Acosta e Marc Márquez encantam na MotoGP em dia chuvoso e de surpresas no Catar

Pedro Acosta e Marc Márquez roubaram os holofotes no dia movimentado da MotoGP no Catar, com direito a chuva no deserto e surpresas na ordem de forças do grid. Favoritos ao título, Francesco Bagnaia e Jorge Martín foram discretos ao longo das atividades

O primeiro dia de treinos da MotoGP no Catar teve de tudo. Na parte da manhã, ainda com sol presente e calor, os pilotos disputaram normalmente o TL1 no deserto catari. Na parte da noite, porém, uma surpreendente chuva apareceu em Lusail — e daquelas fortes, encharcando a pista por muito tempo. Com isso, vimos um pouco de tudo que a classe rainha do Mundial de Motovelocidade pode nos apresentar.

A chuva, aliás, bagunçou tudo no Catar. A organização decidiu alterar a programação e antecipar o segundo treino livre para esta sexta-feira (8), deixando para a definição da ordem da classificação para este sábado. Uma decisão sensata para evitar problemas e acidentes com pilotos desesperados por voltas rápidas na pista molhada.

Na parte inicial do dia, porém, tudo parecia normal. Jorge Martín logo apareceu com seu estilo implacável e dando o máximo em todas as sessões. Acabou recompensado com a primeira posição, seguido pelo forte Aleix Espargaró. As agradáveis surpresas, porém, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Pedro Acosta não se mostrou tímido e ficou com a terceira posição, apenas 0s071 atrás do ponteiro, deixando o veterano compatriota Marc Márquez na quarta colocação. Brad Binder, que assim como Acosta corre com a moto RC16 atualizada, foi o quinto mais veloz.

Marc Márquez liderou o TL2 molhado no Catar (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na noite catari, a chuva deu as caras e deixou a pista bem molhada. Aí valeu a experiência de Marc Márquez. Ainda pegando o ritmo da Ducati, marcou 2min06s544. Augusto Fernández foi o segundo mais veloz e Pedro Acosta, ele de novo, ficou em terceiro lugar.

Depois do estrondoso desempenho nas primeiras sessões da temporada, claro que o jovem espanhol, que vem do título da Moto2, virou o grande assunto no paddock. Todos falavam sobre ele e se rendiam ao talento do novato que mostrou não estar para brincadeira na MotoGP.

Martín foi quem puxou a fila de elogios. “Acosta foi mais rápido do que eu imaginava. Se seguir assim, precisamos ver como pará-lo”, pontuou.

Espargaró não ficou atrás. “Alguém tinha dúvidas sobre Marc e Acosta? Eu não. A única dúvida era quando tempo demorariam para brigar”, destacou o piloto da Aprilia. O bicampeão Pecco Bagnaia também elogou o novato: “Foi muito rápido. Esperávamos, pois sempre foi veloz. Precisamos deixá-lo tranquilo, pois já há pressão suficiente”.

Sempre calmo, Acosta tentou até manter a pressão distante dos ombros. Em seu primeiro final de semana oficial na MotoGP, o jovem de 19 anos sabe que muitos olhares e expectativas serão jogados em cima, mas saiu contente com o que fez em Lusail nesta sexta-feira.

Pedro Acosta foi alvo de muitos olhares em Lusail (Foto: Red Bull Content Pool)

“Melhoramos depois do teste, especialmente com pista molhada, algo que ano passado era desastroso. Fizemos uma boa pré-temporada, mas não esperava isso, tenho que estar contente”, disse o espanhol.

“Cheguei ao Mundial muito agressivo na pilotagem. Na MotoGP me falaram que quanto menos agressivo eu for, mais longe vou chegar”, acrescentou.

Em um primeiro dia atípico, de chuva no deserto e ordem de forças mexidas, a MotoGP abriu a temporada 2024 deixando todos curiosos com o que vem pela frente. Bagnaia e Martín, por exemplo, não forçaram muito na pista molhada. O italiano, aliás, passou o dia testando o equipamento e não deu o máximo ainda.

Agora resta saber se veremos novo show de Acosta neste sábado, se Marc Márquez será um problema para os favoritos na corrida sprint ou se as coisas vão se realinhar em Lusail com a Ducati GP24 na frente. Isso, porém, só aguardando para dizer.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (8), em Lusail, no Catar, com o treino que define quem avança diretamente para o Q2 da classificação, a partir de 8h (de Brasília). A definição do grid de largada acontece 9h. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.