GUIA 2019: Testes apresentam ano ainda com ares de 2018: Ferrari e Mercedes próximas, e Red Bull no encalço

O regulamento mudou, mas 2019 ainda lembra 2018 em diversos aspectos. Um deles é a divisão de forças na frente do grid, com Ferrari – inicialmente melhor – e Mercedes brigando por vitórias. A Red Bull, mesmo feliz com a Honda, começa destinada a vencer ocasionalmente

GUIA 2019

F1 abre ano de briga de gigantes, coadjuvantes de luxo e grid jovem

F1 reformula regras para resolver velho dilema da falta de ultrapassagens

Hamilton busca perfeição em 'temporada mais difícil' para colar em Schumacher

Atrás de tirar Ferrari da fila, Vettel tenta se livrar do peso dos erros em ano decisivo

Mudanças, revanche e carros diferentes: como Mercedes e Ferrari retomam duelo

Red Bull busca renascimento com aposta na Honda e na liderança de Verstappen
A PRÉ-TEMPORADA, grande oportunidade para equipes da Fórmula 1 mostrarem onde podem chegar no ano vindouro, deixou o público ansioso. Afinal, ano de novo regulamento técnico sempre causa apreensão em termos de novidades nos bólidos. No fim das contas, frustrou-se quem esperava grandes transformações na divisão de forças: Ferrari e Mercedes ainda são as duas equipes mais fortes, enquanto a Red Bull acompanha logo atrás.
 
Mesmo assim, os testes serviram para ver uma realidade distinta. Ao contrário do que se viu no começo 2018, a Ferrari parece ter alguma vantagem sobre a Mercedes. A boa forma do carro vermelho, independente do pneu usado, conta uma história das mais positivas para os italianos. A questão é que a vantagem ainda aparenta ser pequena, sendo suscetível às idas e vindas da corrida de desenvolvimento. Foi justamente assim que a Ferrari, que começou o ano anterior em desvantagem, chegou à fase europeia da temporada com vantagem clara em certas etapas.
 
Dessa forma, fica até mesmo dizer quem chega a Melbourne como melhor equipe. Como garantir que a performance vista em Barcelona não muda muito conforme atualizações chegam? É por isso que ainda é mais seguro falar de forma mais ampla, apontando duas escuderias, Mercedes e Ferrari, com plenas condições de brigar por vitórias do começo ao fim.
Ferrari e Mercedes começam em vantagem em relação ao resto do grid (Foto: Pirelli)

O que a pré-temporada é que existe uma equipe que não mudou muito de panorama entre 2018 e 2019. A Red Bull talvez até esteja mais próxima das duas equipes principais, mas ainda atua como terceira força. As vitórias virão, cedo ou tarde, mas é difícil acreditar em briga séria pelo título. Não só o carro é bom como os pilotos, Max Verstappen e Pierre Gasly, são dos mais capacitados. Ficar mais ou menos onde já estava antes nem chega a ser algo ruim, verdade seja dita: considerando que o motor Honda causava alguns calafrios, com parcela do público esperando os taurinos se aproximando perigosamente do pelotão intermediário, seguir na luta por vitórias é um belo presente.

 
Quando o assunto é pelotão intermediário, tudo fica mais incerto. A Renault, ‘melhor do resto’ em 2019 e forte na pré-temporada, surge como favorita natural. A equipe francesa nem focou tanto em voltas rápidas em Barcelona, mas conseguiu tempo melhor que o das outras medianas com Nico Hülkenberg. Além da velocidade, o carro mostrou boa confiabilidade, ou ao menos melhor do que a vista em anos anteriores.
 
Daí para trás, o grid vira um tiroteio. Haas, McLaren, Alfa Romeo e até mesmo Toro Rosso mostraram desempenhos satisfatórios e próximos. O melhor tempo das equipes citadas – 1min16s882, da Toro Roso de Alexander Albon – foi apenas 0s4 mais rápido que o 1min17s239 de Kimi Räikkönen, pela Alfa Romeo. Isso tudo com os mesmos pneus, o C5. Em termos de confiabilidade, quem aparenta estar um pouco atrás é a Haas, que sofreu com quebras e chegou a causar três bandeiras vermelhas no mesmo dia em Barcelona.

GUIA 2019

A Red Bull, pouco atrás, é capaz de incomodar (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

De qualquer forma, as equipes citadas – mais a Renault, que não está tão distante assim – prometem uma disputa realmente imprevisível. A expectativa é de que as características de cada pista determinem quem fica mais forte a cada fim de semana, não necessariamente sendo uma questão de quem tem o melhor modelo como um todo.

 
Ainda no pelotão intermediário, mas com algum déficit, está a Racing Point. A equipe recebeu o dinheiro da família Stroll e deixou a impressão de que poderia ganhar terreno de imediato. Não parece ser bem assim: talvez ainda por consequência do dinheiro apertado no segundo semestre de 2018, o RP19 não chegou aterrorizando em Barcelona. Para completar, a equipe não tinha peças sobressalentes e limitou as voltas dadas. Vai ser preciso trabalhar para buscar a diferença para as rivais diretas. A boa notícia é a promessa de um carro atualizado já na Austrália.
 
Por último, como você pode imaginar, a Williams. Não há como não apontar os britânicos como donos do pior carro de 2019. O atraso na chegada a Barcelona, que custou dois dias de atividades, se somou ao fato de que George Russell e Robert Kubica passaram a maior parte do tempo em último na tabela de tempos. O polonês já faz críticas abertas, enquanto o diretor-técnico Paddy Lowe é afastado por tempo indeterminado – e provavelmente definitivo. Desse jeito, não há atualização ou carta na manga que ajuda a antes vitoriosa escuderia a reagir.

A morte de Charlie Whiting

Obituário: Charlie Whiting, 1952 – 2019
Mundo do automobilismo reage à morte repentina de Whiting

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.