Martín quebra recorde no Catar e garante primeira pole da MotoGP 2024. Bagnaia é 5º
Jorge Martín achou uma grande volta no Q2 da classificação e marcou a primeira pole da temporada 2024 da MotoGP, no Catar. Aleix Espargaró e Enea Bastianini completam a primeira fila do grid
A MotoGP começou de vez! E a classificação para o GP do Catar, em Lusail, foi repleta de surpresas, emoção e grandes momentos. No fim, Jorge Martín achou uma volta mágica, bateu o recorde da pista catari com 1min50s789 e ficou com a primeira pole da temporada 2024.
A pole, porém, não foi fácil. Aleix Espargaró fez 1min50s872, apenas 0s083 atrás do compatriota, e colocou a Aprilia na primeira fila do grid. Enea Bastianini mostrou que está de volta à melhor forma e ficou na terceira colocação.
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Brad Binder surpreendeu com a KTM e ficou em quarto. Atual bicampeão mundial, Francesco Bagnaia teve uma sessão discreta em Lusail e não passou do quinto lugar, mas apenas 0s139 atrás do melhor tempo.
Marc Márquez também andou muito bem. O hexacampeão da MotoGP e octacampeão mundial mostrou força desde o início do dia e ficou com a sexta posição no grid. Fabio Di Giannantonio, o novato Pedro Acosta, Álex Márquez e Maverick Viñales completaram o top-10.
Jack Miller e Raúl Fernández também participaram do Q2, mas ficaram em 11º e 12º, respectivamente. A decepção, porém, ficou com Marco Bezzecchi apenas em 15º, sem sequer avançar de fase na classificação. Fabio Quartararo também não foi bem e larga apenas em 16º.
A MotoGP volta a acelerar ainda neste sábado (9), em Lusail, no Catar, com a primeira corrida sprint da temporada 2024, a partir de 13h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a classificação para o GP do Catar de MotoGP:
Q1: Raúl Fernández voa e se garante no Q2. Bezzecchi decepciona
A classificação começou com sol forte em Lusail, mas temperatura na casa de 26ºC no ar e 44ºC na pista. A luz verde apareceu e logo todos os pilotos saíram dos boxes para acelerar.
Raúl Fernández voltou a mostrar a força da Aprilia e fez 1min51s436 para tomar a dianteira. Marco Bezzecchi foi no embalo e saltou para segundo, mas 0s428 atrás do adversário.
Fabio Quartararo ficou apenas na sexta posição na primeira tentativa, causando reações negativas dentro dos boxes da Yamaha.
No meio da sessão, a pista ficou calma, com todos os pilotos voltando para as respectivas garagens para os últimos ajustes nos equipamentos.
A rodada final de tentativas começou a três minutos para o fim. Bezzecchi puxava a fila, mas errou no final da reta principal e acabou perdendo uma chance. Enquanto isso, Álex Rins enfrentava problemas na moto M1 da Yamaha e empurrou de volta para o pit-lane.
Johann Zarco surpreendeu com a LCR Honda e fez 1min51s537, pulando para o segundo lugar, com Miguel Oliveira saltando para o terceiro lugar.
Joan Mir, porém, não teve a mesma sorte. O espanhol da Honda perdeu a frente da moto na curva 5 e caiu. Tudo bem com o campeão de 2020, que rapidamente se levantou.
Raúl Fernández vinha em volta rápida, mas acabou tirando o pé na reta final do giro. Jack Miller, por outro lado, foi até o fim e saltou para o segundo lugar, apenas 0s090 atrás do ponteiro.
Com isso, Raúl Fernández e Miller avançaram para o Q2. Zarco, Oliveira, Bezzecchi, Quartararo, Mir, Augusto Fernández, Nakagami, Rins, Marini e Morbidelli ficaram pelo caminho.
Q2: Martín quebra recorde, supera Espargaró e fica com a pole
Assim que a luz verde surgiu, todos os pilotos saíram dos boxes para os últimos 15 minutos da classificação e para a definição do grid de largada.
Jorge Martín não quis brincar e logo fez 1min50s789, a melhor marca da história do circuito de Lusail. Fabio Di Giannantonio foi para segundo, se aproveitando do vácuo de Francesco Bagnaia, que ficou em terceiro.
Marc Márquez também acertou a volta na primeira tentativa e ficou em quarto, mas 0s450 do líder da sessão. Depois de surpreender mais cedo, Pedro Acosta não passou do nono lugar.
Depois dos últimos ajustes e da pista calma, os pilotos voltaram para as tentativas finais em Lusail.
Bagnaia foi o primeiro a fazer volta e vinha rápido, mas errou na última curva e ficou em segundo lugar, com 1min50s928. O italiano ficou 0s139 do rival Martín.
Logo depois, Espargaró provou que a Aprilia não está para brincadeiras em 2024 e fez 1min50s872, saltando para a segunda colocação no grid. Binder foi no embalo e colocou a KTM na terceira posição, fechando a primeira fila.
Raúl Fernández caiu na última tentativa, causou bandeira amarela na pista e acabou ficando na 12ª posição.
Bastianini também achou grande volta, cravou 1min50s875 e foi para a terceira colocação. Na sequência, Binder caiu e deixou a sessão.
Faltava, porém, a última chance de Martín. E o espanhol estava pronto para melhorar o próprio tempo, mas teve a volta cancelada por conta das bandeiras amarelas. Mesmo assim, garantiu a pole, ao lado de Espargaró e Bastianini na primeira fila, com Bagnaia apenas em quinto.
MotoGP 2024, GP do Catar, Grid de Largada, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 89 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:50.789 | |
2 | 41 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:50.872 | +0.083 |
3 | 23 | E BASTIANINI | Ducati | 1:50.875 | +0.086 |
4 | 33 | B BINDER | KTM | 1:50.913 | +0.124 |
5 | 1 | F BAGNAIA | Ducati | 1:50.928 | +0.139 |
6 | 93 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:50.961 | +0.172 |
7 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 | 1:51.019 | +0.230 |
8 | 31 | P ACOSTA | GasGas | 1:51.130 | +0.341 |
9 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:51.266 | +0.477 |
10 | 12 | M VIÑALES | Aprilia | 1:51.306 | +0.517 |
11 | 43 | J MILLER | KTM | 1:51.340 | +0.551 |
12 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:51.521 | +0.732 |
13 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | 1:51.537 | +0.748 |
14 | 88 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:51.565 | +0.776 |
15 | 72 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:51.864 | +1.075 |
16 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:51.918 | +1.129 |
17 | 36 | J MIR | Honda | 1:52.026 | +1.237 |
18 | 37 | A FERNÁNDEZ | GasGas | 1:52.204 | +1.415 |
19 | 30 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:52.228 | +1.439 |
20 | 42 | A RINS | Yamaha | 1:52.327 | +1.538 |
21 | 10 | L MARINI | Honda | 1:52.952 | +2.163 |
22 | 21 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:52.980 | +2.191 |
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