Bertelle supera Nepa no fim e lidera treino da Moto3 na Tailândia. Piqueras é 5º
Matteo Bertelle acertou uma bela volta nos minutos finais da atividade em Buriram e comandou o treino da Moto3. Favorito, Ángel Piqueras terminou apenas em quinto
A Moto3 abriu sua temporada 2025 nesta sexta-feira (28) e já na primeira atividade do fim de semana, a liderança ficou com Matteo Bertelle. O italiano da Level Up – MTA cravou 1min40s931 e ficou à frente de outro compatriota, Stefano Nepa, que ficou 0s235 de cravar a melhor volta.
Jose Antonio Rueda ficou em terceiro, superando Ryusei Yamanaka, que marcou o quarto tempo com 1min41s230. Um dos favoritos no campeonato, Ángel Piqueras, fechou na quinta colocação, com 1min41s261.
Relacionadas
Adrián Fernández, David Almansa, David Muñoz, Taiyo Furusato e Riccardo Rossi completaram os dez primeiros e avançam direto para o Q2. Nicola Carraro, Joel Kelso, Scott Ogden e Luca Lunetta vieram na sequência e estão garantidos também.
A Moto3 volta a acelerar ainda na sexta-feira (28) com o segundo treino livre e já na madrugada de sábado (29) com a classificação para o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a atividade em Buriram:
Logo de início, o novato Guido Pini perdeu o controle de sua Intact GP e foi o primeiro a causar bandeira amarela local. Na sequência, outro acidente, desta vez um pouco mais feio: Ruché Moodley travou tudo na entrada dos boxes e caiu. Porém, o sul-africano saiu bem e conduzido pelos stewards.
Taiyo Furusato começou bem a sessão, cravando 1min41s549, mas faltando 20 minutos para o fim, David Muñoz superou seu tempo, 1min41s455. Ángel Piqueras, um dos favoritos ao título em 2025, também foi bem e colocou 1min41s514 na tabela de tempos.
José Antonio Rueda subiu para segundo com uma grande volta, 1min41s371. Piqueras melhorou ainda mais seu tempo e assumiu a liderança, com 1min41s269. Luca Lunetta escorregou na curva 12 e foi parar na brita, mas também sem maiores problemas para o italiano.
A dez minutos do fim, os tempos começavam a melhorar, com Ryusei Yamanaka acertando 1min41s230 e tomando a ponta de Ángel. Tatchakorn Buasri perdeu a moto na curva 6 e foi parar na brita também.
Matteo Bertelle foi o primeiro a abaixar o tempo em 100s, 1min40s931 e assumiu a liderança. Stefano Nepa cravou 1min41s166 e era o segundo colocado. Rueda fechou os três primeiros no circuito tailandês.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Moto3 2025, GP da Tailândia, Resultado Final:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 18 | M BERTELLE (Q2) | Level Up MTA KTM | 1:40.931 | |
2 | 82 | S NEPA (Q2) | Sic58 Squadra Corse Honda | 1:41.166 | +0.235 |
3 | 99 | JA RUEDA (Q2) | Red Bull KTM Ajo | 1:41.191 | +0.260 |
4 | 6 | R YAMANAKA (Q2) | MT Helmets – MSi KTM | 1:41.230 | +0.299 |
5 | 36 | A PIQUERAS (Q2) | MT Helmets – MSi KTM | 1:41.261 | +0.330 |
6 | 31 | A FERNÁNDEZ (Q2) | Leopard Racing Honda | 1:41.370 | +0.439 |
7 | 22 | D ALMANSA (Q2) | Leopard Racing Honda | 1:41.390 | +0.459 |
8 | 64 | D MUÑOZ (Q2) | Liqui Moly Intact KTM | 1:41.436 | +0.505 |
9 | 72 | T FURUSATO (Q2) | Honda Team Asia | 1:41.549 | +0.618 |
10 | 54 | R ROSSI (Q2) | Rivacold Snipers Honda | 1:41.560 | +0.629 |
11 | 10 | N CARRARO (Q2) | Rivacold Snipers Honda | 1:41.587 | +0.656 |
12 | 66 | J KELSO (Q2) | Level Up MTA KTM | 1:41.644 | +0.713 |
13 | 19 | S OGDEN (Q2) | CIP Green Power KTM | 1:41.668 | +0.737 |
14 | 58 | L LUNETTA (Q2) | Sic58 Squadra Corse Honda | 1:41.712 | +0.781 |
15 | 71 | D FOGGIA | CFMoto Aspar KTM Team | 1:41.736 | +0.805 |
16 | 5 | T BUASRI | Honda Team Asia | 1:41.923 | +0.992 |
17 | 94 | G PINI | Liqui Moly Intact KTM | 1:42.057 | +1.126 |
18 | 78 | J ESTEBAN | Tech3 KTM | 1:42.113 | +1.182 |
19 | 83 | A CARPE | Red Bull KTM Ajo | 1:42.132 | +1.201 |
20 | 11 | A CRUCES | CIP Green Power KTM | 1:42.279 | +1.348 |
21 | 89 | M URIARTE | FleetSafe Mlav Honda | 1:42.337 | +1.406 |
22 | 73 | V PERRONE | Tech3 KTM | 1:42.395 | +1.464 |
23 | 14 | C BUCHANAN | Boé KTM Motorsports | 1:42.449 | +1.518 |
24 | 21 | R MOODLEY | Boé KTM Motorsports | 1:42.679 | +1.748 |
25 | 34 | J ROSENTHALER | CFMoto Aspar KTM Team | 1:42.956 | +2.025 |
26 | 8 | E O’SHEA | FleetSafe Mlav Honda | Sem tempo |
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

