Bagnaia assume protagonismo no Catar e inicia jornada em busca do tri na MotoGP

Francesco Bagnaia amassou a concorrência na corrida principal do Catar e mostrou que ainda é um nome muito forte na briga pelo título da MotoGP, mesmo com o avanço da KTM e as ameaças de Jorge Martín

A temporada 2024 da MotoGP começou de vez. Na corrida sprint, vimos Jorge Martín dominar de ponta a ponta. Neste domingo (10), a corrida principal da classe rainha do Mundial foi toda de Francesco Bagnaia, atual bicampeão. Sem dar chances para os rivais depois da boa largada, assumiu a ponta e sumiu do radar dos adversários no Catar.

O triunfo colocou Bagnaia em um lugar bem familiar: o topo da tabela de pontos, com 31 conquistados no Catar. Sem chamar a atenção nos treinos e na sprint, o italiano da Ducati foi cirúrgico no grande momento do final de semana e abocanhou os 25 pontos possíveis neste domingo em Lusail.

Ainda que sinais tenham sido apresentados nos testes de pré-temporada, quando dominou as atividades de pista em Sepang e também no próprio circuito catari, Pecco manteve-se com os pés no chão, como se não quisesse criar empolgações e distrações diante da qualidade da moto GP24, algo que foi crucial para a vitória no Catar.

“Trabalhamos em silêncio, já conhecíamos nosso potencial. Tratamos de dar o máximo ontem sabendo que era importante mudar algumas coisas para a corrida, então fizemos um bom trabalho no warm-up. Foi uma gestão de corrida diferente e estou muito feliz. Agora vamos para Porimtão tendo dado um passo adiante com a moto”, disse após a conquista.

Francesco Bagnaia fez a festa com a equipe Ducati (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Foi uma corrida perfeita. Dei o máximo na primeira volta, nas primeiras quatro curvas. Sabia que ficar à frente traria essa diferença. Tentei e, depois, graças às lições de ontem, aprendi um pouco mais sobre como usar essa moto em condições de aderência e funcionou tudo muito bem”, acrescentou.

“Foi um bom começo. Iniciamos onde terminamos o ano passado, isso dá muita motivação”, finalizou o italiano.

O segundo lugar em Lusail acabou com Brad Binder. O sul-africano mais uma vez mostrou o bom ritmo da KTM e deu muito trabalho para a Ducati de Jorge Martín. Foi seu segundo pódio no final de semana, o colocando como vice no certame. Uma clara evolução do que mostrou a montadora austríaca no passado.

Apesar de todo o esforço, Binder não foi capaz de se aproximar de Bagnaia, algo que fez questão de ressaltar na entrevista coletiva após a corrida em Lusail.

“Estou muito feliz com os dois segundos lugares alcançados neste fim de semana, mas especialmente com o de hoje. Fiquei surpreso como consegui administrar bem os pneus. Melhoramos e a moto deu um passo em frente, por isso estou muito feliz com o trabalho da KTM. Pecco teve uma ótima corrida, fez tudo de forma impecável e eu tiro o chapéu para ele”, afirmou.

“Fizemos um fim de semana sólido, gostei muito. Tive uma boa conservação sobretudo no pneu traseiro, afinal, ontem ele se desgastou muito. Claro que teria adorado conquistar a vitória hoje e, francamente, achei que fosse possível, mas cometi alguns erros que acabaram me afetando e terminamos em segundo. Agora, temos que continuar lutando, tenho que dar sempre o meu melhor quando vou à pista e sei que tenho tudo o que preciso para conseguir os resultados que desejo. Quando isso acontecer, saberemos que estamos no caminho certo”, completou.

Brad Binder, Francesco Bagnaia e Jorge Martín no pódio em Lusail (Foto: AFP)

Quem poderia surgir como concorrente de Bagnaia neste fim de semana catari era Jorge Martín, o rival do ano passado. Depois da pole e da vitória na corrida sprint, o espanhol da Pramac tinha tudo para dar trabalho, mas não conseguiu. Apesar do terceiro lugar, saiu novamente reclamando de vibrações na GP24, especialmente na parte traseira.

“Foi uma corrida difícil. Comecei bem, mas tentei imediatamente gerir os pneus e o Pecco me passou. Com a vitória de ontem e o pódio de hoje, creio que podemos ficar felizes com esse primeiro final de semana da temporada”, declarou.

“Não consigo pilotar como eu quero, preciso ser muito cauteloso para evitar vibrações. Foi melhor do que ontem, mas temos que trabalhar para adaptar minha pilotagem com a moto. Quando entro nas curvas, passo a ter muitas trepidações e os pneus não aguento, preciso ir com cuidado e uma margem de segurança. Isso me faz perder tempo, vamos ver se podemos solucionar”, reclamou Martín.

É apenas o primeiro fim de semana da longa temporada 2024 da MotoGP, a maior da história. Muita coisa surpreendente aconteceu no Catar, mas o cenário da briga pelo título parece repetido, com Bagnaia e Martín como destaques e o italiano ligeiramente à frente do rival espanhol.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.