Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Canadá de F1 2023

Na chuvosa classificação para o GP do Canadá, Max Verstappen levou a melhor mais uma vez e colocou a Red Bull no 1º lugar do grid. Confira tudo que os pilotos falaram no sábado de Montreal

A prometida chuva desabou sobre o Circuito Gilles Villeneuve neste sábado (17), dia de classificação da Fórmula 1 no Canadá, e realmente trouxe um cenário de muitas alternâncias durante a definição do grid de largada para a corrida. Ainda assim, o resultado foi mais do mesmo e Max Verstappen, mais uma vez, se colocou na pole — sua 25ª na carreira.

Nico Hülkenberg aproveitou as condições complicadas para colocar a Haas na segunda posição, mas foi punido em três posições por exceder o limite de velocidade sob bandeira vermelha e larga em quinto. Assim, Fernando Alonso sai em segundo com a Aston Martin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton é o terceiro colocado, logo à frente de seu companheiro de Mercedes, George Russell. Esteban Ocon, com a Alpine, aparece logo atrás do quinto Hülkenberg.

Lando Norris levou a McLaren até o sétimo posto em Montreal, seguido pelo parceiro Oscar Piastri Carlos Sainz seria o oitavo, mas foi punido por atrapalhar Pierre Gasly e sai apenas em 11º.

Assim, além de Piastri, Alexander Albon e Charles Leclerc ganharam uma posição cada com a punição ao espanhol e saem, respectivamente, em nono e décimo lugares, completando o top-10 do grid de largada no Circuito Gilles Villeneuve.

Com a punição a Hülkenberg, Alonso vai largar na primeira fila no Canadá (Foto: Aston Martin)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos no sábado de classificação em Montreal:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen vibra com pole no Canadá e enaltece equipe: “Decisões certas”

Fernando Alonso, segundo: Alonso “aceita” 3º lugar no grid do Canadá e projeta “botar pressão” em Verstappen

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê Verstappen longe, mas quer “fazer da vida de Alonso um inferno” no Canadá

George Russell, quarto: Russell exalta resultado em classificação no Canadá e diz: “Podemos lutar por pódio”

Nico Hülkenberg, quinto: “Feliz e orgulhoso:”: Hülkenberg vibra com 1ª fila no Canadá em “classificação louca”

Esteban Ocon, sexto: Ocon vibra com classificação e busca “bons pontos” no GP do Canadá

Lando Norris, sétimo: Norris lamenta chance única no Q3 em classificação no Canadá: “Poderia ter sido 2º”

Oscar Piastri, oitavo: “A nona posição não é do jeito que eu queria terminar a classificação. Não sei quanto mais teria em termos de desempenho, mas você nunca quer terminar a classificação dessa maneira e dar mais trabalho à equipe, certamente aprecio o trabalho que eles farão durante a noite para nos preparar para amanhã. Caso contrário, acho que tivemos uma classificação forte no geral, tomando boas decisões no momento certo. É uma pena que tenha terminado assim. Estou confiante para amanhã e espero fazer pontos.”

Alexander Albon, nono: Albon celebra 9º lugar em classificação no Canadá: “Tivemos um bom ritmo”

Charles Leclerc, décimo: Leclerc se irrita e culpa Ferrari por erro em “decisão fácil” de pneus no Q2 do Canadá

Hamilton também ganhou uma posição com a punição de Hülkenberg e larga em terceiro (Foto: AFP)

Carlos Sainz, 11º: Sainz minimiza reclamação de Gasly no Canadá: “Fui atrapalhado e não gritei no rádio”

Sergio Pérez, 12º: Pérez culpa chuva na hora errada e vê erro em estratégia ao cair no Q2 do Canadá

Kevin Magnussen, 13º: “Ainda estávamos nos boxes quando a pista estava seca – algo que você deseja maximizar, mas saímos do Q2. Estávamos bem nas condições, mas precisamos ver onde poderíamos ter feito melhor. Realmente parecia que tínhamos uma boa chance nesta classificação – estávamos realmente empolgados após o TL3.”

Valtteri Bottas, 14º: “Ainda acredito que estar entre os dez primeiros era possível hoje, especialmente olhando nossos tempos de volta no TL3. Infelizmente, tivemos um pouco de azar com essas condições instáveis.”“Claro, preferiria estar lutando no Q3, mas amanhã é um novo dia e temos a chance de nos recuperar do que aconteceu hoje.”“Durante todo o fim de semana até agora, nosso carro parecia capaz de chegar ao top-10, nosso ritmo está lá, especialmente no seco. Vamos analisar nosso desempenho durante a noite e nos preparar para subir na classificação amanhã.”

Pierre Gasly, 15º: Gasly detona Sainz por atrapalhar Q1 no Canadá: “Fez o pior trabalho possível”

Russell será o quarto colocado no grid de largada do GP do Canadá (Foto: AFP)

Lance Stroll, 16º: “Foi uma sessão de qualificação difícil para nós hoje. As condições climáticas desafiadoras significaram que estar com o pneu certo no momento certo era realmente importante, e não acertamos isso. O ritmo da Aston Martin pareceu bom ao longo do fim de semana, porém, fiquei feliz com a forma que senti o carro e como as atualizações estão se comportando”.

Nyck de Vries, 17º: “Hoje, o maior desafio foram as condições em constante mudança. A pista estava secando no final do Q1, então não tínhamos certeza se deveríamos ir aos boxes para pegar um segundo jogo de pneus intermediários. No final, decidimos fazer isso e tudo se resumiu a duas voltas. Eu tive que abortar a minha penúltima volta por causa do tráfego no setor 3. Essa foi a mesma batalha para todos, então não é uma desculpa. Você quer pressionar até o limite, mas acho que hoje não atingi o meu potencial máximo. Não tivemos muitas oportunidades de treinar no seco para nos prepararmos para amanhã, então é difícil saber onde estamos, mas faremos o nosso melhor e espero que possamos avançar a partir de onde estamos começando.”

Logan Sargeant, 18º: “O terceiro treino livre foi muito bom com o carro em uma posição decente em condições de pista molhada. À medida que a pista estava secando na classificação, senti que os pneus traseiros nunca se adaptaram, especialmente o segundo jogo [de pneus intermediários]. A última volta que fiz foi mais ou menos decente, mas não foi rápida o suficiente. Parecia que nunca conseguia deixar os pneus na temperatura correta, houve muito superaquecimento e a aderência não veio. Veremos o que acontece amanhã. Não sabemos como estará o tempo, mas faremos o nosso melhor para avançar.”

Yuki Tsunoda, 19º: “Considerando o ritmo que tivemos na terceira sessão de treinos livres, é uma pena que não tenhamos conseguido passar do Q1 hoje. Tivemos problemas de ritmo desde o início do fim de semana, então teremos De analisar isso. Achei que minha última volta no Q1 foi boa e fiquei satisfeito, mas no geral faltou o ritmo certo. Amanhã é outro dia e não deve chover, então estou otimista. Vou tentar ultrapassar o maior número possível de carros e terminar na zona de pontos.”

Guanyu Zhou, 20º: “A classificação foi bastante frustrante para mim. De alguma forma, perdi a tração e me vi sem potência. Tive muitos problemas de corte de aceleração e, de início, nem consegui me comunicar com a equipe”.“De alguma forma, consegui levar o carro de volta ao box e, depois de um tempo, saí novamente. No geral, não foi uma sessão limpa da minha parte, faltava aderência e o carro estava derrapando bastante”“Ainda precisamos descobrir o que realmente aconteceu, mas vamos investigar e resolver o problema corretamente. Ainda assim, nada está perdido, espero que possamos resolver isso antes de amanhã e tentar voltar para a parte mais alta do grid.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.