Martín quebra recorde no Catar e garante primeira pole da MotoGP 2024. Bagnaia é 5º

Jorge Martín achou uma grande volta no Q2 da classificação e marcou a primeira pole da temporada 2024 da MotoGP, no Catar. Aleix Espargaró e Enea Bastianini completam a primeira fila do grid

A MotoGP começou de vez! E a classificação para o GP do Catar, em Lusail, foi repleta de surpresas, emoção e grandes momentos. No fim, Jorge Martín achou uma volta mágica, bateu o recorde da pista catari com 1min50s789 e ficou com a primeira pole da temporada 2024.

A pole, porém, não foi fácil. Aleix Espargaró fez 1min50s872, apenas 0s083 atrás do compatriota, e colocou a Aprilia na primeira fila do grid. Enea Bastianini mostrou que está de volta à melhor forma e ficou na terceira colocação.

Relacionadas


Brad Binder surpreendeu com a KTM e ficou em quarto. Atual bicampeão mundial, Francesco Bagnaia teve uma sessão discreta em Lusail e não passou do quinto lugar, mas apenas 0s139 atrás do melhor tempo.

Marc Márquez também andou muito bem. O hexacampeão da MotoGP e octacampeão mundial mostrou força desde o início do dia e ficou com a sexta posição no grid. Fabio Di Giannantonio, o novato Pedro Acosta, Álex Márquez e Maverick Viñales completaram o top-10.

Jorge Martín quebrou o recorde do circuito catari (Foto: AFP)

Jack Miller e Raúl Fernández também participaram do Q2, mas ficaram em 11º e 12º, respectivamente. A decepção, porém, ficou com Marco Bezzecchi apenas em 15º, sem sequer avançar de fase na classificação. Fabio Quartararo também não foi bem e larga apenas em 16º.

MotoGP volta a acelerar ainda neste sábado (9), em Lusail, no Catar, com a primeira corrida sprint da temporada 2024, a partir de 13h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi a classificação para o GP do Catar de MotoGP:

Q1: Raúl Fernández voa e se garante no Q2. Bezzecchi decepciona

A classificação começou com sol forte em Lusail, mas temperatura na casa de 26ºC no ar e 44ºC na pista. A luz verde apareceu e logo todos os pilotos saíram dos boxes para acelerar.

Raúl Fernández voltou a mostrar a força da Aprilia e fez 1min51s436 para tomar a dianteira. Marco Bezzecchi foi no embalo e saltou para segundo, mas 0s428 atrás do adversário.

Raúl Fernández quer a vaga no Q2 em Lusail e começou bem (Vídeo: MotoGP)

Fabio Quartararo ficou apenas na sexta posição na primeira tentativa, causando reações negativas dentro dos boxes da Yamaha.

No meio da sessão, a pista ficou calma, com todos os pilotos voltando para as respectivas garagens para os últimos ajustes nos equipamentos.

A rodada final de tentativas começou a três minutos para o fim. Bezzecchi puxava a fila, mas errou no final da reta principal e acabou perdendo uma chance. Enquanto isso, Álex Rins enfrentava problemas na moto M1 da Yamaha e empurrou de volta para o pit-lane.

Johann Zarco surpreendeu com a LCR Honda e fez 1min51s537, pulando para o segundo lugar, com Miguel Oliveira saltando para o terceiro lugar.

Problemas para a Yamaha de Álex Rins (Vídeo: MotoGP)

Joan Mir, porém, não teve a mesma sorte. O espanhol da Honda perdeu a frente da moto na curva 5 e caiu. Tudo bem com o campeão de 2020, que rapidamente se levantou.

Raúl Fernández vinha em volta rápida, mas acabou tirando o pé na reta final do giro. Jack Miller, por outro lado, foi até o fim e saltou para o segundo lugar, apenas 0s090 atrás do ponteiro.

Com isso, Raúl Fernández e Miller avançaram para o Q2. Zarco, Oliveira, Bezzecchi, Quartararo, Mir, Augusto Fernández, Nakagami, Rins, Marini e Morbidelli ficaram pelo caminho.

Q2: Martín quebra recorde, supera Espargaró e fica com a pole

Assim que a luz verde surgiu, todos os pilotos saíram dos boxes para os últimos 15 minutos da classificação e para a definição do grid de largada.

Jorge Martín não quis brincar e logo fez 1min50s789, a melhor marca da história do circuito de Lusail. Fabio Di Giannantonio foi para segundo, se aproveitando do vácuo de Francesco Bagnaia, que ficou em terceiro.

Marc Márquez também acertou a volta na primeira tentativa e ficou em quarto, mas 0s450 do líder da sessão. Depois de surpreender mais cedo, Pedro Acosta não passou do nono lugar.

Depois dos últimos ajustes e da pista calma, os pilotos voltaram para as tentativas finais em Lusail.

Bagnaia foi o primeiro a fazer volta e vinha rápido, mas errou na última curva e ficou em segundo lugar, com 1min50s928. O italiano ficou 0s139 do rival Martín.

Logo depois, Espargaró provou que a Aprilia não está para brincadeiras em 2024 e fez 1min50s872, saltando para a segunda colocação no grid. Binder foi no embalo e colocou a KTM na terceira posição, fechando a primeira fila.

Raúl Fernández caiu na última tentativa, causou bandeira amarela na pista e acabou ficando na 12ª posição.

Bastianini também achou grande volta, cravou 1min50s875 e foi para a terceira colocação. Na sequência, Binder caiu e deixou a sessão.

Faltava, porém, a última chance de Martín. E o espanhol estava pronto para melhorar o próprio tempo, mas teve a volta cancelada por conta das bandeiras amarelas. Mesmo assim, garantiu a pole, ao lado de Espargaró e Bastianini na primeira fila, com Bagnaia apenas em quinto.

MotoGP 2024, GP do Catar, Grid de Largada, Resultado Final:

POSMotoPilotoEquipeTempoDiff
189J MARTÍNPramac Ducati1:50.789 
241A ESPARGARÓAprilia1:50.872+0.083
323E BASTIANINIDucati1:50.875+0.086
433B BINDERKTM1:50.913+0.124
51F BAGNAIADucati1:50.928+0.139
693M MÁRQUEZGresini Ducati1:50.961+0.172
749F DI GIANNANTONIOVR461:51.019+0.230
831P ACOSTAGasGas1:51.130+0.341
973A MÁRQUEZGresini Ducati1:51.266+0.477
1012M VIÑALESAprilia1:51.306+0.517
1143J MILLERKTM1:51.340+0.551
1225R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia1:51.521+0.732
135J ZARCOLCR Honda1:51.537+0.748
1488M OLIVEIRATrackhouse Aprilia1:51.565+0.776
1572M BEZZECCHIVR461:51.864+1.075
1620F QUARTARAROYamaha1:51.918+1.129
1736J MIRHonda1:52.026+1.237
1837A FERNÁNDEZGasGas1:52.204+1.415
1930T NAKAGAMILCR Honda1:52.228+1.439
2042A RINSYamaha1:52.327+1.538
2110L MARINIHonda1:52.952+2.163
2221F MORBIDELLIPramac Ducati1:52.980+2.191

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.