Michelin adota revestimento especial nos pneus para lidar com temperatura na Indonésia

A fabricante francesa anunciou uma alteração na alocação de pneus para o GP da Indonésia deste fim de semana e confirmou que, embora vá levar a Mandalika os mesmos compostos utilizados nos testes de pré-temporada, optou por um revestimento diferente

MOTOGP DÁ BOLA FORA COM DOCUMENTÁRIO FANTASMA

A Michelin optou por levar a Mandalika calçados com um “revestimento especial” para controlar a temperatura dos pneus no GP da Indonésia deste fim de semana. A fábrica francesa definiu que os compostos serão os mesmos da pré-temporada, mas os pneus não serão exatamente iguais.

Para a estreia de Mandalika, a Michelin vai disponibilizar pneus macios, médios e duros. Todos os dianteiros serão em versão simétrica, enquanto os traseiros terão construção assimétrica. Os pneus duros terão esse revestimento especial e oferecidos em duas versões dianteiras.

ANÁLISE
MotoGP peca na distribuição e transforma ‘MotoGP Unlimited’ em série limitada

Michelin modificou alocação de pneus para o fim de semana na Indonésia (Arte: Michelin)

LEIA TAMBÉM
Quem é a primeira mulher a chefiar equipe vencedora na MotoGP?

Diretor da divisão de esportes a motor em duas rodas, Piero Taramasso explicou que os testes da pré-temporada em Mandalika foram muito positivos, mas a opção pela mudança reflete também o recape feito em 25% do traçado, já que os pilotos se queixaram de pedras que se soltavam do asfalto e atingiam a eles e as motos.

“Os dias de teste aqui foram muito positivos da perspectiva dos pneus, mas nós rapidamente percebemos que, por causa da combinação da nova superfície da pista, o layout rápido e as altas temperaturas, os pneus estavam sendo exigidos demais e superaquecendo”, apontou Taramasso. “Como resultado, modificamos a alocação para o fim de semana de corrida. Vamos manter os mesmos compostos que deram bons níveis de aderência e consistência durante os testes, mas os colocamos em um revestimento especial projetado para controlar a temperatura de forma mais eficaz”, seguiu.

“Com essas soluções, me sinto mais confiante para a corrida e o fato de a pista ter sido recapeada outra vez, deve ajudar”, completou.

Em caso de chuva, os pilotos poderão optar por calçados macios e médios, com dianteiros simétricos e traseiros também assimétricos.

A previsão para o fim de semana é de chuva com trovoados para todo o fim de semana, com a temperatura variando entre 21 e 30°C.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 20, com o GP da Indonésia, no circuito de Mandalika. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.

GUIA DA MOTOGP 2022
MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio

BASTIANINI OFERECE ALENTO À DUCATI EM CATAR DESASTROSO NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.