Confira declarações dos pilotos após GP de São Paulo de Fórmula 1 2023

Vitória 17 de Max Verstappen na temporada, disputa ferrenha de Pérez e Alonso pelo pódio, acidente de Leclerc: o GP de São Paulo teve muita história para contar e os pilotos falaram tudo

Duelo emocionante de Alonso e Pérez pelo terceiro lugar em Interlagos (Vídeo: F1 TV)

Max Verstappen venceu pela 17ª vez na temporada 2023. O triunfo neste domingo (5) em Interlagos foi bastante tranquilo, consolidando ainda mais seu tricampeonato na categoria. Lando Norris bem que tentou ameaçar o posto do neerlandês, mas durou pouco e ficou com a segunda colocação.

O pódio em São Paulo ficou completo com Fernando Alonso, que venceu um duelo emocionante com Sergio Pérez, decidido praticamente no photo-sheet – apenas 0s053 separou os pilotos. A quinta posição ficou com um consistente Lance Stroll, da Aston Martin.

Carlos Sainz terminou na sexta colocação com uma discreta Ferrari, à frente de um ótimo Pierre Gasly e de um mediano Lewis Hamilton, que sofreu com o rendimento da Mercedes. A zona de pontuação ficou completa com Yuki Tsunoda e Esteban Ocon.

A prova em Interlagos foi bastante acidentada. Antes da largada, Charles Leclerc sofreu uma quebra hidráulica que colocou sua corrida inteira a perder. Após a luz verde, Alex Albon se enroscou com a Haas de Kevin Magnussen e ambos ficaram pelo caminho.

Leclec escapa e bate no Laranjinha na volta de apresentação do GP de São Paulo (Vídeo: reprodução/F1 TV)

As duas Alfa Romeo, além de George Russell, também abandonaram a corrida. A Fórmula 1 agora volta em duas semanas, entre os dias 17 e 19 de novembro, com o tão esperado GP de Las Vegas.

Confira o que disseram os vinte pilotos após o GP de São Paulo:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen vê 2º stint como “chave” para vitória em São Paulo: “Criamos vantagem”

Lando Norris, segundo: Norris diz que Verstappen tem “resposta para tudo”, mas aceita 2º lugar em São Paulo

Fernando Alonso, terceiro: Alonso “pensou que tinha perdido pódio”, mas destaca resultado fenomenal da Aston Martin

Albon bateu em Magnussen e abandonou prova em Interlagos ainda na largada (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Sergio Pérez, quarto: Pérez parabeniza Alonso por pódio em Interlagos: “Dói perder, mas feliz por ele”

Lance Stroll, quinto: Stroll exalta “carro realmente bom” da Aston Martin em São Paulo: “Muito positivo”

Carlos Sainz, sexto: Sainz lamenta fim de semana da Ferrari em São Paulo: “Tivemos problema desde o início”

Pierre Gasly, sétimo: Gasly comemora e diz que Alpine viveu “um dos melhores dias do ano” em São Paulo

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton se choca com “Mercedes lenta” em SP: “Pneus roubaram velocidade nas retas”

Largada do GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Yuki Tsunoda, nono: Tsunoda vê “grande surpresa” em ritmo da AlphaTauri em SP: “Que continue assim”

Esteban Ocon, décimo: Ocon justifica três pit-stops em Interlagos: “Desgaste de pneus era maior do que todos”

Logan Sargeant, 11º: Corrida bem complicada hoje, perdemos ritmo e não tínhamos o que precisávamos para duelar com a AlphaTauri. Lutamos com a degradação dos pneus e não tivemos velocidade o suficiente. Fora isso, estou feliz por ter chegado ao fim e completado as 71 voltas, especialmente com pouco combustível. Agora, é reagrupar para seguir com este momento em Las Vegas.

Nico Hülkenberg, 12º: “Foi uma situação de largada típica, onde ficou muito apertado, e foi muito parecido com o que aconteceu comigo na corrida sprint no Catar, fiquei encurralado. Não dava para desistir naquele momento, então houve contato com o Albon, que bateu no Kevin. Foi lamentável, mas não havia muito o que pudéssemos fazer. Houve danos, mas a bandeira vermelha nos permitiu repará-los, então o carro estava em boas condições, só não havia desempenho neste fim de semana”.

Daniel Ricciardo, 13º: “Foi uma largada confusa. Vi um acidente grande na minha frente, e havia muitos destroços. Parecia que estava conseguindo passar por eles, mas em certo momento, vi um pneu voando pelo ar, como um frisbee, que estava começando a se aproximar. Olhei nos espelhos e vi que o pneu atingiu e danificou minha asa traseira. Devido à bandeira vermelha, voltamos aos boxes, onde a equipe fez um ótimo trabalho para reparar o carro e deixá-lo pronto para recomeçar a corrida. Infelizmente, me disseram que eu e o Oscar (Piastri) estaríamos uma volta atrás e teríamos que reiniciar a corrida a partir dos boxes. Toda a frustração se deu porque estávamos realmente rápidos hoje. Ficamos atrás do Yuki, ajudando-o a marcar pontos, mas quando tivemos ar limpo, senti que o ritmo que mostrei era muito forte. Acredito que fizemos um bom progresso ao longo deste fim de semana, e estou feliz com isso, considerando que este não é um circuito que costumo ser forte. Acredito que poderia ter contribuído muito para a equipe marcando pontos hoje, se não tivéssemos recomeçado a corrida uma volta atrás. Mas agora estou ansioso para Las Vegas”.

Esteban Ocon completou a zona de pontos em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Oscar Piastri, 14º: “Uma corrida difícil hoje. Infelizmente, ela acabou praticamente antes de começar, depois do contato na traseira em que não pude evitar. A equipe fez um trabalho incrível para recuperar o carro e me colocar de volta na pista após a bandeira vermelha. Foram 71 voltas em um circuito que eu nunca havia pilotado antes, que são extremamente úteis para o meu aprendizado, e espero colher os frutos do trabalho árduo da equipe quando voltarmos no próximo ano. Depois disso, só precisávamos de um safety-car para nos liberar, o que infelizmente não aconteceu. Seguimos em frente para a próxima corrida em Las Vegas”.

George Russell, 15º: Russell vê Mercedes com ritmo “incompreensível” após abandono em SP

Valtteri Bottas, 16º: Bottas exalta ritmo e lamenta abandono no GP de São Paulo: “Chance real de pontuar”

Guanyu Zhou, 17º: Zhou clama por “mais consistência” para Alfa Romeo após abandono em SP

Kevin Magnussen, 18º: Magnussen dispara contra “falta de atenção” de pilotos em largada caótica de São Paulo

Kevin Magnussen bateu na largada do GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Charles Leclerc, 19º: Leclerc minimiza “azar” após abandono em SP: “Melhor agora que não brigo por nada”

Alex Albon, 20º: Albon lamenta pancada no GP de São Paulo: “Fiz uma largada tão boa para nada”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.