A Fórmula 1 optou por manter as três zonas de DRS utilizadas nos últimos anos no circuito do Bahrein para a abertura da temporada de 2022. A reta principal, o trecho entre as curvas 3 e 4 e a reta oposta continuarão sendo uma grande oportunidade para os pilotos ultrapassarem.
Havia uma expectativa de que a categoria pudesse reduzir as zonas de abertura da asa móvel com o novo regulamento, que visa melhorar as batalhas na pista, permitindo que os carros andem mais próximos. Mas a Fórmula 1 ainda adota cautela, e quer confirmar se as mudanças surtiram o efeito desejado antes de pensar em qualquer alteração.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O Drag Reduction System (DRS) foi introduzido em 2011, com o intuito de facilitar ultrapassagens. Os pilotos que estiverem a menos de 1s do carro da frente podem abrir a asa traseira, diminuindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a velocidade.
O novo regulamento para 2022 foi pensado para diminuir o “ar sujo” gerado pelos carros, e assim proporcionar corridas melhores. Caso tenha o efeito desejado, algumas equipes, como a Aston Martin, já pensam em uma possível extinção do sistema.
Por enquanto, o DRS permanece vivo e estará presente em todos os carros no GP do Bahrein, que acontece no dia 20 de março e abre a temporada de 2022 da Fórmula 1.
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
# Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros
# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid