Alonso supera Holgado na última curva e vence abertura da Moto3 2024 no Catar
A Moto3 2024 chegou com dramas e emoções até o fim. No Catar, David Alonso esperou até a última curva da prova para superar o rival Daniel Holgado e levar a melhor na abertura do campeonato
A temporada 2024 da Moto3 começou do jeito que todo mundo gosta, com drama, emoções, disputas e muitas ultrapassagens do início ao fim. O GP do Catar, em Lusail, porém, entregou tudo isso e muito mais. David Alonso precisou esperar até a última volta do giro final para superar Daniel Holgado e vencer a abertura do campeonato.
Holgado foi ameaçado durante toda a prova, mas manteve a liderança até as voltas finais, quando os rivais começaram a atacar. Alonso, porém, esperou até o momento decisivo e passou com 0s041 de vantagem. Taiyo Furusato, que saiu de 18º no grid, completou o pódio em Lusail.
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Ricardo Rossi ficou na quarta colocação, com Collin Veijer em quinto. Stefano Nepa, Tatsuki Suzuki, Joel Kelso, Ivan Ortolá e Jacob Roulstone completaram os dez primeiros na etapa inicial do campeonato.
A prova em Lusail ainda foi marcada por diversos acidentes, como os envolvendo Ortolá e José Antonio Rueda, Filippo Farioli e Matteo Bertelle, além de Vicente Pérez e Adrián Fernández na volta final.
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A Moto3 volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP do Catar da Moto3 2024:
A noite se aproximava no deserto catari e os termômetros despencaram. A temperatura na hora da largada era de 24ºC no ar e de 33ºC na pista, além de ventos de 3 km/h.
A largada acabou atrasada porque David Muñoz enfrentou problemas na moto e avisou os fiscais. Mesmo fazendo a moto pegar de moto, o espanhol precisou ser tirado do grid e largou dos boxes.
Na largada, Dani Holgado partiu bem e manteve a liderança, seguido por Ivan Ortolá, José Antonio Rueda, Adrián Fernández e Ricardo Rossi. Ainda na primeira volta, porém, Rueda tomou o segundo lugar e partiu em busca do topo.
Fernández mergulhou por dentro na entrada da reta e tomou a terceira posição. Na sequência, se aproveitando do vácuo passou Rueda e subiu para segundo. O espanhol, porém, errou logo depois e caiu para o quinto lugar.
No início da terceira volta, Rueda e Ortolá se tocaram no final da reta principal de Lusail. O piloto da Ajo decolou para a caixa de brita e abandonou, mas Ortolá conseguiu retornar para a disputa na última colocação.
Na frente, Holgado segurava a liderança, com Alonso já na segunda posição, acompanhado de Fernández, Joel Kelso e Collin Veijer.
Ao mesmo tempo, os comissários definiram que não houve culpa no toque entre Rueda e Ortolá, apenas um incidente de corrida, e os dois escaparam de punições.
A quinta volta foi palco de outro toque entre dois pilotos. Filippo Farioli caiu no meio do pelotão e Matteo Bertelle não conseguiu escapar na pista catari. Ambos acabaram deixando a prova inaugural da temporada 2024.
Alonso começou a colocar mais pressão em Holgado e ensaiou duas ultrapassagens seguidas no final da reta principal, mas sem sucesso em ambas. Fernández, em terceiro, observava em busca do bote ideal.
Taiyo Furusato começou a aparecer como destaque da corrida. O japonês passou a escalar o pelotão com confiança nas ultrapassagens e chegou ao quarto lugar depois de superar Veijer.
No início da sétima volta, Furusato se aproveitou do vácuo e passou dois de uma vez só, saltando para o segundo lugar. Fernández também superou Alonso e se manteve no terceiro posto, empurrando o rival para quarto.
A empolgação do japonês, porém, não terminou. Taiyo mergulhou na curva 6, passou Holgado e finalmente tirou a liderança do piloto espanhol pela primeira vez. Na mesma volta, no entanto, o piloto da Tech3 reagiu e reassumiu o posto de honra.
Com tanto equilíbrio, formou-se um pelotão de 11 pilotos na briga pela vitória, com todos serparados por apenas 1s5. Na frente, Rossi foi para o ataque, passando Alonso e Fernández na mesma volta, chegando ao terceiro lugar.
A troca de posições seguiu frenética em Lusail. Alonso passou Fernández e Rossi para tomar novamente o terceiro posto. O italiano, por sinal, ainda perdeu mais uma posição no mesmo giro.
Furusato tentou forçar ultrapassagem, errou e perdeu duas posições. Com isso, Alonso subiu para o segundo lugar e imediatamente colou na traseira de Holgado.
Na frente, Holgado parecia domar todo o pelotão e não dava espaços para manobras, mesmo com todo mundo colado na traseira de sua moto.
Atrás, Vicente Pérez forçou uma manobra, espalhou e acabou dividindo boa parte do pelotão, inclusive com Kelso se afastando da disputa.
Furusato, que saiu de 18º, voltou a se destacar e passou Alonso mais uma vez para assumir o segundo lugar. Mesmo assim, o japonês não conseguia achar espaço para atacar o líder.
No início da penúltima volta, Furusato se aproveitou do vácuo e tomou a ponta, Alonso foi no embalo e assumiu a liderança, mas Holgado reagiu na curva 2 para tomar novamente o posto.
Enquanto isso, mais atrás, Ryusei Yamanaka perdeu o controle da moto no fim do pelotão e caiu com força no chão, abandonando a prova.
Na última volta, Vicente Pérez e Adrián Fernández se tocaram na saída da curva 4 e caíram com violência no chão. Apesar do susto, ambos se levantaram bem e saíram andando.
Mas lá na frente, o drama chegou com tudo. Na última curva da corrida, Alonso mergulhou por dentro e passou por Holgado para vencer a abertura da temporada. Furusato completou a grande jornada com um pódio.
Moto3 2024, GP do Catar, Lusail, Corrida:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 80 | D ALONSO | CFMOTO ASPAR | 16 voltas |
2 | 96 | D HOLGADO | RB KTM TECH 3 | + 0.041 |
3 | 72 | T FURUSATO | HONDA TEAM ASIA | + 0.143 |
4 | 54 | R ROSSI | CIP GP KTM | + 0.186 |
5 | 95 | C VEIJER | HUSQVARNA INTACT GP | + 0.338 |
6 | 82 | S NEPA | MTA TEAM KTM | + 0.416 |
7 | 24 | T SUZUKI | HUSQVARNA INTACT GP | + 1.144 |
8 | 66 | J KELSO | BOÉ KTM | + 9.465 |
9 | 48 | I ORTOLÁ | MSi KTM | + 10.019 |
10 | 12 | J ROULSTONE | RB KTM TECH 3 | + 10.626 |
11 | 78 | J ESTEBAN | CFMOTO ASPAR | + 10.827 |
12 | 36 | A PIQUERAS | LEOPARD RACING HONDA | + 10.933 |
13 | 19 | S OGDEN | MLAV HONDA | + 12.928 |
14 | 10 | N CARRARO | MTA TEAM KTM | + 12.946 |
15 | 58 | L LUNETTA | SIC58 SQUADRA HONDA | + 13.527 |
16 | 64 | D MUÑOZ | BOÉ KTM | + 15.953 |
17 | 55 | N DETTWILER | CIP GP KTM | + 28.926 |
18 | 70 | J WHATLEY | MLAV HONDA | + 29.126 |
19 | 5 | T BUASRI | HONDA TEAM ASIA | + 34.620 |
20 | 21 | V PÉREZ | RED BULL KTM AJO | Abandonou |
21 | 31 | A FERNÁNDEZ | LEOPARD RACING HONDA | Abandonou |
22 | 6 | R YAMANAKA | MSi KTM | Abandonou |
23 | 7 | F FARIOLI | SIC58 SQUADRA HONDA | Abandonou |
24 | 18 | M BERTELLE | RIVACOLD HONDA | Abandonou |
25 | 99 | JA RUEDA | RED BULL KTM AJO | Abandonou |
Classificação da Moto3 2024 após o GP do Catar:
Pos. | Moto | Piloto | Equipe | PTS |
1 | 80 | D ALONSO | CFMOTO ASPAR | 25 |
2 | 96 | D HOLGADO | RB KTM TECH 3 | 20 |
3 | 72 | T FURUSATO | HONDA TEAM ASIA | 16 |
4 | 54 | R ROSSI | CIP GP KTM | 13 |
5 | 95 | C VEIJER | HUSQVARNA INTACT GP | 11 |
6 | 82 | S NEPA | MTA TEAM KTM | 10 |
7 | 24 | T SUZUKI | HUSQVARNA INTACT GP | 9 |
8 | 66 | J KELSO | BOÉ KTM | 8 |
9 | 48 | I ORTOLÁ | MSi KTM | 7 |
10 | 12 | J ROULSTONE | RB KTM TECH 3 | 6 |
11 | 78 | J ESTEBAN | CFMOTO ASPAR | 5 |
12 | 36 | A PIQUERAS | LEOPARD RACING HONDA | 4 |
13 | 19 | S OGDEN | MLAV HONDA | 3 |
14 | 10 | N CARRARO | MTA TEAM KTM | 2 |
15 | 58 | L LUNETTA | SIC58 SQUADRA HONDA | 1 |
16 | 64 | D MUÑOZ | BOÉ KTM | 0 |
17 | 55 | N DETTWILER | CIP GP KTM | 0 |
18 | 70 | J WHATLEY | MLAV HONDA | 0 |
19 | 5 | T BUASRI | HONDA TEAM ASIA | 0 |
20 | 21 | V PÉREZ | RED BULL KTM AJO | 0 |
21 | 31 | A FERNÁNDEZ | LEOPARD RACING HONDA | 0 |
22 | 6 | R YAMANAKA | MSi KTM | 0 |
23 | 7 | F FARIOLI | SIC58 SQUADRA HONDA | 0 |
24 | 18 | M BERTELLE | RIVACOLD HONDA | 0 |
25 | 99 | JA RUEDA | RED BULL KTM AJO | 0 |
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