KTM vê vontade de Pedrosa de correr como “enorme elogio à equipe e à moto”
Pit Beirer contou que, quanto melhor ficava a RC16, mais frequente era a conversa sobre correr. Dirigente destacou a importância do espanhol no desenvolvimento da KTM na MotoGP
A KTM enxerga o desejo de Dani Pedrosa de voltar a correr na MotoGP como um elogio não só a equipe, mas também a moto. O espanhol vai voltar à classe rainha do Mundial de Motovelocidade neste fim de semana, para disputar o GP da Estíria como wild-card.
Lenda da MotoGP, Dani tem no currículo 13 temporada na categoria principal do Mundial, mas sempre correndo com a Honda, mesma marca que defendeu nas 250cc e também nas 125cc. Depois de se aposentar no fim de 2018, o espanhol de Sabadell foi contratado para atuar como piloto de testes da KTM e tem sido uma peça-chave no desenvolvimento da RC16.
Relacionadas
WEB STORY
# 10 pontos para ficar de olho na segunda metade da temporada da MotoGP
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Aos 35 anos, Pedrosa decidiu voltar ao grid da MotoGP como convidado na retomada do campeonato após a pausa para as férias. Diretor da divisão esportiva da KTM, Pit Beirer contou que esse retorno passou a ser um tema mais frequente conforme a moto ia evoluindo.
“Durante os testes, reparamos que quanto melhor a moto ficava, mais frequentemente falávamos de correr”, disse Beirer à versão alemã da Autosport. “Ele está sempre trabalhando na moto para a próxima temporada. E aí ele disse que gostaria de correr outra vez se a moto fosse certa para ele. Uma corrida é, também, um teste final para nós”, comentou.
Beirer destacou a facilidade de comunicação entre Dani e os engenheiros e exaltou o fato de que o espanhol sabe desenvolver uma moto para ser guiada pelos jovens titulares da equipe.
“Está mais do que provado que Dani estabeleceu uma comunicação muito boa com os engenheiros em relação a forma como a moto deveria ser desenvolvida. Afinal, não estamos desenvolvendo uma moto para Dani Pedrosa”, afirmou. “O trabalho dele é desenvolver uma motocicleta para os pilotos jovens. Ele pensa e analisa como eles pilotam”, contou.
“Dani é um piloto de testes de uma qualidade incrível para nós, pois ele não pensa no tempo de volta dele o tempo todo”, apontou.
Por fim, Beirer considerou que o fato de o dono de 112 pódios e 31 vitórias na MotoGP querer voltar à ativa é um elogio para a casa de Mattighofen.
“Algo empolgante aconteceu neste caminho. Ele, de repente, sentiu vontade de correr”, relatou. “Aos meus olhos, isso em si é um enorme elogio, tanto à equipe quanto à moto”, ponderou.
“Dani se sente pronto. A moto é competitiva. Uma corrida é sempre a melhor oportunidade para compararmos”, frisou.
De acordo com os austríacos, a RC16 que será utilizada por Pedrosa será “85%” igual as motos que são usadas por Miguel Oliveira e Brad Binder, mas terá algumas mudanças no chassi e na suspensão.
A MotoGP volta à ativa neste fim de semana após cinco semanas de férias. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Estíria, décima etapa do Mundial de Motovelocidade 2021.
LEIA TAMBÉM
# Yamaha precisa de solução caseira e eficiente para vaga de Viñales em 2022: Morbidelli
# Aos 42 anos, Rossi vê competitividade minguar e se aproxima da aposentadoria da MotoGP
# Razgatlioglu e Gerloff largam na frente por vaga na SRT. Mas estão prontos para MotoGP?
# Pedrosa correr como wildcard ainda na temporada 2021 é bom negócio para KTM e MotoGP
# Quartararo mostra velocidade e maturidade para protagonizar primeira metade de 2021
# Miller e Bagnaia são acerto da Ducati. Mas saem de férias ofuscados por Zarco
# Estagnado, Petrucci sofre na Tech3 e inicia dura missão de seguir na MotoGP em 2022
# Aleix Espargaró aproveita evolução da Aprilia e chega mais perto do sonho do pódio
# Oliveira se impõe na KTM e bate Binder na primeira parte da temporada 2021 da MotoGP
# LCR segue queda da Honda e corta embalo de Álex Márquez e Nakagami em 2021
# Lado a Lado: Joan Mir 2020 x Joan Mir 2021
# Pol Espargaró sofre com Honda apagada e sai frustrado da primeira metade da MotoGP
# Mesmo em primeira metade difícil, novatos da MotoGP salvam brilharecos em 2021
# Com M1 defasada, Morbidelli vê performance despencar. E em momento chave para Yamaha
# Marc Márquez volta mais ou menos, mas prova na Alemanha que campeão ainda está lá
# Rins erra muito e decepciona na primeira parte da temporada 2021 da MotoGP
# Rossi segue em queda na MotoGP e acumula piores resultados da gloriosa carreira
# Zarco reencontra boa forma na Pramac e surge como esperança de título da Ducati