Verstappen mantém dianteira e lidera TL3 da Fórmula 1 no Bahrein. Hamilton é 6º
O dia da primeira classificação da temporada no Bahrein começou com Max Verstappen na liderança do terceiro e último treino livre
Ainda com o sol característico de Sakhir no céu, a Fórmula 1 realizou o terceiro treino livre na manhã deste sábado (19), num cenário totalmente diferente do que terá para a classificação daqui a apenas algumas horas. O treino foi o menos movimentado dos três deste fim de semana, mas o resultado ficou dentro do esperado: Max Verstappen colocou a Red Bull na liderança.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
O holandês liderou durante a maior parte do treino em que esteve na pista. George Russell chegou a andar na frente por um breve período, mas Verstappen logo entrou com uma volta 0s4 mais veloz. Mesmo com a proximidade de Charles Leclerc mais uma vez, é inegável que vai como favorito para a classificação de logo mais.
Se Leclerc ficou de novo no mesmo décimo – ainda que tenha protagonizado uma rodada firme na metade da sessão -, Sergio Pérez apareceu em terceiro para reforçar o poder do time dos energéticos. George Russell foi quarto, seguido de Carlos Sainz. Lewis Hamilton ficou somente 0s577 atrás.
O melhor do resto foi Kevin Magnussen, com a Haas, seguido pelas duas Alfa Romeo: Valtteri Bottas à frente de Guanyu Zhou. Lance Stroll completou mais um top-10 sem nenhum dos carros da McLaren.
A classificação para o GP do Bahrein está marcada para as 12h (horário de Brasília), mesmo horário marcado para a largada do domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Confira como foi o TL3:
Assim como tem sido a tônica do fim de semana até agora, a luz verde no pit-lane marcou a entrada imediata de Kevin Magnussen na pista. O dinamarquês só foi confirmado na Haas perto da última sessão de testes coletivos de pré-temporada, então ainda tenta recuperar o tempo perdido com o VF-22. Junto dele, exatamente às 9h (no horário de Brasília) estavam os dois pilotos da Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.
Durante 15 minutos de treino, somente Bottas anotou volta rápida. De resto, quem ia para a pista apenas marcada volta de instalação e retornava aos boxes. O traçado bareinita estava bastante vazio.
Somente a partir do 15º minuto é que as coisas esquentaram um pouco. Lewis Hamilton saiu com os pneus macios e deu uma volta, enquanto Nico Hülkenberg e Lando Norris saíram de voltas médias para simulações de corrida – o carro laranja tinha inclusive parafina nas laterais, um sinal de que estava operando testes.
Apesar de Hamilton puxar a fila de pneus macios, as voltas ainda eram bem altas na comparação com os melhores momentos da sexta-feira. Não eram simulações de classificação ainda. Os dois pilotos da Alfa Romeo rodavam de macios ao mesmo tempo e ficava clara a desvantagem do novato Zhou para Bottas: diferença de 0s7 entre as melhores voltas.
Com mais gente na pista, a liderança foi mudando de mãos até que Max Verstappen apareceu. Mais rápido um dia antes, o campeão mundial entrou logo com 1min33s035 e assumiu a dianteira. Ainda era, porém, longe dos primeiros treinos livres. A Ferrari se aproximava, e a Haas, ainda impressionando, conseguia se colocar entre as primeiras colocadas com Magnussen.
George Russell também estava na pista, mas com dificuldades para mostrar desempenho. O inglês avisou a equipe, no rádio, que ainda não estava “totalmente confortável com o carro”. Apesar do desconforto aparente, quem rodou foi uma Ferrari. Charles Leclerc perdeu o carro na entrada da curva 11 e rodou forte, foi parar apenas na brita. Numa curva com menos espaço até o muro, batida seria considerável.
O treino passava da metade e ficava claro que a situação era séria na garagem da AlphaTauri. A equipe mexia no carro de Yuki Tsunoda, que ainda não saíra para a pista. Em seguida, a transmissão oficial da F1 mostrou que o japonês tentava sair da garagem quando o carro desligou. Àquela altura, era muito improvável que o #22 conseguisse participar da atividade, tinha um problema hidráulico.
Sem Tsunoda, a AlphaTauri também não havia colocado pneus macios em Pierre Gasly. Não estava sozinha: McLaren, Aston Martin e Alpine – essa última a que mais usou macios na sexta-feira – também tinham outra estratégia.
Hamilton finalmente entrava na briga pela liderança nos 15 minutos derradeiros. O heptacampeão deu uma boa volta que o colocou no mesmo décimo de Max, mas ainda era mais lento nos setores dois e três. Mas tinha mais! Agora com Russell, que anotou 1min32s935 e pôs a Mercedes na ponta. Nada na garagem da equipe alemã, porém, mostrava um momento eureca: os rostos permaneciam sisudos.
Norris só entrou na pista de macios perto dos 10 minutos para o fim e, enquanto isso, Verstappen recuperava a dianteira, com a marca 1min32s544. Com o jogo de pneus anterior, o holandês teve de desistir da volta após travar as rodas numa curva e perder tempo demais, mas agora dava o troco.
Os tempos continuaram caindo nos minutos finais. Leclerc, de volta à pista após a rodada e o tempo nos boxes para que os mecânicos limpassem a parte baixa do carro, aparecia em segundo, enquanto Sergio Pérez era o terceiro. O top-6 tinha as três principais equipes, enquanto Bottas e Zhou punham a Alfa Romeo logo em seguida. Antes do fim, a única alteração nesse grupo seria o pulou de Kevin Magnussen, com a Haas, para a frente das Alfa Romeo. Lance Stroll finalizou o top-10.
O último grande movimento do treino foi uma quase batida em que os pilotos não tiveram culpa alguma. A Ferrari soltou Sainz da garagem na hora errada e quase fez com que batesse na Alpine do compatriota Fernando Alonso, que passava por ali. Os comissários prometeram avaliar após o treino.
F1 2022, GP do Bahrein, Sakhir, TL3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:32.544 | 15 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:32.640 | +0.096 | 16 |
3 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:32.791 | +0.247 | 20 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:32.935 | +0.391 | 19 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:33.053 | +0.509 | 20 |
6 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.121 | +0.577 | 15 |
7 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:33.437 | +0.893 | 15 |
8 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.733 | +1.189 | 21 |
9 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.880 | +1.336 | 18 |
10 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:33.920 | +1.376 | 14 |
11 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:33.955 | +1.411 | 18 |
12 | N HÜLKENBERG | Aston Martin Mercedes | 1:33.971 | +1.427 | 18 |
13 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:34.176 | +1.632 | 18 |
14 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:34.295 | +1.751 | 17 |
15 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:34.378 | +1.834 | 20 |
16 | F ALONSO | Alpine | 1:34.628 | +2.084 | 15 |
17 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:34.868 | +2.324 | 15 |
18 | E OCON | Alpine | 1:34.957 | +2.413 | 16 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:35.667 | +3.123 | 14 |
20 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 0 |
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
# Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros
# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid