Confira declarações dos pilotos após GP de Mônaco da Fórmula 1 2024
Charles Leclerc conquistou a sua primeira vitória em Mônaco, enquanto Max Verstappen não foi capaz de reagir e teve de se contentar apenas com a sexta posição. Pierre Gasly e Alexander Albon pontuaram pela primeira vez na temporada
Charles Leclerc finalmente conseguiu espantar o azar e venceu a sua primeira corrida em Mônaco, neste domingo (26). O piloto da Ferrari foi o que mostrou ritmo mais forte desde as primeiras atividades do fim de semana e confirmou o favoritismo ao receber a bandeirada final na primeira colocação, sem ser incomodado pelos rivais.
Oscar Piastri, da McLaren, até tentou pressionar o monegasco, mas teve de se contentar com a segunda posição, seguido de perto por Carlos Sainz, que completou o pódio nas ruas de Monte Carlo. Lando Norris e George Russell fecharam a lista dos cinco melhores.
Em um fim de semana atípico, Max Verstappen foi apenas o sexto colocado, enquanto que Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Pierre Gasly completaram o top-10. O piloto da Williams e da Alpine, inclusive, somaram seus primeiros pontos na temporada 2024 da Fórmula 1.
Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon se envolveram em incidentes e não completaram a prova. O encontro entre o mexicano da Red Bull e o dinamarquês da Haas causou a única bandeira vermelha da prova, logo na primeira volta.
A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira as declarações dos pilotos após o GP de Mônaco:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc recorda esforço de pai e se emociona: “Fez de tudo para eu vencer em Mônaco”
Oscar Piastri, segundo: Piastri fala em “corrida difícil” em Mônaco, mas celebra 2º lugar: “Pódio é ótimo”
Carlos Sainz, terceiro: Sainz celebra ritmo de corrida e vê Ferrari “cada vez mais forte” após 3º lugar em Mônaco
Lando Norris, quarto: 4º, Norris celebra “ritmo forte” e “resultado incrível” para McLaren em Mônaco
George Russell, quinto: Russell cita corrida “longa e estranha” e diz que “fez máximo que podia” com 5º em Mônaco
Max Verstappen, sexto: Verstappen diz que Red Bull “conhece fraqueza” e avisa: “Vamos voltar mais fortes”
Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton vê “sinais encorajadores” em ritmo da Mercedes após 7º lugar em Mônaco
Yuki Tsunoda, oitavo: Tsunoda festeja 8º lugar e “corrida forte” da RB em Mônaco: “Maximizamos tudo”
Alexander Albon, nono: Albon celebra primeiros pontos da Williams em 2024: “Atualizações estão funcionando”
Pierre Gasly, décimo: 10º, Gasly se diz “chocado” com manobra de Ocon em Mônaco: “Desnecessário”
Fernando Alonso, 11º: Alonso diz que Aston Martin “tentou de tudo” em Mônaco, mas “não tinha carro para pontos”
Daniel Ricciardo, 12º: “Depois da classificação de ontem, cheguei hoje mentalmente preparado para uma corrida como esta. Neste caso, não se classificando na frente, há uma grande probabilidade de a corrida aqui estar sendo ditada pelo ritmo de outras pessoas, e foi assim que aconteceu. Você sempre pode esperar que as coisas mudem ou que algo possa acontecer na corrida, e acho que a primeira largada foi provavelmente uma das melhores que tive este ano. Mas depois da segunda largada, quando vi Alonso na minha frente fazendo tudo o que podia para manter os pneus até o fim, logo percebi que teria sido difícil. Tentei pressioná-lo, mas obviamente ele é muito experiente, e Mônaco é uma pista que apenas um grande erro pode possibilitar algumas ultrapassagens. Hoje fiz duas voltas com ar limpo, onde pude forçar um pouco mais e foi muito agradável, mas durante o resto da corrida tive de ter muita paciência.”
“Certamente há alguns pontos positivos neste fim de semana, mas, ao mesmo tempo, há também algumas decepções. Olhando para a próxima corrida, Montreal é uma pista que gosto, por isso vamos tentar melhorar. Charles [Leclerc] conseguiu sua primeira vitória aqui em Mônaco hoje, ele já passou por alguns altos e baixos nesta pista, então mereceu, e estou muito feliz por ele.”
Valtteri Bottas, 13º: “Passei a maior parte da corrida preso em uma fila de DRS, o que definitivamente não foi tão divertido — na verdade, estava bem lento. Todo mundo sabe como é difícil ultrapassar por aqui — tentamos aproveitar algumas oportunidades largando com o composto mais duro, mas não tivemos sorte por causa da bandeira vermelha, enquanto todos que estavam com pneus mais macios se beneficiaram com isso. Ainda assim, apesar de tudo, tive uma corrida limpa, ambas as largadas foram decentes e consegui recuperar alguns lugares — no geral, o nosso ritmo foi bom com ar limpo. É claro que a classificação é decisiva aqui e tivemos momentos difíceis ontem, com falta de ritmo em uma volta. Normalmente, porém, Mônaco é uma exceção e ainda aprendemos muito neste fim de semana, o que será útil enquanto nos preparamos para voltar a correr em Montreal dentro de duas semanas.”
Lance Stroll, 14º: “Esperávamos que a corrida fosse uma questão de gerenciamento de pneus, então não foi nenhuma surpresa, especialmente após a relargada. É necessário um grande delta para ultrapassar aqui, então fizemos o que pudemos com a estratégia. Tinha uma vantagem sobre Pierre [Gasly], então escolhemos pneus duros para tentar competir com ele na segunda metade da corrida. No final não deu certo e perdemos o ponto. Este fim de semana não foi dos mais fáceis e mostra que precisamos encontrar mais ritmo.”
Logan Sargeant, 15º: “Foi uma corrida complicada e olhar para a asa traseira de outros pilotos foi praticamente o que fiz. Foi tranquilo na maior parte do tempo. Fiquei preso atrás de Fernando [Alonso] e Ricciardo por um longo tempo, e isso começou a corroer os pneus. Os pneus traseiros estavam completamente desgastados e, a partir daí, eu estava apenas administrando. Depois que coloquei o pneu novo e consegui um pouco de ar limpo, me senti bem. Alex [Albon] conseguiu pontos, é um impulso para a equipe e mostra um bom desempenho, e um pouco do que está por vir. No futuro, quando os dois carros tiverem as mesmas especificações, seremos capazes de lutar mais por essas oportunidades.”
Guanyu Zhou, 16º: “Foi uma tarde muito tranquila e diferente para mim. Na primeira largada, vi o acidente com Pérez, Magnussen e Hülkenberg bem na minha frente: foi um momento assustador e estou feliz em ver que todos ficaram bem. Após a relargada, todos chegaram ao fim e estávamos no mesmo barco, então não havia nada que pudéssemos fazer. Fernando [Alonso] estava segurando todo o pelotão para criar uma vantagem para seu companheiro de equipe, o que nos deixou em um trem de DRS sem potencial de ultrapassagem. Talvez a corrida tivesse sido um pouco mais interessante sem a bandeira vermelha, com estratégias diferentes, mas não foi o caso. Mônaco sempre foi um pouco complicado para nós, precisamos entender por que sofremos em traçados como este. Temos trabalho a fazer pela frente, mas sabemos que Montreal será diferente.”
Esteban Ocon, abandonou: Ocon admite culpa por incidente com Gasly em Mônaco: “Peço desculpas à equipe”
Sergio Pérez, abandonou: Pérez lamenta falta de investigação em acidente com Magnussen: “Carro foi destruído”
Nico Hülkenberg, abandonou: Hülkenberg evita apontar culpado por batida em Mônaco: “Acidente de corrida”
Kevin Magnussen, abandonou: Magnussen culpa Pérez por forte batida em Mônaco: “Fui espremido contra parede”
A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.