Rins comprova força da Suzuki e lidera TL2 da MotoGP no Catar. Marc Márquez é 2º
A Suzuki andou muito bem no segundo treino livre para o GP do Catar e fechou com Álex Rins na ponta e Joan Mir em terceiro. Marc Márquez foi o segundo mais veloz em Lusail
A Suzuki mostrou nesta sexta-feira (4) que realmente deu um salto à frente para 2022. No primeiro dia de treinos em Lusail, a montadora japonesa colocou os dois pilotos entre os três primeiros, com Álex Rins na frente, cravando o tempo de 1min53s432.
Marc Márquez também viu evolução da Honda e fechou o TL2 em segundo lugar, com 1min53s467, apenas 0s035 atrás de Rins. Joan Mir, com a outra Suzuki, ficou na terceira colocação. Jorge Martín, com a melhor Ducati do dia, e Franco Morbidelli fecharam o top-5.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em sexto, ficou Jack Miller, após quase se acidentar com Remy Gardner na sessão. Aleix Espargaró foi o sétimo, seguido por Fabio Quartararo, Pol Espargaró e Francesco Bagnaia, fechando o top-10 que estaria garantido automaticamente no Q2 da classificação.
A classificação da MotoGP para o GP do Catar, em Lusail, acontece neste sábado (5), às 12h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da abertura do Mundial de Motovelocidade 2022.
Confira como foi o Treino Livre 2 da MotoGP em Lusail:
Com a noite estabelecida em Lusail, a MotoGP encarou temperaturas mais amenas, na faixa dos 23°C, enquanto na pista estava na casa de 27°C. Assim que a luz verde pintou, todo mundo saiu dos boxes de forma apressada.
Álex Rins foi o primeiro a melhor tempo, com 1min54s978, mas não evoluiu na tabela de tempos. Logo depois, foi a vez de Enea Bastianini cravar 1min55s768 e pular para a liderança.
Mostrando que está recuperado da lesão no olho, Marc Márquez evoluiu e pulou para a ponta, com 1min55s137. Durou pouco, no entanto, já que em seguida Aleix Espargaró marcou 1min54s490 e subiu para o topo.
Como no primeiro treino, Joan Mir voltou a andar bem e pulou para terceiro, com 1min54s763. Quem sofria, porém, era Fabio Quartararo apenas em oitavo.
Depois de alguns minutos parados nos boxes, os pilotos retornaram à pista com 25 minutos restantes de sessão. Pol Espargaró foi o primeiro a melhorar seu tempo e fez 1min54s155, assumindo a pole. O irmão Aleix bem que tentou recuperar o posto, mas não conseguiu e ficou a 0s304.
Com 20 minutos para o fim, Luca Marini caiu no fim da reta principal e se levantou sozinho, sem ajuda dos fiscais de pista. Logo depois, foi a vez de Álex Márquez sofrer uma queda na curva 10.
Em ritmo forte, Joan Mir fez 1min54s387 e saltou para segundo. Miguel Oliveira mostrou a força da KTM também e saltou para o quarto lugar, a 0s445 do líder.
A Honda seguiu dominante no TL2, e Marc Márquez fez 1min53s711, chegando à liderança. Atual campeão do mundo, Fabio Quartararo foi para a quinta posição, com 1min54s299. A decepção, porém, era Francesco Bagnaia, que não passava de 18º.
A dez minutos do encerramento da prática, Rins voltou para a frente, com 1min53s537. Segundos depois, Pecco Bagnaia reagiu e pulou para sétimo.
No fim, Mir ainda cravou 1min53s815, mas foi suficiente para ficar apenas em terceiro. Oliveira também melhorou e foi para a sexta colocação.
Os instantes finais foram corridos em Lusail. Mir pulou para segundo e formou a dobradinha da Suzuki. Marc Márquez aproveitou a carona do companheiro e fez 1min53s467.
E ainda houve tempo para Jack Miller colocar a Ducati dentro do top-5, além de Enea Bastianini se enfiar entre os mais velozes. No minuto final, Rins reagiu. O espanhol da Suzuki fez 1min53s432 e retomou a ponta.
MotoGP 2022, GP do Catar, Lusail, Treino Livre 2:
1 | Á RINS | Suzuki | 1:53.432 | |
2 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:53.467 | +0.035 |
3 | J MIR | Suzuki | 1:53.579 | +0.147 |
4 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:53.562 | +0.130 |
5 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:53.845 | +0.413 |
6 | J MILLER | Ducati | 1:53.870 | +0.438 |
7 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:53.886 | +0.454 |
8 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:53.906 | +0.474 |
9 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:53.963 | +0.531 |
10 | F BAGNAIA | Ducati | 1:53.971 | +0.539 |
11 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:54.013 | +0.581 |
12 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:54.038 | +0.606 |
13 | M OLIVEIRA | KTM | 1:54.053 | +0.621 |
14 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:54.153 | +0.721 |
15 | B BINDER | KTM | 1:54.247 | +0.815 |
16 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:54.475 | +1.043 |
17 | M VIÑALES | Aprilia | 1:54.524 | +1.092 |
18 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:54.565 | +1.133 |
19 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:54.884 | +1.452 |
20 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:54.900 | +1.468 |
21 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:54.929 | +1.497 |
22 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:55.371 | +1.939 |
23 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:55.775 | +2.343 |
24 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:55.975 | +2.543 |
GUIA DA MOTOGP 2022
# MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
# MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
# Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
# Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
# Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
# Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
# KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
# Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
# De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
# Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
# Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
# Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio