Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Itália de F1 2023
O espanhol fez a alegria da Ferrari neste sábado ao cravar a pole-position na corrida em casa. Max Verstappen vai dividir a primeira fila com Sainz em Monza
Carlos Sainz ratificou o grande fim de semana com a Ferrari neste sábado (2) ao cravar a pole-position com o tempo de 1min20s294 em Monza. A primeira fila terá o líder Max Verstappen ao lado do espanhol. Logo na sequência, Charles Leclerc e George Russell na quarta posição.
Em quinto, Sergio Pérez e mais uma boa atuação de Alexander Albon que larga em sexto. Em sétimo, Oscar Piastri, da McLaren, divide a quarta fila com o heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes. Lando Norris e Fernando Alonso, da Aston Martin, fecham a quinta fila na pista italiana.
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O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Confira as declarações dos pilotos após a classificação na Itália:
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Carlos Sainz, pole: Sainz se diz “arrepiado” com torcida na Itália e promete: “Darei tudo de mim pela vitória”
Max Verstappen, segundo: Verstappen aceita 2º lugar no grid, mas projeta vitória na Itália: “Temos o melhor carro”
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc se diz “um pouco desapontado”, mas se derrete por “torcida incrível” na Itália
George Russell, quarto: Russell comemora 4º no grid da Itália e vê chance de pódio: “Expectativas excedidas”
Sergio Pérez, quinto: Pérez vê 5º lugar “longe do ideal” e mira derrotar Ferrari em Monza: “Muito fortes”
Alexander Albon, sexto: Albon celebra “ótimo carro” na Itália e espera luta com McLaren e Aston Martin
Oscar Piastri, sétimo: Norris critica rendimento da McLaren na classificação em Monza: “Carro ineficiente”
Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton prevê dificuldades para ultrapassar Williams na Itália: “Mais rápidos nas retas”
Lando Norris, nono: Norris critica rendimento da McLaren na classificação em Monza: “Carro ineficiente”
Fernando Alonso, décimo: Alonso vê Monza como “negativa” para Aston Martin e espera GP da Itália “de defesa”
Yuki Tsunoda, 11º: “Tivemos muitas dificuldades ontem, mas logo no TL3, o carro estava muito melhor. Fizemos um grande progresso, algumas mudanças significativas e isso funcionou bem hoje. Estou bastante frustrado e decepcionado comigo mesmo, porque acredito que poderia ter feito uma volta melhor no final. Peço desculpas à equipe, pois havia ritmo para chegar ao Q3. Fizeram um bom trabalho, a posição em que estava na pista era boa na classificação, perdi tempo em algumas partes, então a frustração é mais em relação a mim mesmo. Para amanhã, o ritmo de corrida não parece tão ruim, e estamos perto dos dez primeiros, então os pontos podem ser possíveis”.
Liam Lawson, 12º: “No geral, progredimos ao longo das sessões e estou construindo minha confiança. Sinto que estou chegando ao limite, mas também se trata de conhecer o aumento de aderência entre os diferentes compostos, o que acontece se você fizer mudanças, como isso afeta o carro, e isso leva algum tempo. Com dois carros tão próximos do Q3, definitivamente tínhamos potencial para chegar lá, mas infelizmente, Alonso saiu da pista bem na minha frente, então havia brita na minha trajetória. No entanto, teria sido apertado de qualquer maneira. Estou feliz por ter feito algumas melhorias e tenho certeza de que há mais por vir. É uma boa posição para começar, e com os dois carros tão próximos um do outro, estou otimista para amanhã, onde podemos fazer pontos”.
Nico Hülkenberg, 13º: “Nossa velocidade com o pneu macio no TL3 era como esperávamos, esse composto sempre ajuda um carro mais fraco do que o duro. Indo para a classificação, esperava que o desafio fossedifícil. Estou feliz por termos chegado ao Q2, acabei sem vácuo no Q1, o que é bastante custoso aqui, mas de alguma forma, conseguimos, então fiquei surpreso e feliz com isso. O Q2 não foi perfeito nem tranquilo, a última tentativa foi um pouco difícil, mas o 13º é um retrato realista para nós”.
Valtteri Bottas, 14º: “A classificação foi legal e conseguir um lugar no Q2 é um bom resultado. O carro se comportou decentemente com todos os compostos, o que foi uma vantagem com as regras de alocação de pneus. Não tínhamos esse ritmo no início do fim de semana, mas demos um passo à frente em relação aos treinos. Somos bons de reta, mas perdemos nas curvas. Acredito que o ritmo de nossos concorrentes mais próximos seja bastante semelhante, e espero que possamos travar algumas boas batalhas amanhã para ganhar terreno. Afinal, estamos em Monza: as corridas costumam ser imprevisíveis, e ainda podemos ter uma chance de entrar no top-10”.
Logan Sargeant, 15º: “Durante todo o fim de semana, tivemos dificuldades para fazer com que qualquer pneu, exceto o duro, funcionasse, isso ficou evidente. Precisamos investigar, pois me senti muito confortável com o composto duro, mas tive dificuldades com o médio. Estava indo tudo muito bem até trocarmos de pneus e não temos certeza do motivo. Não fizemos uma grande sequência de voltas, então é difícil saber exatamente qual nosso nível para amanhã. O objetivo é avançar e devemos ter carro para isso, então vamos ver o que nos reserva”.
Guanyu Zhou, 16º: “Demos um grande passo à frente, especialmente entre o TL3 e a classificação, em comparação com as dificuldades que tivemos nos treinos livres. Poderíamos ter chegado ao Q2, mas, infelizmente, peguei tráfego no final da minha volta lançada, que acabou custando muito tempo no setor 1. Não foi uma volta limpa, infelizmente, e acabamos sendo eliminados. Amanhã será desafiador, mas encaramos o dia da corrida com uma abordagem positiva, prontos para aproveitar qualquer oportunidade que surgir. Precisamos tomar as decisões certas e avançar no pelotão”.
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Kevin Magnussen, 19º: “Fiquei bastante satisfeito com o pneu macio no TL2 e no TL3, parecíamos razoavelmente competitivos com ele, mas simplesmente não conseguimos o mesmo equilíbrio com o pneu duro – infelizmente. É típico que, durante um fim de semana de alocação de pneus, parecer que temos um ritmo decente, mas não com o composto mais duro. De qualquer forma, a corrida é amanhã, e espero que possamos encontrar mais desempenho e ser um pouco mais competitivos”.
Lance Stroll, 20º: “Foi uma classificação complicada, simplesmente não estava sentindo aderência nos pneus, então não consegui forçar onde precisava. Não completei uma única volta ontem, e embora isso não tenha ajudado, não acredito que tenha sido a causa do resultado de hoje. Vamos nos reunir como equipe esta noite, analisar os dados e ver se podemos identificar onde as coisas deram errado. A corrida de amanhã será difícil, tenho um grande trabalho pela frente, mas estaremos preparados para qualquer coisa que aconteça”.
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