Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de São Paulo de F1 2023

Em classificação profundamente afetada pela chuva na reta final, Max Verstappen voltou a conquistar a pole da Fórmula 1 no Brasil. Confira tudo que os pilotos falaram em Interlagos

Max Verstappen conquistou mais uma pole na Fórmula 1 nesta sexta-feira (3), em uma classificação caótica devido à chuva em Interlagos. Com 1min10s727 em sua volta mais rápida, o neerlandês bateu Charles Leclerc por 0s294 e voltou a colocar a Red Bull na posição de honra para a corrida de domingo.

Lance Stroll completou o top-3, seguido por Fernando Alonso, enquanto Lewis Hamilton terminou na quinta posição. George Russell foi o sexto, uma posição à frente de Lando Norris, com Carlos Sainz em oitavo. Por fim, Sergio Pérez e Oscar Piastri completaram o grupo dos dez primeiros colocados.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen, Leclerc e Stroll vão sair nas três primeiras posições no domingo (Foto: Reprodução/F1)

Confira tudo que os pilotos falaram em Interlagos:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen cita “clima insano” em São Paulo e diz que “tudo ficou frenético” na última volta

Charles Leclerc, segundo: Leclerc se assusta com escuridão na classificação em São Paulo: “Nunca vivenciei”

Lance Stroll, terceiro: Stroll festeja 3º lugar no grid após “volta bastante ruim” na classificação em São Paulo

Fernando Alonso, quarto: Alonso comemora 4º lugar no grid em São Paulo e cita esperança: “Precisávamos disso”

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton diz que caos em São Paulo levou Mercedes “mais longe” na classificação

George Russell, sexto: Russell “nunca viu mudança de clima tão drástica” como a de sábado em SP: “Insano”

Lando Norris, sétimo: Norris lamenta 7º lugar no grid do GP de São Paulo: “Era rápido o suficiente para pole”

Carlos Sainz, oitavo: Sainz lamenta classificação por “falta de sorte com clima”, mas cita “bom ritmo” em SP

Sergio Pérez, nono: Pérez fala em azar após 9º lugar no grid de São Paulo: “Era para estar na primeira fila”

Oscar Piastri, décimo: Piastri diz que rodada no Q3 em São Paulo “foi uma pena”: “Perdi muita aderência”

Piastri foi na grama durante o Q3 e terminou sem tempo marcado (Foto: Reprodução/F1)

Nico Hülkenberg, 11º: Hülkenberg exalta classificação limpa em São Paulo e diz que “tirou tudo do carro”

Esteban Ocon, 12º: Ocon diz que Alpine “pode dar mais” após classificação no GP de São Paulo

Pierre Gasly, 13º: Gasly aponta problema no câmbio após 13º no grid do GP de São Paulo

Kevin Magnussen, 14º: Magnussen diz que Haas precisa de “um pouco de sorte” para pontuar no GP de São Paulo

Alexander Albon, 15º: “Minha volta no Q1 foi muito boa, mas acho que, como equipe, sabemos que estamos enfrentando dificuldades, já que é muito fácil superaquecer os pneus. Não há como os pneus descansarem, então, assim que você faz uma curva rapidamente, perde aderência na próxima devido a esse superaquecimento. Há muito a aprender e no domingo a base da corrida será a gestão dos pneus, já que eles não se dão bem com esse tipo de circuito. Poupamos um jogo de pneus macios, então espero que isso nos ajude amanhã.”

Albon teve sua volta deletada no Q2 e vai sair em 15º (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Yuki Tsunoda, 16º: “Sinto que não maximizamos nosso equipamento hoje. Não tive pista livre na última tentativa, o que afetou meu tempo de volta. Nosso ritmo não foi bom hoje, então teremos de analisar o que aconteceu e ver como podemos melhorar. Não é um fim de semana fácil porque não podemos mais alterar a configuração do carro, por isso trata-se de extrair o desempenho do carro para amanhã e domingo. Faremos o nosso melhor para melhorar o máximo possível.”

Daniel Ricciardo, 17º: “É frustrante porque fomos definitivamente mais rápidos do que mostramos, e havia potencial para o Q2, e talvez até para o Q3, mas não acertamos na última volta. Não coloquei os pneus na temperatura certa, então eles estavam muito quentes já na curva 1 e perdemos um pouco de tempo no primeiro setor. Por outro lado, estou feliz com as melhorias que encontrei no carro em comparação com a manhã. Esta noite darei uma olhada em como podemos extrair o desempenho para o restante do fim de semana.”

Valtteri Bottas, 18º: “Não conseguimos passar do Q1 hoje, o que é uma pena, pois achamos que nosso ritmo poderia ter nos permitido uma luta melhor. Infelizmente, as margens são tão pequenas que qualquer pequena diferença pode ter um enorme impacto em termos de posição – e nós vimos isso hoje, quando perdemos o corte por menos de 0s2. Começar da penúltima fila no domingo certamente não é o ideal. Temos algum trabalho pela frente amanhã, mas já vimos como as corridas aqui podem ser imprevisíveis. Com uma largada decente e uma estratégia agressiva, ainda podemos ter uma chance de avançar pelo grid.”

Logan Sargeant, 19º: “Senti que estava guiando bem, e o carro estava razoável hoje. Tinha um bom ritmo na classificação, mas cometi um pequeno erro na curva 10 da minha última volta, o que nos custou a classificação para o Q2. Estou desapontado, mas há aspectos positivos a se destacar no dia de hoje. Nós não fomos a equipe mais rápida aqui, então não é fácil – esses pequenos erros te eliminam rapidamente – mas trabalharemos para fazer melhor amanhã.”

Guanyu Zhou, 20º: “Infelizmente, hoje tivemos mais dificuldades do que o normal. Vai ser crucial fazer o nosso dever de casa durante a noite para encontrar mais desempenho antes da corrida sprint de amanhã e, mais importante, da corrida de domingo. Demos tudo, mas nunca sentimos que tínhamos velocidade para ganhar mais tempo e passar para o Q2. Esperançosamente, já podemos fazer uma melhoria amanhã, embora seja uma espécie de dia independente. Começar atrás no domingo será um desafio, mas se tomarmos as decisões certas, ainda poderemos entrar na briga.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.