curva 5. Tive medo de que fosse permanecer ali pela maior parte da corrida, mas éramos rápidos e pudemos ultrapassar alguns carros em nosso caminho para o 13º lugar. O carro parecia bom, então se trabalharmos na performance da primeira volta e conseguirmos manter nossa posição no início, teremos uma boa chance de lutar pelo top-10 amanhã.”

Valtteri Bottas, 14º: “Eu dei tudo que tinha na sprint, e vamos começar amanhã em um lugar bem melhor do que começamos hoje. Eu perdi algumas posições no início, mas consegui um bom rendimento depois disso e nosso ritmo pareceu bom. Pudemos ganhar posições e continuar fazendo progresso até o fim da corrida. Quanto mais longo o stint, melhor ficava nosso ritmo, e isso me dá confiança para amanhã: o objetivo é entrar no top-10, e acho que é algo realista. Tivemos um ritmo melhor do que carros que ficaram ao nosso redor hoje, então vamos trazer alguns pontos amanhã.”

Yuki Tsunoda, 15º: “Consegui ganhar algumas posições na largada, mas infelizmente não tinha o ritmo certo e sofri muito. Em geral, tem sido um fim de semana bem difícil até aqui, porque eu deixei a desejar em aderência e nós não conseguimos mudar nada antes da corrida sprint. Isso certamente deixou as coisas ainda mais complicadas. Não acho que teremos uma corrida fácil amanhã, mas vou fazer todo o possível para me recuperar.”

Daniel Ricciardo mais uma vez esteve longe do ideal e sai em 11º neste domingo em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Lance Stroll, 16º: “Eu fiz uma boa largada e ganhei algumas posições na primeira volta. Tudo estava parecendo positivo, mas então eu comecei a perder um pouco de ritmo conforme a corrida se desenrolava — e isso significou a perda de alguns lugares no meio do pelotão. Precisamos falar sobre o que aconteceu. Temos outra chance amanhã, e tudo pode acontecer neste lugar.”

Esteban Ocon, 17º: Ocon sofre e diz que “gostaria de ter estado” em incêndio do carro em São Paulo

Fernando Alonso, 18º: Alonso aprova carro da Alpine e pede “estratégia criativa” para pontuar em SP

Nicholas Latifi, 19º: “(A corrida) foi muito solitária e difícil. Encontramos um grande problema com algo quebrado no carro – problema este que temos desde o TL1. Nós consertamos isso, mas arrumamos depois de duas ou três voltas. Passei por cima de alguns detritos também, sei que tivemos dano por isso também. Foi surpreendente, estava com grandes esperanças, mas encontramos o mesmo problema depois de algumas voltas.”

Alexander Albon, 20º: “Não sei (motivo do abandono), para ser sincero. Talvez passei por cima de algum detrito. Honestamente falando, até mesmo antes (do abandono) estávamos com dificuldades. Precisamos analisar o carro, algumas coisas estranhas estavam acontecendo durante toda a corrida. Agora, vamos largar do fundo do pelotão e ver o que acontece. Da largada até o fim da primeira volta, foi incrivelmente difícil. O carro estava em três rodas, praticamente. Vamos analisar.”

Lance Stroll foi punido em 10s na sprint em Interlagos e parte em 16º (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. No domingo, a largada está marcada para as 15h [de Brasília, GMT-3].

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.