Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação no GP da Espanha 2021

Com 1min18s245, Lewis Hamilton conquistou a centésima pole da carreira na Fórmula 1, à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP da Espanha de Fórmula 1. Neste sábado (8), o piloto da Mercedes alcançou a posição de Honra do grid pela centésima vez ao anotar 1min16s741.

0s036 mais lento, Max Verstappen ficou com o segundo posto, à frente de Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr., Daniel Ricciardo, Sergio Pérez e Lando Norris. Fernando Alonso rodou em 1min18s174 e ficou com o décimo posto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

LEWIS HAMILTON; GP DA ESPANHA; TREINO LIVRE; BARCELONA;
Lewis Hamilton garantiu a pole do GP da Espanha (Foto: LAT Images/Mercedes)

WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Espanha de Fórmula 1

Primeiro entre os pilotos barrados no Q2, Lance Stroll cravou 1min17s974 e vai sair em 11º, seguido por Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi e George Russell.

Com 1min18s556, Yuki Tsunoda ficou com o 16º tempo, à frente de Kimi Räikkönen, Mick Schumacher e Nicholas Latifi. Nikita Mazepin fez a melhor volta em 1min19s807 e vai largar em último

Confira as declarações dos pilotos:

Lewis Hamilton, Pole: Hamilton celebra centésima pole na Fórmula 1: “Como se fosse minha primeira”

Max Verstappen, segundo: Verstappen vê classificação de voltas decentes e diz que 2º lugar na Espanha é “muito bom”

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas diz que “escapada na curva 10” custou pole em batalha apertada pela pole na Espanha

Charles Leclerc, quarto: Leclerc aprova classificação, mas diz que pódio no GP da Espanha “é difícil”

Esteban Ocon, quinto: Alonso alcança objetivo com volta ao Q3 na Espanha: “Feliz por estar no top-10”

Carlos Sainz Jr., sexto: Sainz celebra passo à frente, mas diz que tinha potencial para mais na classificação

Daniel Ricciardo, sétimo: Ricciardo diz que era possível ir além de 7º, mas celebra dia “muito melhor” na Espanha

Sergio Pérez ficou apenas com a oitava posição no grid (Foto: Red Bull Content Pool)

Sergio Pérez, oitavo: Pérez justifica má classificação na Espanha com dor no ombro: “Não estava 100%”

Lando Norris, nono: 9º, Norris avalia que atuação de Mazepin “custou classificação” na Espanha

Fernando Alonso, décimo: Alonso alcança objetivo com volta ao Q3 na Espanha: “Feliz por estar no top-10”

Lance Stroll, 11º: “É uma pena perder o Q3 por uma margem tão pequena, apenas alguns milésimos. O lado positivo é largar na P11, então podemos ter uma flexibilidade para escolhermos nossos pneus de largada e isso pode ser crucial porque acho que o desgaste será um fator importante durante a corrida. Não é fácil ultrapassar aqui, mas se conseguirmos uma boa largada, ganhando algumas posições, nos colocamos em uma posição boa para pontos”.

Pierre Gasly, 12º: “Estou obviamente decepcionado com o resultado final. É a primeira vez que não alcançamos o Q3 neste ano e perdemos por apenas dois centésimos, o que não é nada. Estou feliz com o balanço do carro neste fim de semana, mas realmente sofremos com a aderência, pois parece que estamos de um lado para o outro, isso esquenta os pneus e nessa pista você paga o preço por isso. Acho que fomos ligeiramente mais competitivos no início do ano, então precisamos entender como vamos retomar essa liderança na batalha do meio do pelotão”.

Sebastian Vettel, 13º: Vettel lamenta falta de volta limpa e diz que pontos “sempre são possíveis” na F1

Antonio Giovinazzi, 14º: “Foi uma boa sessão e acho que conseguimos tirar o máximo possível do carro. Minha volta no Q2 foi boa, talvez pudesse ter melhorado um pouco mais, mas o Q3 ainda estava um pouco distante. No entanto, seguimos melhorando e estar no Q2 outra vez é bom para o time. Estou feliz com a minha performance, ainda não estamos onde gostaríamos ― dentro do top-10 ―, mas estamos progredindo. Vamos ver amanhã qual será o nosso ritmo de corrida: a primeira volta será importante, já que ultrapassar pode ser difícil aqui, mas estamos prontos para tirar o máximo desta oportunidade”.

George Russell novamente chegou ao Q2 em 2021 (Foto: Williams)

George Russell, 15º: “Eu acho que chegar ao Q2 hoje foi o máximo possível. Nós sabíamos que o carro nunca tinha andado perfeitamente bem neste circuito, em relação à nossa performance em outros lugares. Sofremos um pouco no segundo treino livre, mas acalmamos a situação hoje. O carro estava muito melhor e conseguimos superar pilotos como [Yuki] Tsunoda e [Kimi] Räikkönen, então realmente maximizamos as coisas hoje. Vai ser uma corrida interessante com o calor e as poucas chances de chuva na região amanhã. Não sei se vai chegar antes ou depois da prova, mas espero que agite um pouco as coisas”.

Yuki Tsunoda, 16º: “É frustrante para mim, a performance do carro definitivamente estar ali e acho que conseguia facilmente passar para o Q2, mas não consegui aderência hoje. Pierre [Gasly] e eu tivemos diferentes informações sobre o carro, mesmo com os mesmos ajustes, então preciso entender se é por causa das características ou por diferentes estilos de pilotagem. Acredito que, se encontrar esse motivo, vou conseguir realmente sentir o potencial completo do carro”.

Kimi Räikkönen, 17º: “Foi decepcionante sair no Q1, especialmente depois de parecer bom nesta manhã. O carro ainda pareceu bom e a volta não foi ruim, mas perdi no último setor. Cheguei muito perto do carro na frente no fim da volta e foi isso ― foi muito apertado, então se você não acerta, paga o preço. Vamos ver o que podemos fazer para voltar à briga amanhã. Não é um lugar fácil para ultrapassar, mas vamos dar tudo”.

Mick Schumacher, 18º: “Nós estamos bem felizes, foi um das melhores classificações. Conseguimos colocar o carro onde queríamos após uma grande mudança na noite de sexta-feira para sábado. Foi, definitivamente, a melhor coisa a fazer. Sinto que o time e eu tomamos a decisão correta para colocar o carro onde estamos agora. As previsões nos colocavam atrás da Williams e estamos na frente de uma delas. A meta é chegar mais algo e ficar próximod o Q2, acho que estamos no caminho disso. Prevemos um pouco de desgaste no pneu traseiro, mas acho que todo mundo sente o mesmo. Vamos aguardar”.

Nicholas Latifi, 19º: “Foi um fim de semana para nós até aqui. Sofri com alguns danos na minha segunda tentativa e isso não ajudou no restante das voltas rápidas. Também tinha um pouco de tráfico, com todo mundo agrupando antes das voltas, mas é o mesmo [problema] para todos. Em termos de corrida, vai ser difícil aqui quando os pneus não são novos. Amanhã será um desafio”.

Nikita Mazepin, 20º: Mazepin critica acordo de cavalheiros após punição e ironiza: “Não sei desaparecer”

GRANDE PRÊMIO analisa a classificação, o pole, os grandes nomes e também as decepções deste sábado no BRIEFING, ao vivo, na GPTV, o canal do GP no YouTube. O GP da Espanha tem largada marcada para 10h (de Brasília) deste domingo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar