Marc Márquez culpa pressão dos pneus por drama na Tailândia: “Situação crítica”
Marc Márquez tinha uma vitória tranquila nas mãos, mas precisou se recuperar de uma falha na pressão dos pneus dianteiros e ultrapassar o irmão Álex para faturar triunfo na Tailândia
Marc Márquez deu um show neste fim de semana na Tailândia e foi recompensado com a vitória neste domingo (2) na corrida principal. Mas, por um vacilo, ela quase não acontece. Isso porque o hexacampeão da MotoGP confirmou que perdeu a liderança na sétima volta graças a um problema de pressão nos pneus.
O espanhol vinha tranquilo na ponta, porém, ao diminuir a velocidade na saída da curva 3, foi surpreendido pelo irmão, Álex Márquez, e teve de remar para conseguir devolver a ultrapassagem a quatro voltas do fim e conseguir a vitória.
Em entrevista após a corrida, Marc disse que isso foi devido a um aviso de pressão nos pneus dianteiros, o que significava que ele tinha apenas três voltas para corrigir o problema antes de ser penalizado.
“A corrida foi super exigente, a sensação foi boa no começo e logo abri vantagem. Mas então percebi que a pressão dos pneus não era suficiente e, assim, fiquei procurando por um vácuo. Como tinha apenas três voltas de margem, por essa razão, ultrapassei Álex apenas no final. Foi crítica a situação, se fosse penalizado, seria um desastre. Mas trabalhamos juntos com a equipe”.

No regulamento da MotoGP, está previsto que os pilotos devem estar com os pneus dentro da pressão mínima de 1.8 bar por, pelo menos, 60% de uma corrida. Caso contrário, isso resulta em um acréscimo de 16s no tempo de prova.
Ainda após a vitória, Márquez contou que mudou seu estilo de guiar no fim de semana para não forçar a Ducati acima do limite. “Sou novo na equipe e eles ainda precisam me conhecer. Às vezes, quando tenho ritmo no domingo, mudo meu estilo de pilotagem. Estou forçando menos à frente porque é onde você pode cair e é a única coisa que não quero fazer”, analisou.
“Nesta pista, era capaz de guiar de duas, três maneiras diferentes com o mesmo tempo de volta, então, talvez nessa mudança de estilo, a pressão não foi a correta. Mas é experiência para o futuro”. O #93 aproveitou também para elogiar o fim de semana do irmão Álex em Buriram.
E mais: acredita que o piloto da Gresini tem condições de vencer corridas nesta temporada. “Compartilhar aquele fim de semana com meu irmão é algo irreal para minha família. Não consigo imaginar o sentimento do meu pai, da minha mãe e de toda a família. Se perguntarem a ele, diria que ‘da próxima vez é o oposto’. Mas acredite em mim, ele vai ganhar corridas este ano, está pilotando super bem”.

Para Marc, o fim de semana na Tailândia foi bem especial, marcando sua primeira vitória na abertura da temporada, algo que não ocorrida desde 2014. Além disso, os triunfos o colocaram no topo da classificação pela primeira vez desde 2019, quando foi campeão mundial pela última vez.
“É um sonho, não posso pedir mais. Começamos esta nova jornada com pole e vitória dupla. Quero agradecer à equipe porque, para mim, é importante me sentir bem na moto, mas ainda mais no box. Sinto que eles me conhecem há 10 anos e isso me deu confiança”, festejou.
A MotoGP volta a acelerar entre 14 a 16 de março, para o retorno do GP da Argentina, em Termas de Río Hondo, com a segunda etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

