Álex Márquez supera irmão e lidera treino da MotoGP na Tailândia. Bagnaia é só 13º
Álex Márquez achou uma grande volta nos momentos finais do treino, bateu o irmão Marc Márquez e liderou o primeiro dia da MotoGP na Tailândia. A Honda foi a grata surpresa, mas Pecco Bagnaia decepcionou e vai para o Q1
O treino da MotoGP, nesta sexta-feira (28), terminou com dobradinha da família Márquez, que controlou a sessão do início ao fim na Tailândia. Com uma grande volta nos últimos instantes, Álex Márquez colocou a Gresini no topo com o tempo de 1min29s020, apenas 0s052 mais rápido que o irmão Marc Márquez.
Pedro Acosta mostrou bom desempenho com a KTM e ficou na terceira colocação, acompanhado por Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli, completando a lista dos cinco melhores do treino em Buriram.
Joan Mir foi umas das grandes surpresas e terminou como sexto mais veloz, acompanhado por Raúl Fernández, Fabio Quartararo, Ai Ogura e Johann Zarco. Os dez primeiros já garantiram vaga automática no Q2 da classificação deste sábado.
Um dos favoritos ao título teve dia para esquecer na Tailândia. Francesco Bagnaia nunca mostrou-se confortável com a moto da Ducati e ainda foi atrapalhado por bandeiras amarelas e pelo colega Morbidelli nas últimas tentativas da atividade, ficando apenas em 13º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A grande ausência deste fim de semana é o atual campeão Jorge Martín. O espanhol sofreu lesões na pré-temporada e vai perder as duas primeiras corridas da temporada, adiando a estreia oficial na Aprilia, e substituído pelo reserva Lorenzo Savadori.
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (1), a partir de 0h50 (de Brasília) com a definição do grid de largada para o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o treino da MotoGP na Tailândia:
O treino da MotoGP contou com sol e tempo firme em Buriram. As temperaturas marcavam 36ºC no ar e 55ºC na pista, além de ventos de 4 km/h e umidade relativa de 32%. Assim que a luz verde pintou, os pilotos rapidamente saíram das respectivas garagens.
Após as primeiras tentativas, Marc Márquez novamente mostrou que não estava para brincadeira e logo tomou a primeira posição, com 1min30s044. Pedro Acosta foi para o segundo lugar, apenas 0s015 atrás, acompanhado por Joan Mir, Francesco Bagnaia e Álex Márquez.
A pista seguia cheia, com muito tráfego, mas Franco Morbidelli conseguiu o sexto tempo, com 1min30s300.
Com apenas nove minutos de treino, a primeira bandeira amarela do ano. Jack Miller perdeu o controle na curva 12 e caiu. Com ajuda dos fiscais, o australiano levantou-se e voltou para a sessão.
Acosta, por outro lado, achou uma grande volta e cravou 1min30s039 para assumir a liderança por apenas 0s005. O companheiro Brad Binder também foi bem e saltou para o sexto posto em Buriram.
Logo depois, a pista tailandesa ficou vazia, com a maior parte dos pilotos em suas respectivas garagens. Morbidelli foi um dos poucos acelerando e pegou o quinto lugar, apenas 0s089 atrás do líder.
Logo depois, Marc Márquez colocou ordem na casa e cravou 1min29s850 e retomou a liderança, dessa vez abrindo vantagem para os rivais. O companheiro Bagnaia ficou na pista, mas sem melhorar a própria marca.
Com 24 minutos para o fim da sessão, a zebra pintou em Buriram. Johann Zarco surpreendeu e fez 1min29s624 para tomar a liderança do treino da MotoGP usando pneus macios. Luca Marini também foi bem e saltou para o terceiro posto.
Enea Bastianini também colocou os compostos macios, mas errou sozinho na curva 4 e conseguiu retornar para a pista sem qualquer queda.
Nos últimos 12 minutos, a pista voltou a ficar cheia e os tempos despencaram. Acosta tomou a liderança de maneira breve, mas viu Marc Márquez fazer 1min29s374 para reassumir a ponta. Álex Márquez e Morbidelli também andaram bem, subindo para terceiro e quarto lugares, respectivamente.
No giro seguinte, Marc voltou a baixar a própria marca, com 1min29s197, agora seguido pelo irmão Álex. Neste momento, Bagnaia era apenas o 11º colocado, a 0s8 de distância do companheiro de Ducati.
Bagnaia reagiu e fez o nono tempo. Quem também melhorou foi Mir, que pulou para o quarto lugar com 1min29s500.
Os últimos minutos foram frenéticos em Buriram. Marco Bezzecchi reagiu depois de uma dura sessão e foi para segundo, com 1min29s267, seguido por Morbidelli. Quartararo pulou para o quinto posto. Mais atrás, Bagnaia foi para sétimo, mas teve a volta deletada.
Ainda houve tempo para Bezzecchi cair na curva 3 e atrapalhar diversos pilotos. Acosta ignorou os problemas e foi para segunda, com o novato Ai Ogura pulando para o oitavo posto.
Nos últimos segundos, Bagnaia vinha em volta rápida, mas foi atrapalhado por Morbidelli e ficou fora do top-10. Alheio a isso, Álex Márquez cravou 1min29s020 e tomou a liderança. Marc fez 1min29s072 e melhorou, mas não foi o suficiente.
MotoGP 2025, GP da Tailândia, Treino Livre, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.020 | |
2 | 93 | M MÁRQUEZ | Ducati | 1:29.072 | +0.052 |
3 | 37 | P ACOSTA | KTM | 1:29.262 | +0.242 |
4 | 72 | M BEZZECCHI | Aprilia | 1:29.267 | +0.247 |
5 | 21 | F MORBIDELLI | VR46 Ducati | 1:29.306 | +0.286 |
6 | 36 | J MÍR | Honda | 1:29.398 | +0.378 |
7 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:29.462 | +0.442 |
8 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.485 | +0.465 |
9 | 79 | A OGURA | Trackhouse Aprilia | 1:29.597 | +0.577 |
10 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | 1:29.608 | +0.588 |
11 | 12 | M VIÑALES | Tech3 KTM | 1:29.681 | +0.661 |
12 | 33 | B BINDER | KTM | 1:29.695 | +0.675 |
13 | 63 | F BAGNAIA | Ducati | 1:29.711 | +0.691 |
14 | 43 | J MILLER | Pramac Yamaha | 1:29.746 | +0.726 |
15 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:29.753 | +0.733 |
16 | 10 | L MARINI | Honda | 1:29.787 | +0.767 |
17 | 42 | A RINS | Yamaha | 1:29.982 | +0.962 |
18 | 88 | M OLIVEIRA | Pramac Yamaha | 1:29.985 | +0.965 |
19 | 23 | E BASTIANINI | Tech3 KTM | 1:30.165 | +1.145 |
20 | 35 | S CHANTRA | LCR Honda | 1:30.269 | +1.249 |
21 | 54 | F ALDEGUER | Gresini Ducati | 1:30.286 | +1.266 |
22 | 32 | L SAVADORI | Aprilia | 1:31.024 | +2.004 |
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

