Gasly surpreende favoritas e põe AlphaTauri na frente do TL1 do GP do Bahrein

O primeiro treino livre da temporada da Fórmula 1 contou com uma bandeira vermelha logo de cara e terminou com Pierre Gasly na frente

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: 5 RAZÕES PARA PRESTAR ATENÇÃO NA TEMPORADA DA F1

O tão esperado retorno da Fórmula 1 para a era dos novos carros chegou na manhã desta sexta-feira (18) com o primeiro treino livre para o GP do Bahrein. Com bastante movimentação na pista de Sakhir, algo já esperado, uma vez que as equipes ainda começam a entender o novo equipamento, foram Pierre Gasly e a AlphaTauri que saíram na frente de um pelotão bastante apertado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O piloto francês cravou 1min34s193 de pneus macios para pontear a sessão. A Ferrari foi a melhor equipe entre as que utilizaram pneus médios, com Charles Leclerc e Carlos Sainz em segundo e terceiro. George Russell, que também andou de macios, foi somente o quarto. Max Verstappen foi o quinto, com volta de médios, e competição direta com a Ferrari.

Lewis Hamilton pintou somente na sétima colocação, atrás ainda de Lance Stroll. A Mercedes ainda tem dificuldade em velocidade em alguns trechos da pista apesar do visual bem mais fino que apresentou para a sexta-feira. Lewis até andou de pneus macios, mas jamais figurou entre os primeiros colocados. Atrás dele, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez finalizaram o top-10.

Os destaques negativos do TL1 foram para Esteban Ocon e Valtteri Bottas. Não necessariamente os dois pilotos, que foram apenas passageiros, mas nas equipes. Ocon viu o sidepod da Alpine se desgrudar sozinho do carro rosa e ficar na pista, causando bandeira vermelha e mais de 20 minutos de atraso para o francês. Bottas, por sua vez, teve problema com o motor ainda na volta de instalação e só conseguiu retornar a poucos minutos no fim. Mas o problema persistiu, então o finlandês sequer deu a primeira volta rápida dele pela Alfa Romeo.

A Fórmula 1 segue a programação do GP do Bahrein deste fim de semana com o TL2 logo mais, às 12h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Pierre Gasly liderou o TL1 (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #139 | A previsão para cada um dos 20 pilotos da F1 2022

Confira como foi o TL1:

A Fórmula 1 voltou! No momento em que a bandeira verde apareceu, uma fila de carros se formou para tomar a pista de Sakhir sem perder tempo. Charles Leclerc foi o primeiro a ganhar o traçado, mas a pista estava movimentada desde a partida: Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Kevin Magnussen apareceram nas primeiras imagens.

O primeiro a apresentar algo de significativo foi Bottas, que, ainda na volta de instalação, notou certa instabilidade no motor e retornou aos boxes da Alfa Romeo. A pista continuava enchendo e, com menos de 5min de treino, quase todos já passavam pela pista.

Logo em seguida, entretanto, a imagem mostrou um pedaço enorme de carroceria da Alpine simplesmente se soltar do carro de Esteban Ocon e cair na pista. A bandeira amarela apareceu inicialmente, mas quase que de imediato virou vermelha e parou o treino. Somente Fernando Alonso não havia ao menos entrado na pista até o momento. Entre os 13 que tinham volta anotada, Lando Norris liderava, mas com tempos ainda pouco representativos.

Sidepod da Alpine de Ocon perde carenagem na reta principal durante treino livre no Bahrein (Vídeo: F1)

Após 13 minutos de interrupção, bandeira verde e Alonso na pista pela primeira vez na temporada. Os pilotos da AlphaTauri saíam para fazer algum tipo de exercício conjunto, com Yuki Tsunoda abrindo a porta para Pierre Gasly ultrapassar nas curvas. Alexander Albon, na primeira atividade oficial como piloto titular da F1 em mais de um ano, deu uma pequena escapada com a Williams. George Russell, enquanto isso, afirmava no rádio que os carros estavam sendo bastante afetados pelo vento em Sakhir.

Por conta dos minutos perdidos, a tendência, que já era da pista ficar cheia, foi ressaltada. O traçado estava lotado o tempo todo. Na marca de 30 minutos, apenas Bottas e Ocon, os únicos dois a sofrerem algum tipo de problema, não tinham volta rápida. Verstappen liderava com a Red Bull: 1min34s742. De pneus macios, Alonso aparecia em segundo.

Para reforçar a liderança de Verstappen, Sergio Pérez também mostrava força e, de pneus médios, saltava para a segunda colocação. A Mercedes não aparecia entre os carros mais velozes e ainda perdia um pequeno pedaço do carro de George Russell na pista. Sem consequências para a continuidade do treino, desta feita.

Charles Leclerc rodou na segunda metade do TL1 (Foto: F1)

O responsável pela primeira bandeira vermelha, Ocon, enfim conseguia retornar à pista para a segunda metade da atividade. De pneus macios, como o companheiro Alonso, colocava a Alpine na quarta colocação. As duas Red Bull vinham na frente, enquanto as Alpine seguiam.

As escapadas aconteciam. Mick Schumacher saiu da pista antes da curva dez, enquanto Leclerc, que fazia volta com chances de impulsioná-lo para a liderança, rodou sozinho na curva 11. Quem aproveitou para tomar a frente foi Russell. Agora, sim, com a Mercedes surgindo na dianteira e cruzando assim a marca de 45min.

Durou pouco, entretanto, porque Gasly – com os mesmos macios de Russell – partiu para 1min34s193. As duas Ferrari apareceram de médios para entrarem em segundo e terceiro com Leclerc à frente de Carlos Sainz.

O próximo a dar uma escapada foi Albon – a segunda, aliás. Mas a Williams aparentava estar muito confortável na primeira parte da segunda metade da classificação. Bottas, por outro lado, tentou sair para a pista e teve de voltar rapidamente. Seguia sem volta rápida e sofrendo com o motor Ferrari da Alfa Romeo.

O movimento na pista continuou alto nos minutos finais, mas, ao contrário do esperado, sem grandes incursões por voltas mais velozes. No fim das contas, Gasly liderou realmente, fazendo a AlphaTauri superar Ferrari, Red Bull e Mercedes. Leclerc, Sainz, Russell, Verstappen, Lance Stroll, Hamilton, Alonso, Tsunoda e Pérez finalizaram o top-10.

F1 2022, GP do Bahrein, Sakhir, TL1:

1P GASLYAlphaTauri RBPT1:34.193 23
2C LECLERCFerrari1:34.557+0.36422
3C SAINZFerrari1:34.611+0.41823
4G RUSSELLMercedes1:34.629+0.43623
5M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:34.742+0.54922
6L STROLLAston Martin Mercedes1:34.814+0.62122
7L HAMILTONMercedes1:34.943+0.75017
8F ALONSOAlpine1:35.000+0.80714
9Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:35.028+0.83520
10S PÉREZRed Bull RBPT1:35.050+0.85723
11G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:35.053+0.86020
12E OCONAlpine1:35.151+0.95815
13N LATIFIWilliams Mercedes1:35.644+1.45115
14N HÜLKENBERGAston Martin Mercedes1:35.815+1.62223
15A ALBONWilliams Mercedes1:35.923+1.73017
16L NORRISMcLaren Mercedes1:36.304+2.11122
17D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:36.402+2.20920
18M SCHUMACHERHaas Ferrari1:36.536+2.34323
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:36.804+2.61121
20V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 2

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão

De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros

# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: TEMPORADA DE REVOLUÇÃO E TORCIDA POR NOVO VERSTAPPEN X HAMILTON
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.