Marc Márquez confirma favoritismo e vence abertura da MotoGP na Tailândia. Bagnaia é 3º
Marc Márquez até enfrentou alguns problemas com a pressão dos pneus durante a corrida, mas superou o irmão Álex Márquez na reta final da prova e venceu o GP da Tailândia. Pecco Bagnaia mais uma vez foi apenas discreto e terminou na terceira colocação, fechando o pódio
Marc Márquez sobrou na Tailândia, neste domingo (2), na corrida que abriu a temporada 2025 da MotoGP. E o domínio do espanhol foi tão grande, que o hexacampeão da classe rainha até escolheu como vencer em Buriram. Depois de alguns problemas com a pressão dos pneus, o piloto da Ducati cedeu a liderança para Álex Márquez e escolheu as voltas finais para retomar o caminho da vitória.
Com quatro giros para o fim, Marc mergulhou contra o irmão, superou e partiu para a glória na abertura do campeonato. Álex ainda se segurou na segunda colocação, à frente de Francesco Bagnaia, que fechou o pódio na primeira corrida do ano.
Franco Morbidelli superou a punição no grid de largada e terminou na quarta colocação. O novato Ai Ogura voltou a andar bem e fechou no quinto posto em sua estreia na MotoGP.
Marco Bezzecchi foi o sexto colocado, acompanhado por Johann Zarco, Brad Binder, Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio completando a lista dos dez melhores no GP da Tailândia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP volta a acelerar entre 14 a 16 de março, para o retorno do GP da Argentina, em Termas de Río Hondo, com a segunda etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Tailândia da MotoGP em 2025:
A primeira corrida da MotoGP no ano contou com tempo nublado em Buriram, mas também forte calor. Os termômetros marcavam 36ºC no ar e 49ºC na pista, além de ventos de 10 km/h e umidade relativa de 41%.
Na largada, Marc Márquez novamente partiu bem e segurou bem a primeira colocação. Mais atrás, Francesco Bagnaia foi para o ataque na curva 1 e superou Álex Márquez. O espanhol caiu para quarto, mas logo reagiu com boas ultrapassagens e voltou ao segundo lugar. Com isso, o líder abriu 0s5 de vantagem.
No início da segunda volta, Franco Morbidelli iniciou a prova de recuperação. Em poucos metros, o italiano superou Raúl Fernández e Jack Miller, praticamente anulando o efeito da punição que sofreu nos treinos livres.
Marc Márquez conseguiu abrir boa vantagem de 0s7 para o irmão Álex, que colocou 1s3 de frente para Bagnaia. Ogura e Morbidelli completavam o top-5 em intenso duelo.
Na volta 4, Acosta errou sozinho na curva 1, caiu e escorregou para fora da pista. Depois de ajuda dos fiscais, recuperou-se e voltou para a disputa na última colocação. Lá na frente, Morbidelli passou Ogura e foi para o quarto posto.
Marc Márquez apertou o ritmo e fez 1min30s637, melhor volta da prova, abrindo 1s1 de vantagem para Álex. Bagnaia seguia sem ritmo, mas precisou ficar alerta com a aproximação de Morbidelli.
Na volta 7, um momento crucial para a corrida. Marc Márquez errou na saída da curva 3, perdeu velocidade e foi superado por Álex Márquez, que tomou a liderança da corrida. Bagnaia aproveitou a falha para se aproximar, mas seguia 0s8 atrás do espanhol.
A briga pela vitória ficou intensa no meio da prova. Álex Márquez mantinha margem mínima para Marc, mas viu Bagnaia e Morbidelli rapidamente se aproximarem da disputa em Buriram, com o quarteto separado por apenas 1s3.
Marc continuava preso atrás do irmão Álex na volta 12, sem arriscar qualquer tipo de manobra. Atrás, Bagnaia conseguia o mesmo ritmo dos rivais, mas passou a se preocupar com a aproximação feroz de Morbidelli na luta pelo pódio.
Na volta 14, o quarteto da frente novamente se aglomerou, mas Álex Márquez conseguiu abrir boa margem de 0s2 para o irmão Marc, que não conseguia um espaço para retomar a liderança da prova.
Logo depois, mais uma vítima em Buriram. Joan Mir caiu sozinho na curva final do circuito e abandonou a corrida de maneira precoce.
Com 10 voltas para o fim, a briga pela vitória esquentou novamente. Marc se aproximou do irmão mais uma vez, mas não conseguiu completar a manobra. Mais atrás, Marco Bezzecchi superou Jack Miller e foi para o sexto lugar.
Com sete giros para a bandeirada, Marc Márquez aproveitou um pequeno erro de Álex Márquez para grudar na reta oposta e tentar o ataque na curva 3, mas sem sucesso. Mais atrás, Bagnaia conseguiu abrir 1s6 para Morbidelli e ficou seguro em terceiro.
Na reta final, a corrida virou um desafio de sobrevivência por conta do forte calor e também pelo desgaste dos pneus. Marc Márquez se aproximava do irmão, mas via também a chegada de Bagnaia para a briga pela vitória em Buriram, com o trio separado por apenas 0s7.
A quatro voltas para o fim, o cenário finalmente mudou na Tailândia. Marc Márquez mergulhou na curva final do circuito e fez a manobra decisiva, rapidamente abrindo 0s5 de vantagem para o irmão. Bagnaia, por outro lado, grudou na traseira da moto #73.
Depois disso, pouco aconteceu em Buriram. Marc Márquez só abriu vantagem para vencer de novo na temporada 2025, com 1s7 para Álex Márquez. O pódio ficou completo com Pecco Bagnaia, à frente de Franco Morbidelli e Ai Ogura.
MotoGP 2025, GP da Tailândia, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 93 | M MÁRQUEZ | Ducati | 26 voltas |
2 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | + 1.732 |
3 | 63 | F BAGNAIA | Ducati | + 2.398 |
4 | 21 | F MORBIDELLI | VR46 Ducati | + 5.176 |
5 | 79 | A OGURA | Trackhouse Aprilia | + 7.450 |
6 | 72 | M BEZZECCHI | Aprilia | + 14.967 |
7 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | + 15.225 |
8 | 33 | B BINDER | KTM | + 19.929 |
9 | 23 | E BASTIANINI | Tech3 KTM | + 20.053 |
10 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | + 21.546 |
11 | 43 | J MILLER | Pramac Yamaha | + 22.315 |
12 | 10 | L MARINI | Honda | + 23.940 |
13 | 54 | F ALDEGUER | Gresini Ducati | + 24.760 |
14 | 88 | M OLIVEIRA | Pramac Yamaha | + 26.097 |
15 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | + 26.456 |
16 | 12 | M VIÑALES | Tech3 KTM | + 28.770 |
17 | 42 | A RINS | Yamaha | + 31.095 |
18 | 35 | S CHANTRA | LCR Honda | + 31.480 |
19 | 37 | P ACOSTA | KTM | + 42.115 |
20 | 32 | L SAVADORI | Aprilia | + 46.827 |
21 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | Abandonou |
22 | 36 | J MÍR | Honda | Abandonou |
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

