Confira declarações dos pilotos após GP de Miami da Fórmula 1 2022

Max Verstappen venceu novamente no GP de Miami, voltando de vez para a briga pelo bicampeonato na F1 2022. Charles Leclerc e Carlos Sainz completaram o pódio, com Sergio Pérez, George Russell e Lewis Hamilton na sequência. Confira as declarações de todos os pilotos

Max Verstappen brilhou de novo e venceu o GP de Miami da F1 2022. Neste domingo (8), o holandês manteve o 100% na temporada: sempre que terminou, triunfou nas corridas. O holandês levou a melhor em cima de Carlos Sainz na largada e atropelou Charles Leclerc poucas voltas depois, encostando na briga pelo título.

Leclerc se manteve em segundo e, assim, ainda lidera a temporada, 19 pontos na frente de Verstappen. Sainz, enquanto isso, encerrou a série de abandonos e foi ao pódio, em terceiro. Sergio Pérez foi o quarto colocado, sofrendo com perda de potência no motor.

Aí vieram as Mercedes, um pouco melhores que na classificação. George Russell foi quinto, novamente beneficiado pela hora de entrada do safety-car. Lewis Hamilton chegou em sexto, na frente de Valtteri Bottas, que era top-5 até beijar o muro. Esteban Ocon, Alexander Albon e Lance Stroll fecharam o top-10.

Duplamente punido, Fernando Alonso foi 11º, seguido por Yuki Tsunoda, o também punido Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Kevin Magnussen e Sebastian Vettel. Lando Norris, Pierre Gasly e Guanyu Zhou abandonaram.

Max Verstappen levou a vitória em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira as declarações após o GP de Miami 2022:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra vitória após corrida “fisicamente difícil” em Miami

Charles Leclerc, segundo: Leclerc diz que Ferrari sofreu com pneus médios em Miami: “Fez nossa corrida difícil”

Carlos Sainz, terceiro: 3º, Sainz relata dor no pescoço e vê “resultado decente” após briga com Pérez em Miami

Sergio Pérez, quarto: Pérez lamenta perda de potência do motor em Miami: “Faríamos outra dobradinha”

George Russell, quinto: Russell elogia Hamilton em disputa e fala em “sentimentos mistos” com 5º lugar em Miami

George Russell ficou em quinto em Miami (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton, sexto: Hamilton critica Mercedes por pergunta sobre estratégia em Miami: “É trabalho deles”

Valtteri Bottas, sétimo: Bottas lamenta “safety-car em péssimo momento” para Alfa Romeo: “5º era possível”

Esteban Ocon, oitavo: “Que corrida! Um grande agradecimento a todos na equipe por todo o trabalho duro ao longo da noite consertando o que estava quebrado no carro depois daquela rodada no treino de sábado. Eles são as verdadeiras estrelas nesse final de semana. Para mim, é ótimo sair com pontos depois de começar no fundo do grid e estou definitivamente indo embora feliz depois de um dia tão duro ontem. O carro e a estratégia foram ótimos, foi uma corrida bem controlada e estamos terminando uma corrida animada no primeiro final de semana de Miami com estilo. Agora, precisamos manter a pegada na volta à Europa para a próxima etapa.”

Alexander Albon, nono: Albon diz que “Williams está crescendo” após pontuar em Miami: “Tínhamos o ritmo”

Lance Stroll, décimo: “No geral, um dia frustrante. Foi muito ruim largar do pit-lane, mas uma vez que a corrida estava em curso, nós tínhamos um ritmo razoável hoje. Foi bem difícil para ultrapassar fora da linha, mas tomamos boas decisões e nos colocamos em posição de terminar dentro do top-10 ao parar durante o safety-car. Acho que mais pontos estavam na mesa, mas uma relargada ruim e o toque com Kevin [Magnussen] nos afastaram disso.”

Lance Stroll ainda acabou pontuando em Miami com a punição de Alonso (Foto: Aston Martin)

Fernando Alonso, 11º: Alonso diz que mereceu punição por toque em Gasly: “Agressivo até demais”

Yuki Tsunoda, 12º: “Estou muito desapontado. Logo na primeira volta eu sofri com o ritmo e fui ultrapassado por diversos carros. Daí em diante, não consegui mais me recuperar. Ficamos satisfeitos com a forma como construímos confiança no carro a partir das três sessões de treinos livres, então é frustrante ter ido tão mal hoje.”

Daniel Ricciardo, 13º: Ricciardo lamenta ausência no top-10 em Miami que “aumentou fraquezas” da McLaren

Nicholas Latifi, 14º: “Foi uma tarde muito difícil. Por um lado, foi muito positivo para a equipe ter marcado os pontos com Alex [Albon], especialmente depois da posição em que começamos hoje, mas pelo nosso lado tivemos muitos problemas. Foi difícil e tivemos que gerenciar alguns problemas no início que nos seguraram muito, incluindo a dificuldade com os pneus e a falta de ritmo, e precisamos investigar isso.”

Mick Schumacher, 15º: “O carro estava realmente bom, então fico chateado que não tenhamos conseguido manter a posição — acho que foi nossa melhor corrida este ano. Somos todos pilotos, estamos todos tentando, e sempre é difícil manter pneus novos atrás de nós. Foi lamentável terminar a corrida dessa forma. Estávamos no caminho para os pontos, mas vamos ter que esperar mais um pouco.”

Mick Schumacher sofreu de novo em Miami (Foto: Haas F1 Team)

Kevin Magnussen, 16º: “Foi a corrida mais difícil que eu já fiz, estava incrivelmente quente. Tive que fazer o último stint com danos na asa frontal, mas mesmo com os danos conseguimos nos colocar em posição de brigar pelo décimo lugar. Estávamos alcançando Alonso e ele tinha uma punição, mas as coisas são assim — tentamos tudo que podíamos e não conseguimos os pontos, vamos para a próxima.”

Sebastian Vettel, 17º: Vettel lamenta colisão com Schumacher e ritmo em Miami: “Poderíamos ter feito melhor”

Pierre Gasly, abandonou: Gasly diz que “batida forte” de Alonso causou toque em Norris: “Quebrou a traseira”

Lando Norris, abandonou: Norris se irrita com Gasly e diz que GP de Miami acabou “de forma boba” com acidente

Guanyu Zhou, abandonou: “É lamentável ser forçado a abandonar quando estávamos indo bem: sinto que tínhamos tudo para conseguir um resultado positivo hoje. Ainda estamos investigando o problema, tudo que sabemos é que foi um vazamento de água, mas ainda precisamos identificar a causa e resolver. É frustrante, claro, mas é parte do automobilismo. Minha curta corrida não foi ruim, eu estava três posições à frente de onde larguei quando abandonei e sentia o carro muito bom. Agora, meu foco está na próxima corrida: quero virar as coisas e estar onde merecemos estar, mas para isso precisamos resolver as coisas.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.