Ducati traça plano para buscar Quartararo: “Vencer, estar no pódio e nenhum zero”

Diretor-esportivo da Ducati celebrou os bons resultados enquanto fábrica, mas reconheceu que o balanço não é 100% positivo, já que faltou consistência na temporada 2022. Dirigente, no entanto, descartou jogar a toalha, já que, matematicamente, o título ainda é possível

HONDA VIVE MÁ FASE NA MOTOGP, MAS RINS FEZ BOA ESCOLHA COM LCR

A Ducati traçou um plano claro para tentar buscar Fabio Quartararo no Mundial de Pilotos na MotoGP. Às vésperas do reinicio da temporada 2022, o dirigente fez um balanço da primeira parte do campeonato e evitou jogar a toalha, mas reconheceu que será preciso uma tática agressiva para recuperar os 66 pontos de atraso que Francesco Bagnaia tem em relação ao francês.

Diretor-esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti avaliou que, enquanto marca, a Ducati não tem do que se queixar. Afinal, embora a equipe de fábrica tenha demorado a acordar, já que a GP22 se mostrou mais difícil de acertar, Enea Bastianini venceu três vezes no ano, enquanto Johann Zarco somou quatro pódios e uma pole em 11 corridas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Paolo Ciabatti lamentou a falta de consistência dos pilotos (Foto: Ducati)

WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP para a temporada 2023?

“Como fábrica, só podemos ficar satisfeitos, pois vencemos cinco de dez corridas, fizemos sete poles, sempre teve pelo menos uma Ducati no pódio, sempre uma Ducati na primeira fila, então esse é um bom resultado para a marca, assim como estarmos liderando o Mundial de Construtores por 49 pontos, se não me engano”, disse Ciabatti ao site da MotoGP antes do GP da Holanda. “Mas, por outro lado, nos falta um pouco de consistência, com os nossos pilotos”, assumiu.

“Com certeza, mostramos que podemos ser competitivos em todas as pistas, até mesmo em circuitos onde normalmente a Ducati tinha dificuldades. Em Sachsenring, vimos muitas Ducati indo bem, Pecco foi fantástico na sexta e no sábado, pole-position, mas, claro, aquela queda na terceira volta foi muito desapontadora para ele e para nós, pois agora temos menos chances de lutarmos pelo campeonato”, recordou. “É claro que vamos lutar, mas com o nível de consistência que Fabio tem, e diria que também que Aleix Espargaró tem, vai ser difícil alcançar. Vamos tentar, mas não é tão fácil”, pontuou.

A Ducati fechou a primeira parte da temporada 2022 com 246 pontos no Mundial de Construtores, 74 à frente da Yamaha, a vice-líder. Na disputa dos pilotos, Zarco é o melhor colocado, em terceiro, com 58 pontos a menos que Quartararo. Bagnaia vem em quarto, com 66 pontos a menos.

Questionado sobre qual o plano para a segunda fase da temporada 2022, Ciabatti descartou jogar a toalha e avisou que, enquanto existir chance matemática, a Ducati vai manter o combate.

“Sabemos que a moto é capaz de estar no top em cada um dos circuitos. Pelo menos, foi isso que demonstramos até aqui”, comentou. “Estamos trabalhando com nossos pilotos também para colocá-los na mentalidade correta”, continuou.

“Nada está perdido enquanto matematicamente ainda for possível, então vamos tentar somar o maior número possível de pontos, tentar vencer corridas, tentar estar no pódio e esperamos não ter mais nenhum zero”, encerrou.

MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
Quem subiu, desceu ou surpreendeu até aqui na MotoGP 2022
Suzuki anuncia acordo com Dorna e oficializa saída da MotoGP ao fim de 2022
Dovizioso vê trajetória completa e anuncia aposentadoria da MotoGP em 2023
Marc Márquez avança em recuperação e é liberado para fisioterapia 42 dias após cirurgia
Quartararo é agraciado com Ordem Nacional da Legião de Honra na França
Suzuki inicia contagem regressiva de adeus melancólico à MotoGP em 2022
KTM volta a se perder na MotoGP e precisa buscar forças para se reerguer em 2022
Honda sofre para cicatrizar feridas sem Marc Márquez em ano de fracasso total
Aprilia dá salto de performance, vira estrela e mete colher até na briga pelo título
Carregada por Quartararo, Yamaha faz sólida defesa de título em 2022 agridoce na MotoGP
Favoritos naufragam na disputa entre novatos em 2022. Bezzecchi nada de braçada

ALEIX ESPARGARÓ CONDUZ APRILIA AO PROTAGONISMO E MUDA STATUS NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.