Confira declarações dos pilotos após GP da Austrália de Fórmula 1 2024

A terceira corrida da temporada 2024 da Fórmula 1 viu Carlos Sainz aproveitar quebra de Max Verstappen e conquistar a primeira vitória em retorno após cirurgia para retirada do apêndice

Depois de ficar de fora do GP da Arábia Saudita e virar dúvida para a corrida na Austrália por ainda estar se recuperando de uma cirurgia de urgência para a retirada do apêndice, Carlos Sainz mostrou estar em excelente forma e venceu a terceira etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, realizada neste domingo (24), em Melbourne. Ainda que tivesse um bom ritmo, o espanhol contou com o abandono de Max Verstappen para abrir vantagem na liderança e cruzar a linha de chegada sem maiores problemas.

Charles Leclerc completou a prova na segunda posição, fechando com chave de ouro o fim de semana “perfeito” da Ferrari no circuito do Albert Park. Atrás da dupla do time de Maranello, Lando Norris garantiu a presença da McLaren no pódio, com Oscar Piastri terminando em quarto, mais de 20s à frente de Sergio Pérez, da Red Bull, que reclamou do “equilíbrio e aderência” do RB20 e recebeu a bandeirada final apenas em quinto.

Fernando Alonso até chegou a terminar a corrida em sexto, mas recebeu 20s de punição por causa de uma manobra defensiva perigosa que resultou no forte acidente de George Russell durante a última volta do GP da Austrália. Com o tempo acrescido ao resultado final, o espanhol da Aston Martin caiu para o oitavo lugar, cedendo uma posição a Lance Stroll, agora em sexto, e Yuki Tsunoda, que elogiou o “trabalho fantástico” da RB — ou Visa Cash App RB — ao ajudá-lo a termina no sétimo posto.

O top-10 foi completado pela dupla da Haas, Nico Hülkenberg, que contou com a ajuda do virtual safety car para entrar na brigar pelos pontos, em nono, e Kevin Magnussen, o décimo colocado.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz, vencedor: Sainz destaca “trabalho duro” para retorno e se diz “orgulhoso” após vencer na Austrália

Charles Leclerc, segundo: Leclerc reconhece “trabalho melhor” de Sainz no GP da Austrália: “Mereceu vitória”

Lando Norris, terceiro: Norris vibra com pódio na Austrália e vê McLaren “chegando” em Ferrari e Red Bull

Oscar Piastri, quarto: Piastri celebra ritmo na Austrália e defende inversão de posição feita para Norris

Sergio Pérez, quinto: Pérez culpa falta de “equilíbrio e aderência” por 5º lugar no GP da Austrália

Lance Stroll, sexto: Stroll aprova conquista de pontos em “corrida bastante solitária” na Austrália

Yuki Tsunoda, sétimo: Tsunoda celebra pontos e elogia “trabalho fantástico” da RB na Austrália

Fernando Alonso, oitavo: Alonso nega brake-test em Russell no GP da Austrália: “Não foco no carro de trás”

Nico Hülkenberg, nono: Hülkenberg celebra ritmo de corrida “encorajador” da Haas após 9º na Austrália

Nico Hülkenberg liderou mais um bom resultado da Haas na temporada 2024 (Foto: AFP)

Kevin Magnussen, décimo: Magnussen elogia “grande trabalho em equipe” em pontuação dupla da Haas na Austrália

Alexander Albon, 11º: “Os pit-stops antecipados estavam disfarçando nossa falta de ritmo de corrida hoje. Tentamos permanecer na disputa parando cedo e recuperando a posição de pista, mas no final das contas o ritmo de nossos concorrentes era muito forte. Todas as vezes que eu tentava igualar o ritmo dos carros ao meu redor, eu aumentava o desgaste e, quando pude fazer minha própria corrida, fiquei três décimos e meio atrás do ritmo. Tivemos muito desgaste e estávamos lutando contra o carro em todos os lugares, então precisamos entender bem o porquê. Com três abandonos das principais equipes, é frustrante não termos conseguido capitalizar isso enquanto nossos rivais o fizeram, mas isso mostra que nosso ritmo não foi rápido o suficiente para ainda ficarmos fora dos pontos”.

“Foi um fim de semana difícil para nós na Williams, mas nos saímos muito bem e realmente nos unimos como uma equipe. Todos na pista realmente se esforçaram, então só tenho a agradecê-los por seu trabalho duro e dedicação e, claro, por Logan por ser um verdadeiro jogador de equipe. Sinceramente, estou feliz com meu desempenho, considerando as circunstâncias, mas vamos continuar a nos unir como equipe e esperamos voltar a lutar no Japão”.

Alexander Albon correu com o carro emprestado de Logan Sargeant (Foto: Williams)

Daniel Ricciardo, 12º: “Depois da noite passada, deixei a frustração de lado antes da corrida. Tentei tirar o máximo hoje e tive alguns bons stints. Muitos pilotos pararam cedo como eu, mas, largando do fim do grid, tivemos que tentar algo. Acho que no primeiro trecho com o composto duro perdi um pouco de tempo, pois a granulação surgiu logo depois do safety car virtual, mas o segundo foi definitivamente mais competitivo. Consegui rodar em 1min21s como tempo de volta antes de recebermos algumas bandeiras azuis, então certamente tivemos alguns momentos bons e encorajadores ao longo da corrida. No entanto, ainda acho que precisamos melhorar algumas coisas, às vezes sinto que não tenho velocidade suficiente em algumas curvas. Durante a corrida, marquei alguns pontos que são bons para coletar dados e que vão nos ajudar a continuar entendendo nosso carro”.

“Obviamente, eu adoraria ter um fim de semana melhor e um início de temporada melhor, principalmente depois da preparação que fiz. Porém, não há pânico, vamos continuar de olho no prêmio e trabalhando juntos. Sinto que o carro em si não mudou muito desde o ano passado, é uma atualização, as características são muito semelhantes. Há alguma confiança nisso e não creio que tenhamos que mudar tudo, então vamos encontrar algo num dos próximos fins de semana para continuar a tendência positiva de desempenho”

Pierre Gasly, 13º: “Não há nada de satisfatório para tirarmos do resultado de hoje, já que terminar fora dos pontos nunca é onde pretendemos terminar as corridas. Porém, fizemos alguns progressos e tentamos maximizar o que tínhamos, e eu diria que fizemos isso hoje. Dei o meu melhor dentro do carro. Foi uma corrida difícil em alguns momentos, mas persistimos até o fim. Todos nós continuaremos trabalhando arduamente juntos. Temos algumas peças chegando em breve, à medida que continuamos diminuindo a distância para aqueles que estão à nossa frente. Foi uma semana movimentada na Austrália e já estou ansioso para correr em Suzuka, uma das minhas pistas favoritas no calendário da Fórmula 1”.

Carlos Sainz conquistou a terceira vitória na F1 (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 14º: “Nunca é bom ver uma boa corrida dar em nada. É frustrante porque, até o pit-stop, as coisas estavam indo muito bem. Tivemos uma boa largada, o mais importante é que tivemos um ritmo forte e deveríamos ter somado pontos. É óbvio que ainda temos que trabalhar para resolver os problemas que estão nos afetando: o que fizemos até agora reduziu muito a incidência, mas o risco ainda existe – como vimos hoje. Há um elemento de azar nisso e não há nada que a equipe de box pudesse ter feito de diferente, é um problema técnico que precisa ser resolvido. Ainda assim, temos alguns pontos positivos – o nosso desempenho está melhorando, demos um passo em frente com as melhorias que a equipe trouxe e deveríamos ter pontuado. Estávamos brigando com o Fernando [Alonso] nos primeiros momentos e acredito que o oitavo ou nono lugar estariam ao nosso alcance. Continuamos trabalhando duro: teremos mais atualizações em breve e acho que podemos dar um passo ainda maior no Japão”

Guanyu Zhou, 15º: “Este fim de semana foi difícil. Começar no pit lane é sempre complicado, e ficar preso em um trem DRS dificultou minhas chances de ultrapassagem. Havia alguns pontos em disputa para a equipe hoje, mas, infelizmente, não conseguimos estar na briga. Durante meu segundo pit stop, tive um problema, fora do meu controle, relacionado à minha caixa de câmbio – quando engatei a marcha, o carro enguiçou, o que me custou muito tempo. No geral, nosso ritmo de corrida continuou bastante forte e competitivo com as equipes ao nosso redor. Foi uma oportunidade perdida, mas como equipe, continuaremos nosso trabalho para nos recuperar em Suzuka

Esteban Ocon, 16º: “Foi uma corrida infeliz hoje, pois tivemos de fazer uma parada extra para remover uma viseira presa no duto do freio traseiro. Antes do pit-stop, eu estava correndo em grupo com Alex [Albon] e Kevin [Magnussen], e na frente de Nico [Hülkenberg]. Sem essa parada extra, provavelmente teríamos a chance de marcar pontos, observando como a corrida se desenrolou. Hoje, e neste fim de semana em geral, o carro esteve um pouco melhor, o que mostra que estamos fazendo algum progresso. Precisamos avançar um passo de cada vez e continuar nos preparando para o Japão, que é uma corrida pela qual estou realmente ansioso, pois é uma das minhas pistas favoritas e os torcedores de lá a tornam ainda mais especial”.

George Russell, abandono: Russell diz que Alonso freou “100 metros antes da curva” em acidente na Austrália

Lewis Hamilton, abandono: Hamilton diz que “motor parou de uma vez” e GP da Austrália foi “dificuldade real”

A forte batida de George Russell no fim do GP da Austrália (Vídeo: Reprodução/Sky Sports/F1 TV)

Max Verstappen, abandono: Verstappen explica abandono na Austrália: “Foi como guiar com freio de mão puxado”

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.