Acerto entre Rins e LCR deixa MotoGP com dez vagas em aberto no grid de 2023

Com o anúncio da equipe de Lucio Cecchinello, agora restam apenas dez vagas em aberto no grid do próximo ano. Algumas delas, porém, já têm donos quase certos

ALEIX ESPARGARÓ CONDUZ APRILIA AO PROTAGONISMO E MUDA STATUS NA MOTOGP

O grid de 2023 da MotoGP segue tomando forma. Na terça-feira (19), coube à LCR Honda encaixar mais uma peça do quebra-cabeça, confirmando o acerto com Álex Rins, que assinou direto com a HRC — a divisão de corridas da Honda — para vestir as cores da equipe por dois anos.

Com o anúncio, que era esperado, uma vez que o próprio espanhol tinha antecipado a informação, agora são 11 as vagas oficialmente definidas: a Aprilia já confirmou a permanência de Aleix Espargaró e Maverick Viñales até 2024; a Ducati já assegurou a Francesco Bagnaia também por mais dois anos; na Honda, o contrato de Marc Márquez é válido também até 2024; na KTM, Brad Binder e Jack Miller estão certos também por duas temporadas; na Gresini, Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio assinaram para o ano que vem; e na Yamaha, Fabio Quartararo fechou até 2024, enquanto Franco Morbidelli tem vínculo até 2023.

WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP para a temporada 2023?

Álex Rins vai defender a LCR a partir de 2023 (Foto: Divulgação/LCR Honda)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Johann Zarco, por outro lado, vive uma situação intermediária. A cúpula da Ducati já declarou publicamente que o francês será mantido na Pramac em 2023, mas um anúncio oficial ainda não foi feito. Ainda assim, essa não é mais uma vaga considerada aberta, já que o bicampeão da Moto2 é o terceiro colocado no Mundial de Pilotos e vem agradando aos italianos de Borgo Panigale.

Por falar na casa de Bolonha, a segunda vaga no time de fábrica tem um dono quase definido. A disputa é entre Enea Bastianini e Jorge Martín. Chefão da Ducati, Claudio Domenicali optou por dar mais tempo aos dois, já que entende que eles não tiveram as mesmas chances em 2022 — por conta das dificuldades iniciais da GP22 e da condição física abalada do espanhol no início do ano —, e, assim, a definição será apenas após o GP da Áustria, a segunda corrida após o retorno das férias.

Quem perder a disputa, fica com a vaga na Pramac ao lado de Zarco. Mesmo assim, a promessa da Ducati é que ambos terão contrato, salário e moto de fábrica em 2023.

Na Honda, Joan Mir aparece como o mais cotado para ficar com o lugar ao lado de Marc Márquez, ocupando um posto que hoje é de Pol Espargaró. O agente do campeão de 2020, aliás, já declarou que essa é a única alternativa para o #36.

Na satélite LCR, o posto de Takaaki Nakagami está tudo menos seguro. O japonês não tem conseguido a performance esperada pela Honda e tem a posição ameaçada por Ai Ogura, que segue na briga pelo título da Moto2.

A RNF, que em 2023 passa a ser satélite da Aprilia, tem as duas vagas indefinidas. Andrea Dovizioso optou por se aposentar no fim do ano e Darryn Binder não tem a posição segura. Miguel Oliveira e Raúl Fernández são os pilotos apontados como candidatos para estes lugares.

Na Tech3, a expectativa é por um retorno de Pol Espargaró à família KTM, ainda com a possibilidade de Remy Gardner ser mantido na posição, apesar da relação ruim entre a casa de Mattighofen e o empresário do australiano.

Na VR46, Luca Marini e Marco Bezzecchi seguem sem contrato, mas a expectativa é de que ambos permaneçam com a escuderia de Valentino Rossi em 2023.

MotoGP 2023, Grid provisório:

A ESPARGARÓAprilia
M VIÑALESAprilia
F BAGNAIADucati
 Ducati
F DI GIANNANTONIOGresini Ducati
Á MÁRQUEZGresini Ducati
M MÁRQUEZHonda
 Honda
B BINDERKTM
J MILLERKTM
Á RINSLCR Honda
 LCR Honda
J ZARCOPramac Ducati
 Pramac Ducati
 RNF APRILIA
 RNF APRILIA
 Tech3 KTM
 Tech3 KTM
 VR46
 VR46
F QUARTARAROYamaha
F MORBIDELLIYamaha

MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
# Quem subiu, desceu ou surpreendeu até aqui na MotoGP 2022
# Suzuki anuncia acordo com Dorna e oficializa saída da MotoGP ao fim de 2022
# Dovizioso vê trajetória completa e anuncia aposentadoria da MotoGP em 2023
# Marc Márquez avança em recuperação e é liberado para fisioterapia 42 dias após cirurgia
# Quartararo é agraciado com Ordem Nacional da Legião de Honra na França
# Suzuki inicia contagem regressiva de adeus melancólico à MotoGP em 2022
# KTM volta a se perder na MotoGP e precisa buscar forças para se reerguer em 2022
# Honda sofre para cicatrizar feridas sem Marc Márquez em ano de fracasso total

QUARTARARO CRESCE E MARCA DIFERENÇA NA PRIMEIRA METADE DA MOTOGP 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.