Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação no GP da Espanha 2021

Com 1min18s245, Lewis Hamilton conquistou a centésima pole da carreira na Fórmula 1, à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP da Espanha de Fórmula 1. Neste sábado (8), o piloto da Mercedes alcançou a posição de Honra do grid pela centésima vez ao anotar 1min16s741.

0s036 mais lento, Max Verstappen ficou com o segundo posto, à frente de Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr., Daniel Ricciardo, Sergio Pérez e Lando Norris. Fernando Alonso rodou em 1min18s174 e ficou com o décimo posto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

LEWIS HAMILTON; GP DA ESPANHA; TREINO LIVRE; BARCELONA;
Lewis Hamilton garantiu a pole do GP da Espanha (Foto: LAT Images/Mercedes)

WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Espanha de Fórmula 1

Primeiro entre os pilotos barrados no Q2, Lance Stroll cravou 1min17s974 e vai sair em 11º, seguido por Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi e George Russell.

Com 1min18s556, Yuki Tsunoda ficou com o 16º tempo, à frente de Kimi Räikkönen, Mick Schumacher e Nicholas Latifi. Nikita Mazepin fez a melhor volta em 1min19s807 e vai largar em último

Confira as declarações dos pilotos:

Lewis Hamilton, Pole: Hamilton celebra centésima pole na Fórmula 1: “Como se fosse minha primeira”

Max Verstappen, segundo: Verstappen vê classificação de voltas decentes e diz que 2º lugar na Espanha é “muito bom”

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas diz que “escapada na curva 10” custou pole em batalha apertada pela pole na Espanha

Charles Leclerc, quarto: Leclerc aprova classificação, mas diz que pódio no GP da Espanha “é difícil”

Esteban Ocon, quinto: Alonso alcança objetivo com volta ao Q3 na Espanha: “Feliz por estar no top-10”

Carlos Sainz Jr., sexto: Sainz celebra passo à frente, mas diz que tinha potencial para mais na classificação

Daniel Ricciardo, sétimo: Ricciardo diz que era possível ir além de 7º, mas celebra dia “muito melhor” na Espanha

Sergio Pérez ficou apenas com a oitava posição no grid (Foto: Red Bull Content Pool)

Sergio Pérez, oitavo: Pérez justifica má classificação na Espanha com dor no ombro: “Não estava 100%”

Lando Norris, nono: 9º, Norris avalia que atuação de Mazepin “custou classificação” na Espanha

Fernando Alonso, décimo: Alonso alcança objetivo com volta ao Q3 na Espanha: “Feliz por estar no top-10”

Lance Stroll, 11º: “É uma pena perder o Q3 por uma margem tão pequena, apenas alguns milésimos. O lado positivo é largar na P11, então podemos ter uma flexibilidade para escolhermos nossos pneus de largada e isso pode ser crucial porque acho que o desgaste será um fator importante durante a corrida. Não é fácil ultrapassar aqui, mas se conseguirmos uma boa largada, ganhando algumas posições, nos colocamos em uma posição boa para pontos”.

Pierre Gasly, 12º: “Estou obviamente decepcionado com o resultado final. É a primeira vez que não alcançamos o Q3 neste ano e perdemos por apenas dois centésimos, o que não é nada. Estou feliz com o balanço do carro neste fim de semana, mas realmente sofremos com a aderência, pois parece que estamos de um lado para o outro, isso esquenta os pneus e nessa pista você paga o preço por isso. Acho que fomos ligeiramente mais competitivos no início do ano, então precisamos entender como vamos retomar essa liderança na batalha do meio do pelotão”.

Sebastian Vettel, 13º: Vettel lamenta falta de volta limpa e diz que pontos “sempre são possíveis” na F1

Antonio Giovinazzi, 14º: “Foi uma boa sessão e acho que conseguimos tirar o máximo possível do carro. Minha volta no Q2 foi boa, talvez pudesse ter melhorado um pouco mais, mas o Q3 ainda estava um pouco distante. No entanto, seguimos melhorando e estar no Q2 outra vez é bom para o time. Estou feliz com a minha performance, ainda não estamos onde gostaríamos ― dentro do top-10 ―, mas estamos progredindo. Vamos ver amanhã qual será o nosso ritmo de corrida: a primeira volta será importante, já que ultrapassar pode ser difícil aqui, mas estamos prontos para tirar o máximo desta oportunidade”.

George Russell novamente chegou ao Q2 em 2021 (Foto: Williams)

George Russell, 15º: “Eu acho que chegar ao Q2 hoje foi o máximo possível. Nós sabíamos que o carro nunca tinha andado perfeitamente bem neste circuito, em relação à nossa performance em outros lugares. Sofremos um pouco no segundo treino livre, mas acalmamos a situação hoje. O carro estava muito melhor e conseguimos superar pilotos como [Yuki] Tsunoda e [Kimi] Räikkönen, então realmente maximizamos as coisas hoje. Vai ser uma corrida interessante com o calor e as poucas chances de chuva na região amanhã. Não sei se vai chegar antes ou depois da prova, mas espero que agite um pouco as coisas”.

Yuki Tsunoda, 16º: “É frustrante para mim, a performance do carro definitivamente estar ali e acho que conseguia facilmente passar para o Q2, mas não consegui aderência hoje. Pierre [Gasly] e eu tivemos diferentes informações sobre o carro, mesmo com os mesmos ajustes, então preciso entender se é por causa das características ou por diferentes estilos de pilotagem. Acredito que, se encontrar esse motivo, vou conseguir realmente sentir o potencial completo do carro”.

Kimi Räikkönen, 17º: “Foi decepcionante sair no Q1, especialmente depois de parecer bom nesta manhã. O carro ainda pareceu bom e a volta não foi ruim, mas perdi no último setor. Cheguei muito perto do carro na frente no fim da volta e foi isso ― foi muito apertado, então se você não acerta, paga o preço. Vamos ver o que podemos fazer para voltar à briga amanhã. Não é um lugar fácil para ultrapassar, mas vamos dar tudo”.

Mick Schumacher, 18º: “Nós estamos bem felizes, foi um das melhores classificações. Conseguimos colocar o carro onde queríamos após uma grande mudança na noite de sexta-feira para sábado. Foi, definitivamente, a melhor coisa a fazer. Sinto que o time e eu tomamos a decisão correta para colocar o carro onde estamos agora. As previsões nos colocavam atrás da Williams e estamos na frente de uma delas. A meta é chegar mais algo e ficar próximod o Q2, acho que estamos no caminho disso. Prevemos um pouco de desgaste no pneu traseiro, mas acho que todo mundo sente o mesmo. Vamos aguardar”.

Nicholas Latifi, 19º: “Foi um fim de semana para nós até aqui. Sofri com alguns danos na minha segunda tentativa e isso não ajudou no restante das voltas rápidas. Também tinha um pouco de tráfico, com todo mundo agrupando antes das voltas, mas é o mesmo [problema] para todos. Em termos de corrida, vai ser difícil aqui quando os pneus não são novos. Amanhã será um desafio”.

Nikita Mazepin, 20º: Mazepin critica acordo de cavalheiros após punição e ironiza: “Não sei desaparecer”

GRANDE PRÊMIO analisa a classificação, o pole, os grandes nomes e também as decepções deste sábado no BRIEFING, ao vivo, na GPTV, o canal do GP no YouTube. O GP da Espanha tem largada marcada para 10h (de Brasília) deste domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.