Marc Márquez sobra e lidera TL1 da MotoGP na Tailândia. Bagnaia fica apenas em 10º
Marc Márquez controlou a primeira atividade da MotoGP em 2025 do início ao fim e acabou na primeira colocação, à frente de Franco Morbidelli e Fabio Quartararo. O bicampeão Pecco Bagnaia errou diversas vezes ao longo da sessão
A temporada 2025 da MotoGP finalmente começou, com o primeiro treino livre do GP da Tailândia abrindo os trabalhos do novo campeonato. E a primeira atividade oficial do ano terminou com Marc Márquez, que estreia na Ducati confortável na liderança, com o tempo de 1min29s423 obtido logo nos instantes iniciais.
A segunda posição ficou com Franco Morbidelli, que apareceu bem nos instantes finais e terminou 0s158 atrás do ponteiro. Fabio Quartararo, Jack Miller e Marco Bezzecchi completaram o top-5 em Buriram.
O novato Ai Ogura apareceu bem nos minutos finais do TL1 e terminou na sexta colocação, acompanhado por Álex Márquez, Miguel Oliveira e Maverick Viñales.
Francesco Bagnaia terminou o primeiro treino livre na décima colocação, com o tempo de 1min30s141, a 0s718 do companheiro de Ducati. O italiano mostrou-se desconfortável com a moto desde o início da sessão e escapou da pista em quatro oportunidades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A grande ausência deste fim de semana é o atual campeão Jorge Martín. O espanhol sofreu lesões na pré-temporada e vai perder as duas primeiras corridas da temporada, adiando a estreia oficial na Aprilia, e substituído pelo reserva Lorenzo Savadori.
A MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (28), com o treino para o GP da Tailândia, em Buriram, a partir de 5h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o TL1 da MotoGP na Tailândia:
A primeira atividade da MotoGP na temporada 2025 contou com sol e tempo firme em Buriram. As temperaturas marcavam 33ºC no ar e 47ºC na pista, além de ventos de 8 km/h e umidade relativa de 39%. Assim que a luz verde pintou, os pilotos rapidamente saíram das respectivas garagens.
Após as primeiras tentativas, Marco Bezzecchi rapidamente tomou a dianteira, com 1min29s998, seguido de perto por Marc Márquez. O espanhol, no entanto, acertou a segunda volta e tomou a liderança, com 1min29s592. Por outro lado, o companheiro Francesco Bagnaia aparecia no décimo lugar.
Com dez minutos de treino, o primeiro problema da temporada. Maverick Viñales encarou dificuldades técnicas na moto e encostou no fim da reta oposta. Ao mesmo tempo, Fabio Quartararo escapou na curva 3, mas rapidamente voltou para a pista.
Marc Márquez seguiu com ritmo forte na pista e fez 1min29s423, seguido por Bezzecchi, Álex Márquez, Quartararo e Luca Marini. Bagnaia, neste momento, aparecia apenas no 12º lugar, a 1s do companheiro de equipe.
Com 28 minutos para o fim, a pista ficou fazia, composta apenas por Fermín Aldeguer, Ai Ogura e Pedro Acosta. O espanhol da KTM seguiu em ritmo forte, mas não conseguia passar da oitava colocação na tabela.
Minutos depois, a pista voltou a ficar cheia, com quase todos os competidores em ação. Bagnaia conseguiu melhorar a própria marca e subiu para o oitavo posto, mas a 0s905 do companheiro de Ducati. Logo depois, no entanto, o italiano errou na curva 5 e escapou.
A pista de Buriram esquentou na reta final da sessão e poucos pilotos conseguiram melhorar seus tempos. Acosta aproveitou a pista vazia para tentar voltas rápidas, mas sem sucesso.
Com seis minutos para o fim, porém, Jack Miller achou uma grande volta em 1min30s153 e saltou para a quinta colocação. Bagnaia, por outro lado, errou novamente, dessa vez na curva 4 do circuito tailandês.
Bagnaia, no entanto, melhorou na sequência e fez 1min30s141 para assumir o sexto posto. Miller foi bem novamente e pulou para o segundo lugar, mas a 0s417 de Marc Márquez, que seguia firme na liderança.
Nos minutos finais, os tempos começaram a cair. Quartararo chegou a pular para segundo, mas rapidamente foi superado por Franco Morbidelli, que cravou 1min29s683. Depois de problemas no início, Viñales também evoluiu e foi para sétimo.
No último giro do relógio, Ogura fez 1min29s919 e saltou para a sexta colocação. Morbidelli melhorou a própria marca, mas seguiu em segundo, a 0s158 do líder. No fim, ninguém sequer chegou perto de Marc Márquez na ponta.
MotoGP 2025, GP da Tailândia, TL1:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 93 | M MÁRQUEZ | Ducati | 1:29.423 | |
2 | 21 | F MORBIDELLI | VR46 Ducati | 1:29.581 | +0.158 |
3 | 20 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.765 | +0.342 |
4 | 43 | J MILLER | Pramac Yamaha | 1:29.840 | +0.417 |
5 | 72 | M BEZZECCHI | Aprilia | 1:29.851 | +0.428 |
6 | 79 | A OGURA | Trackhouse Aprilia | 1:29.919 | +0.496 |
7 | 73 | A MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.944 | +0.521 |
8 | 88 | M OLIVEIRA | Pramac Yamaha | 1:30.018 | +0.595 |
9 | 12 | M VIÑALES | Tech3 KTM | 1:30.054 | +0.631 |
10 | 63 | F BAGNAIA | Ducati | 1:30.141 | +0.718 |
11 | 5 | J ZARCO | LCR Honda | 1:30.219 | +0.796 |
12 | 10 | L MARINI | Honda | 1:30.233 | +0.810 |
13 | 36 | J MÍR | Honda | 1:30.241 | +0.818 |
14 | 54 | F ALDEGUER | Gresini Ducati | 1:30.269 | +0.846 |
15 | 42 | A RINS | Yamaha | 1:30.341 | +0.918 |
16 | 37 | P ACOSTA | KTM | 1:30.385 | +0.962 |
17 | 35 | S CHANTRA | LCR Honda | 1:30.471 | +1.048 |
18 | 49 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:30.537 | +1.114 |
19 | 33 | B BINDER | KTM | 1:30.640 | +1.217 |
20 | 23 | E BASTIANINI | Tech3 KTM | 1:30.722 | +1.299 |
21 | 25 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:31.040 | +1.617 |
22 | 32 | L SAVADORI | Aprilia | 1:31.844 | +2.421 |
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

