Bagnaia diz que mudou estratégia após sprint no Catar e vê “início perfeito de temporada”

Francesco Bagnaia contou que podia ser mais rápido no GP do Catar, mas considerou que baixar o ritmo não era prudente. Titular da Ducati considerou que teve um início de temporada perfeito

Francesco Bagnaia avaliou que teve um início de temporada “perfeito” no GP do Catar de domingo (11). O bicampeão da MotoGP explicou que precisou mudar de estratégia após a corrida sprint e revelou que tinha condições de ser até mais rápido em Lusail.

Pecco fechou a sprint na quarta colocação, 1s625 atrás de Jorge Martín, que venceu a disputa. No domingo, porém, o #1 pulou para a liderança ainda nos primeiros metros e dominou a corrida, apesar de ter sido perseguido não tão de longe pelo piloto da Pramac e por Brad Binder.

Questionado se foi o melhor início possível de temporada, Bagnaia respondeu: “Absolutamente. Foi muito importante depois de ontem [sábado] mudar um pouco a estratégia nas primeiras voltas”.

“Só tentei ser um pouco mais agressivo e sabia que, se liderasse nas primeiras voltas, meu potencial era bom o bastante para criar vantagem”, contou. “A sprint foi uma boa lição para mudar um pouco a abordagem para ter performance com a nova moto. Tenho de agradecer à minha equipe, pois da noite de ontem [sábado] para a manhã de hoje, nós trabalhamos muito para melhorar um pouco o acerto para a corrida. No geral, foi o início perfeito para a temporada”, resumiu.

Francesco Bagnaia fechou a primeira etapa de 2024 na liderança da MotoGP (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda, Pecco contou que pilotou de uma maneira diferente para evitar as vibrações que o incomodaram durante a corrida sprint em Lusail.

“Pilotei de uma maneira diferente. Encontrei a performance de uma maneira diferente que funcionou com as vibrações. Hoje eu só tive um pouco nas primeiras duas voltas, em só uma curva, então funcionou bem”, contou. “Talvez não tenhamos esse problema em Portimão, pois a pista de Portimão tem uma aderência completamente diferente. Mas acho que sabemos perfeitamente para onde ir em caso de vibração”, garantiu.

Bagnaia considerou, também, que poderia ter sido mais rápido na corrida, mas avaliou que subir o ritmo poderia colocar o resultado em risco.

“O potencial era para ser mais rápido. A moto era capaz de fazer 52s2, 52s1, mas não era útil, porque uma volta assim poderia comprometer tudo”, apontou. “Só tentei ser o mais constante possível. Toda vez que via Brad ganhar 0s2 ou 0s3, fazia outra volta baixando por 0s2 ou 0s3”, explicou.

“Estava tentando controlar perfeitamente o pneu traseiro na saída das curvas, pois assim era mais fácil de controlar a diferença”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.