Zarco supera queda e põe Pramac na liderança no TL1 da MotoGP em Silverstone
Johann Zarco chegou a cair no TL1 da MotoGP em Silverstone, realizado nesta sexta-feira (5), mas conseguiu retornar à pista a tempo de ser o mais rápido da primeira sessão
Nem Fabio Quartararo, nem Francesco Bagnaia, nem Aleix Espargaró. O mais rápido na primeira sessão de treinos livres para a etapa da Grã-Bretanha da MotoGP, realizada nesta sexta-feira (5), foi Johann Zarco. O francês da Pramac Ducati voou com o cronômetro já zerado e cravou 1min59s893, deixando Pecco em segundo por apenas 0s027.
Foi um treino de superação, aliás, porque tanto Zarco quanto Bagnaia sofreram quedas durante a sessão, mas conseguiram voltar aos boxes, pegar suas respectivas motos reservas e voltarem à pista para duelar pela ponta.
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Álex Rins, que liderou boa parte da sessão, ficou em terceiro, seguido por Quartararo e Takaaki Nakagami. Vice-líder, Aleix Espargaró foi o sexto colocado com a Aprilia, com o companheiro de equipe, Maverik Viñales, na sequência. Joan Mir, Jorge Martín e Brad Binder fecharam o top-10.
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Os pilotos da MotoGP retornaram das longas férias num clima bastante ameno: os termômetros em Silverstone marcavam 15°C, com a pista chegando aos 28°C — condições bem mais frias do que as vistas antes da parada. Com o céu parcialmente nublado, a umidade relativa era de 62% e os ventos não passavam de 8 km/h.
Assim que os 45 minutos da primeira sessão entraram na regressiva, os pilotos não perderam tempo. Praticamente todos saíram juntos para aproveitar o máximo possível a pista. Nas motos, a aposta foi unânime: pneus macios na frente e compostos médios na parte de trás.
Coube a Franco Morbidelli abrir os trabalhos, sendo o primeiro a registrar tempo: 2min05.019, mas assim que os demais começaram a fazer suas voltas rápidas, o piloto da Yamaha foi ficando para trás. Líder do campeonato, Quartararo foi um dos que destruíram a marca inicial de Morbidelli ao virar 2min03s631. Mas o ítalo-brasileiro voltou à ponta na sequência.
Mais alguns giros, e foi a vez de Rins colocar a Suzuki na ponta, trazendo consigo as Ducati de Jack Miller e Bagnaia, respectivamente.
A 35 minutos do fim, dois nomes de peso sofriam problemas praticamente ao mesmo tempo. O primeiro foi Bagnaia, que escapou na curva 4 da pista inglesa, indo ao chão. Na sequência, Quartararo aparecia lento, olhando para a parte de trás da sua Yamaha, dando indícios de algum problema mecânico. A cena seguinte, no entanto, foi engraçada: o francês ganhou uma “carona” de Miller para retornar aos boxes.
Na tabela de tempos, Rins liderava com 2min00s961, seguido por Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Marco Bezzecchi e Jorge Martín fechando os cinco primeiros. Mais algumas voltas, e Maverik Viñales colocou a Aprilia na ponta: 2min00s827, 0s134 mais rápido que o representante da Suzuki.
Enquanto isso, Quartararo voltava à pista para tentar melhorar a posição, que era apenas a última no momento, a quase 3s da melhor marca. O esforço o arrancou do fim do pelotão, mas o tempo de volta registrado era apenas o 11º melhor até então.
Na frente, Viñales veio rápido e tomou a ponta mais uma vez, porém Rins respondeu no giro seguinte: 2min00s728, e o espanhol melhorou o tempo ainda mais, baixando para 2min00s527. Quartararo já aparecia em segundo, com Viñales, Espargaró, Nakagami, Miller, Bezzecchi, Miguel Oliveira, Álex Márquez e Jorge Martín completando o top-10. Enea Bastianini vinha logo atrás, em 11º, enquanto Bagnaia era apenas o 19º.
A 15 minutos do fim, mais um piloto ia ao chão: Zarco, que vinha discreto e aparecia em 13º, perdeu o controle na curva seis e foi parar na área de escape, perto da barreira de proteção. Aparentemente, uma queda sem gravidades ao piloto, que retornou aos boxes e pegou a moto reserva para completar a sessão de treinos.
Nos minutos finais, Áleix Espargaró pulou para o segundo posto, a 0s103 do tempo de Rins. Ao menos na primeira sessão, a disputa ficou durante a maior parte do tempo entre Aprilia e Suzuki, com a Yamaha de Quartararo bem próxima vindo na sequência.
A dois minutos do fim, o treino ficou agitado: Quartararo cravou a melhor volta, mas foi imediatamente superado pelo rival Bagnaia. Até que Rins veio atrás e retomou o primeiro posto, mostrando que a Suzuki poderia ter um fim de semana forte em solo inglês.
Mas a definição ficou para o último giro, literalmente. Com o cronômetro já zerado, Zarco acertou uma volta voadora e baixou de 2min. Mas Pecco queria o primeiro posto, e parecia que faria um tempo ainda melhor, melhorando todas as parciais do piloto da Pramac. Porém, no último setor, o italiano acabou perdendo centésimos preciosos e cruzou a linha de chegada a apenas 0s027 da volta de Zarco.
MotoGP 2022, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, TL1:
1 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:59,893 | |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:59,920 | +0,027 |
3 | Á RINS | Suzuki | 2:00,220 | +0,327 |
4 | F QUARTARARO | Yamaha | 2:00,438 | +0,545 |
5 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 2:00,448 | +0,555 |
6 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 2:00,630 | +0,737 |
7 | M VIÑALES | Aprilia | 2:00,799 | +0,906 |
8 | J MIR | Suzuki | 2:00,843 | +0,950 |
9 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 2:00,948 | +1,055 |
10 | B BINDER | KTM | 2:00,994 | +1,101 |
11 | P ESPARGARÓ | Honda | 2:01,040 | +1,147 |
12 | J MILLER | Ducati | 2:01,055 | +1,162 |
13 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 2:01,112 | +1,219 |
14 | M OLIVEIRA | KTM | 2:01,120 | +1,227 |
15 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 2:01,174 | +1,281 |
16 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 2:01,219 | +1,326 |
17 | R GARDNER | Tech3 KTM | 2:01,539 | +1,646 |
18 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 2:01,578 | +1,685 |
19 | L MARINI | VR46 Ducati | 2:01,607 | +1,714 |
20 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 2:01,748 | +1,855 |
21 | F MORBIDELLI | Yamaha | 2:01,775 | +1,882 |
22 | S BRADL | Honda | 2:02,062 | +2,169 |
23 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 2:02,179 | +2,286 |
23 | D BINDER | RNF Yamaha | 2:02,565 | +2,672 |
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