Doohan sobra no Bahrein e anota primeira pole da temporada da F2. Drugovich é 10º
Com resultado, Jack Doohan começa campeonato melhor, mas Felipe Drugovich será o pole da corrida sprint, no sábado
A primeira classificação da temporada 2022 da Fórmula 2 foi daquelas. Definição no fim dos 30 minutos de atividade realizadas na tarde brasileira desta sexta-feira (18), noite barenita. A pole-position inaugural terminou na mão de Jack Doohan, a bordo da Virtuosi, com uma volta de 1min40s542.
Doohan voou com cerca de 10min para o fim e deixou, ainda, mais do que tempo suficiente para alguém superar a volta que anotou. Houve quem se aproximasse – Théo Pourchaire fez o segundo melhor tempo duas vezes: primeiro cancelado por desrespeitar limites da pista, depois de verdade -, mas ninguém bateu.
Relacionadas
A boa notícia fica para Felipe Drugovich, que também teve a melhor volta cancelada pelo mesmo motivo. O brasileiro ficou com o décimo lugar, o que dá a ele o direito de largar na pole da corrida sprint, no sábado, segundo o modelo de top-10 invertido. Doohan sai na frente na corrida principal, no domingo. É essencialmente o modelo de dois anos atrás, que a F2 voltou a adotar após tentar mudar em 2021.
Além de Doohan e Pourchaire na primeira fila, Jüri Vips, Logan Sargeant, Ralph Boschung, Liam Lawson, Jehan Daruvala, Jake Hughes, Richard Verschoor e Durgovich completaram o top-10. Enzo Fittipaldi fechou na 16ª colocação.
O momento pastelão do dia veio com apenas alguns segundos de atividade. Ayumu Iwasa perdeu o controle do carro na volta de instalação e jogou a DAMS no muro. O estreante sequer participou do restante da classificação.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A primeira corrida do fim de semana da Fórmula 2 no Bahrein está marcada para as 13h40 (de Brasília) do sábado.
Confira como foi a classificação da F2:
A classificação do GP do Bahrein da Fórmula 2 recebeu a bandeira verde às 19h30 locais, já dentro da noite em Sakhir, e com uma temperatura bem diferente daquela que se imagina para um deserto: 18°C.
Antes que qualquer um pudesse esquentar o motor, porém, parou. Bandeira vermelha em tempo assombroso. O motivo foi o estreante Ayumu Iwasa, que escapou da pista na volta de aquecimento e foi parar no muro com a DAMS. No rádio, o japonês pedia desculpas e mostrava o constrangimento com o erro.
Após quase 10 minutos sem ação, permissão para que os pilotos retomassem a classificação. Muita gente na pista liderada por Jake Hughes e Amaury Cordeel, a dupla da Van Amersfoort. Foi exatamente Hughes quem conseguiu marcar o primeiro giro abaixo de 2min: fez 1min59s618.
Mas as coisas mudavam rapidamente na pista. Com apenas 10 minutos de treino, todos os outros 21 pilotos – Iwasa o único parado – já tinham voltas rápidas e 19 estavam na casa de 1min42s ou menos.
Hughes tinha a vantagem com o passar das voltas e foi superado somente quando Felipe Drugovich mandou bem com o giro veloz e pulou para 1min41s210. Hughes respondeu segundos depois, melhorando a volta a fazendo 1min41s121. A diferença entre os dois era de apenas 0s09. Ralph Boschung aparecia em terceiro, mas com defasagem de 0s4.
Quem apareceu na segunda tentativa de volta rápida para movimentar a briga na frente foi Jack Doohan, que voou e anotou 1min40s542. A bola estava novamente na quadra de Hughes e Drugovich. Théo Pourchaire também surgiu forte e anotou o segundo tempo, mas teve a volta cancelada por desrespeitar os pilotos da pista e ficou com o tempo anterior, apenas 14º na tabela.
Jüri Vips colocou a Hitech em segundo com menos de 5min para o fim. As coisas seguiam se embolando nas primeiras posições e, assim, erros eram cruéis com o rendimento. Assim como Pourchaire, Drugovich teve volta cancelada por errar nos limites da pista.
Pourchaire se recuperou e voltou a tomar o segundo lugar, mas Doohan seguia soberano na classificação. Logan Sargeant pulou para quarto, mas foi apenas isso. Doohan pole, enquanto Pourchaire, Vips, Sargeant, Boschung, Liam Lawson, Jehan Daruvala, Hughes, Richard Verschoor e Drugovich fecharam o top-10.
F2 2022, GP do Bahrein, Classificação:
1 | J DOOHAN | Virtuosi Racing | 1:40.542 | |
2 | T POURCHAIRE | ART | 1:40.683 | +0.141 |
3 | J VIPS | Hitech | 1:40.755 | +0.213 |
4 | L SARGEANT | Carlin | 1:40.760 | +0.218 |
5 | R BOSCHUNG | Campos | 1:41.000 | +0.458 |
6 | L LAWSON | Carlin | 1:41.100 | +0.558 |
7 | J DARUVALA | Prema | 1:41.115 | +0.573 |
8 | J HUGHES | Van Amersfoort | 1:41.121 | +0.579 |
9 | R VERSCHOOR | Trident | 1:41.178 | +0.636 |
10 | F DRUGOVICH | MP | 1:41.210 | +0.668 |
11 | R NISSANY | DAMS | 1:41.218 | +0.676 |
12 | C WILLIAMS | Trident | 1:41.313 | +0.771 |
13 | M ARMSTRONG | Hitech | 1:41.354 | +0.812 |
14 | M SATO | Virtuosi Racing | 1:41.374 | +0.832 |
15 | D HAUGER | Prema | 1:41.509 | +0.967 |
16 | E FITTIPALDI | Charouz | 1:41.529 | +0.987 |
17 | O CALDWELL | Campos | 1:41.752 | +1.210 |
18 | C NOVALAK | MP | 1:41.865 | +1.323 |
19 | F VESTI | ART | 1:42.083 | +1.541 |
20 | C BÖLÜKBASI | Charouz | 1:42.089 | +1.547 |
21 | A CORDEEL | Van Amersfoort | 1:42.880 | +2.197 |
22 | A IWASA | DAMS | NC | NC |
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
# Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros
# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid