Confira declarações dos pilotos após GP do Canadá de F1 2023

Max Verstappen sobrou para vencer de ponta a ponta o GP do Canadá de 2023. Atrás dele, Fernando Alonso e Lewis Hamilton completaram um pódio que soma 11 títulos mundiais. Confira tudo que foi falado no Circuito Gilles Villeneuve

O GP do Canadá, realizado neste domingo (18), em Montreal, até que foi movimentado, teve uma disputa interessante entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton pelo segundo lugar, mas terminou de um jeito que já conhecemos bem na temporada 2023: com vitória de Max Verstappen. O holandês, mais uma vez, dominou completamente a disputa e venceu de ponta a ponta, sem ser incomodado.

De quebra, Max igualou as 41 vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1 e alcançou o 100º triunfo da Red Bull na categoria. Dois feitos históricos no mesmo domingo.

Atrás dele, Fernando Alonso voltou a levar a Aston Martin ao segundo lugar, enquanto Lewis Hamilton completou um pódio com 11 títulos mundiais no total. Charles Leclerc e Carlos Sainz colocaram a Ferrari nas duas posições seguintes, respectivamente em quarto e quinto lugares.

Sergio Pérez não se recuperou tanto quanto o esperado e terminou em sexto com a Red Bull, seguido pela heroica Williams de Alexander Albon — que abusou da velocidade de reta do carro inglês para segurar Esteban Ocon, da Alpine, o oitavo colocado. Por fim, Lance Stroll e Valtteri Bottas completaram o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

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Fernando Alonso colocou a Aston Martin no segundo lugar e voltou a celebrar um pódio no Canadá (Foto: AFP)

Confira tudo que os pilotos falaram após o GP do Canadá de 2023:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen revela problemas com pneus no GP do Canadá: “Difícil manter aderência”

Fernando Alonso, segundo: Alonso celebra “batalha incrível” com Hamilton no Canadá: “Não pude relaxar”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê Mercedes “na direção certa”, mas admite: “Aston Martin deu passo à frente”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc vê “bom trabalho” da Ferrari e se diz feliz com melhor ritmo de corrida

Carlos Sainz, quinto: Sainz se culpa e acha que Ferrari poderia ter brigado com Mercedes e Aston Martin

Sergio Pérez, sexto: Pérez surpreende e reclama de “falta de ritmo” da Red Bull no GP do Canadá

Alexander Albon, sétimo: Albon festeja sétimo lugar e credita resultado ao cuidado com pneus no Canadá

Esteban Ocon, oitavo: Ocon vê falta de ritmo da Alpine em briga com Albon no Canadá: “Ele era mais rápido”

Lance Stroll, nono: Stroll festeja ultrapassagem em Bottas na chegada e “boa corrida de recuperação”

Valtteri Bottas, décimo: “Estou satisfeito com a nossa corrida de hoje: ganhei quatro posições durante a prova, e é sempre um bom dia quando isso acontece, especialmente quando você consegue terminar entre os dez primeiros — nosso objetivo durante todo o fim de semana. Poderia ter sido nono, mas meus pneus começaram a se desgastar no final da corrida, e Lance [Stroll] me ultrapassou na linha de chegada. Ainda assim, acho que é seguro dizer que fizemos uma corrida sólida hoje e uma boa estratégia também. Desde Mónaco, estamos progredindo decentemente, e é a prova de todo o trabalho árduo do time em Hinwil. Mesmo que tenhamos levado apenas um ponto para casa hoje, é uma recompensa e um impulso para continuar buscando mais. Agora, será importante continuar trabalhando nesse sentido e focar em melhorar nosso desempenho no sábado. Ainda há alguns passos a dar e estou confiante de que podemos alcançar isso juntos.”

Lewis Hamilton e Fernando Alonso se cumprimentam em pódio no GP do Canadá (Foto: AFP)

Oscar Piastri, 11º: “Uma pena ficar apenas uma posição fora dos pontos. A primeira parte da corrida foi muito boa e, depois disso, simplesmente não tínhamos o ritmo ou a vida útil dos pneus necessários, mas há muito para aprender com a corrida. Muito obrigado à equipe por deixar o carro pronto para competir novamente hoje. Temos um tempo para nos reorganizarmos antes de seguirmos para a Áustria.”

Pierre Gasly, 12º: “Infelizmente, não conseguimos sair com pontos na corrida de hoje. Isso mostra novamente a importância da posição de largada e acho que nosso fim de semana foi prejudicado pelo que aconteceu na classificação, ao sairmos logo no Q1. Tivemos um ritmo muito bom no carro, que não conseguimos demonstrar mais acima no grid e nas posições que importam. Fomos um pouco infelizes com o timing do primeiro safety-car, mas, mesmo assim, tivemos uma corrida decente em termos de ritmo. Dei tudo de mim no final, as ultrapassagens foram difíceis e não conseguimos nos colocar na zona de pontuação. Já estou com a cabeça na Áustria, onde devemos estar bem concentrados desde o início do fim de semana e sair com pontos — tanto na corrida sprint quanto na principal.”

Lando Norris, 13º: “Não faz sentido para mim [a penalidade antidesportiva]. Eu estava cerca de 3s a 4s atrás do meu tempo ideal, o que é bastante comum. Era cedo demais para entrar nos boxes de acordo com o plano que tínhamos. Então, eu não planejava parar nos boxes, e então recebi uma chamada. Estou surpreso. Os caras não me disseram até agora [o motivo]. É uma pena, mas o restante da corrida me deixou satisfeito. Boas ultrapassagens. Não acho que tivemos o ritmo, mas foram ultrapassagens divertidas. Fiquei feliz com o resultado. Se a penalidade foi por causa dos tempos de referência, então a maioria das pessoas deveria ter sido penalizada nos últimos três ou quatro anos. Então, estou um pouco confuso. Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu diminuí a velocidade, aqueci os pneus e me disseram para entrar nos boxes. Eu acelerei e fui o mais rápido que pude. Eu dei o meu melhor. Foi divertido. Uma corrida difícil, mas ainda conseguimos lutar, o que foi bom. O lado positivo foi que o ritmo estava um pouco melhor do que nos últimos finais de semana.”

Yuki Tsunoda, 14º: “Nossa estratégia agressiva funcionou até o safety-car virtual, e nosso ritmo era muito bom. O timing não funcionou a nosso favor e não conseguimos ganhar tantas posições quanto queríamos, lutando com o ritmo depois disso. O desempenho do carro estava bom, embora não tão bom quanto Barcelona, o que significava que não fomos capazes de avançar o quanto desejávamos. Não é a posição que queria terminar, mas tive algumas boas ultrapassagens, então foi um bom aprendizado. Olhando para o futuro, preciso de um fim de semana de corrida limpo, com uma posição de classificação mais alta, para maximizar nossas chances de marcar pontos no futuro.”

Nico Hülkenberg, 15º: “Foi uma rua de mão única na direção errada hoje. Até certo ponto, era esperado, mas, obviamente, sempre esperamos ser melhores do que na corrida anterior. Isso apenas confirma, mais uma vez, que temos muito trabalho a fazer no ritmo de corrida e na consistência como um todo, porque isso está realmente prejudicando nosso desempenho nas corridas.”

A Ferrari terminou com quarto e quinto lugares no Canadá (Foto: Ferrari)

Guanyu Zhou, 16º: “Sabíamos que a corrida seria difícil, considerando onde estávamos começando, mas ainda acreditava que tínhamos a chance de dar a volta por cima. Infelizmente, não conseguimos. Depois que o safety-car saiu da pista, senti que poderíamos ter entrado na luta; tínhamos começado com os pneus médios, e eles estavam muito bons. A corrida não se desenrolou da maneira que precisávamos e, após o último pit-stop, não havia muito o que pudéssemos fazer. Não há como negar que esperávamos melhorar nossos resultados, mas este fim de semana não foi fácil. Isso pode acontecer, mas é importante agora mudar o foco para voltar às boas atuações que mostramos recentemente, e chegar preparado daqui a duas semanas em Spielberg. Já vimos antes que tudo pode acontecer durante um fim de semana de sprint: se jogarmos bem nossas cartas, seremos capazes de voltar aos dez primeiros.”

Kevin Magnussen, 17º: “Estávamos apenas sem ritmo e lutamos com os pneus novamente, pelo menos mais do que os outros times, então foi difícil. Acho que ao longo de uma volta temos um ritmo muito bom, mostramos isso várias vezes nesta temporada, mas precisamos trabalhar duro para tentar manter essa força no domingo.”

Nyck de Vries, 18º: “Até a luta com Kevin [Magnussen], fazíamos uma corrida decente. Lutamos muito, mas ambos perdemos nosso ponto de frenagem e, com a baixa aderência, travei e fui reto. Em comparação com os finais de semana anteriores, não fomos rápidos e competitivos o suficiente, então precisamos ver o motivo da falta de desempenho para entender como melhorar. Da mesma forma, todo mundo estava na zona de DRS e, onde quer que estivesse, não era fácil de ultrapassar. Os pontos seriam um desafio hoje, mas classificar mais acima no grid certamente possibilitaria um resultado melhor.”

George Russell, NC: Russell lamenta acidente no GP do Canadá: “Pequeno erro com grandes consequências”

Logan Sargeant, NC: “Tivemos um início de corrida muito bom com um carro com o qual poderíamos lutar por melhores posições. Eu tinha uma AlphaTauri à frente e me sentia rápido. Infelizmente, recebi a mensagem para parar o carro o mais rápido possível devido a um problema que encerrou minha corrida. Aprendi muito neste fim de semana usando os pneus de chuva, pilotando no molhado e usando os intermediários em uma pista seca. Honestamente, no seco, sinto que fomos muito rápidos. Não deu certo hoje, mas estamos mais positivos indo para a Áustria.”

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