Confira declarações após treinos livres do GP da Cidade do México de F1 2022

Russell e Sainz foram os mais rápidos da sexta-feira no México. Dia foi movimentado graças à devolução dos pontos em Austin para Alonso, definição da multa da FIA para Red Bull e Aston Martin. Além disso, fica marcado pela presença de Pietro FIttipaldi no TL1. pelo acidente de Charles Leclerc e testes da Pirelli para 2023 no TL2

George Russell e Carlos Sainz lideraram os treinos livres desta sexta-feira (28) para o GP da Cidade do México. O Autódromo Hermanos Rodríguez viu o espanhol da Ferrari cravar o tempo de 1min20s707 enquanto o britânico da Mercedes marcou 1min19s970, a melhor volta até o momento.

O dia mexicano começou quente, com a devolução do sétimo lugar conquistado na pista do GP dos Estados Unidos para Fernando Alonso. Ainda, tivemos a definição das punições para Red Bull e Aston Martin por terem estourado o teto de gastos. Além disso, ficou marcado pela presença de Pietro Fittipaldi no TL1 pela Haas, que abandonou após perda de potência. Além dele, Liam Lawson, Jack Doohan, Logan Sargeant e Nyck De Vries foram outras novidades da atividade.

Na sequência, a sessão da tarde ficou marcada por testes de pneus da Pirelli para 2023, mas também por um acidente sofrido por Charles Leclerc, que perdeu o controle de sua Ferrari na tentativa de volta rápida. Kevin Magnussen também teve confirmada a troca de motor de sua Haas na classificação deste sábado (29) e vai perder cinco posições no grid.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No sábado, o TL3 abre o dia às 14h (de Brasília, GMT-3). Depois disso, a classificação está marcada para 17h.

Carlos Sainz liderou o TL1 no México (Foto: Ferrari)

Confira o que disseram os pilotos:

George Russell, líder: Russell celebra “sexta-feira das melhores do ano” e vê possibilidade de pódio no México

Yuki Tsunoda, segundo: Tsunoda se diz surpreso com fácil adaptação no México e destaca: “Estava confiante”

Esteban Ocon, terceiro: Ocon vê “bom teste em pista desafiadora” do México e diz que “aprendeu bastante”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton festeja Mercedes “cada vez melhor” após treinos livres no México

Sergio Pérez, quinto: Pérez admite “dia complicado” e vê Mercedes e Ferrari fortes no México: “Batalha dura”

Leclerc foi no muro do Autódromo Hermanos Rodríguez e destruiu Ferrari (Vídeo: F1TV)

Max Verstappen, sexto: Verstappen pede atenção da Red Bull com pneus duros no México: “Mais complicados”

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc minimiza batida e mantém confiança para classificação no México: “Sensação boa”

Carlos Sainz, oitavo: Sainz revela testes da Ferrari em “dia positivo” no México: “Mudamos bastante o carro”

Valtteri Bottas, nono: “O carro estava muito bom hoje. Chegando neste fim de semana, eu esperava que fosse uma pista boa para nós, e parece que até agora tudo está funcionando bem, no geral foi um dia positivo. Parecíamos estar em um bom lugar com os tempos de volta em ambas as sessões, e espero que seja um bom sinal para amanhã. O TL2 foi obviamente para aprender sobre os novos pneus, que parecem muito semelhantes aos atuais para mim. De fato, há uma diferença na pressão dos pneus que pode ser claramente percebida, mas eles são muito parecidos.”

Pierre Gasly, décimo: “Foi um dia fantástico. Nos primeiros treinos livres, me senti imediatamente confortável com o carro. Sabemos que é uma pista muito especial, porque está em altitude elevada, mas geralmente nos adaptamos muito bem. Nesta manhã, imediatamente encontrei ritmo: a luta no meio do grupo será apertada, e espero poder lutar para ficar entre os dez primeiros amanhã. Da segunda sessão de hoje não podemos tirar muitas conclusões, porque não conhecemos os compostos usados, mas no geral me senti muito bem ao volante e isso é o mais importante. É bom estar de volta às corridas no México, tanto pela pista quanto pela atmosfera lá fora, é divertido sentir toda a paixão dos fãs.”

Fernando Alonso teve o sétimo lugar nos EUA devolvido após protesto da Haas (Foto: Alpine)

Fernando Alonso, 11º: Alonso vê México “desafiador”, mas confia em “resultado forte” na classificação

Sebastian Vettel, 12º: Vettel fala em “dar passo à frente” com Aston Martin na classificação do México

Alexander Albon, 13º: “Fizemos uma volta hoje com os pneus que estamos usando neste fim de semana, então não foi um dia muito produtivo. Temos o resfriamento e o pacote de corrida prontos para o fim de semana, o que é positivo em termos de conseguir encontrar o ritmo. Estamos um pouco abaixo, mas isso é esperado ao se considerar apenas uma volta representativa — por isso, é um pouco frustrante de certa forma, mas temos uma boa plataforma e uma base para trabalhar amanhã.”

Lando Norris, 14º: “Não foi um dia ruim. Fizemos alguns progressos no carro, mas ainda não estamos onde precisamos estar com o ritmo. A pista tem um downforce muito baixo e uma superfície escorregadia, mas estou me sentindo mais confiante depois das sessões de hoje. No geral, aprendemos muito, mas continuaremos trabalhando duro durante a noite como equipe para nos prepararmos para a classificação de amanhã.”

Daniel Ricciardo, 15º: “Foi bom estar de volta, então foi um bom dia. Tivemos alguns problemas aqui e ali, mas acho que foi um bom dia. Encontramos algumas coisas para trabalhar, mas também acho que demos passos em algumas configurações, então acho que tudo o que precisamos é de um dia tranquilo amanhã. É difícil saber, em termos de competidores, onde estamos comparados aos outros. Mas acho que na maioria das vezes tive uma sensação boa, e quando o carro estava em um bom lugar, eu tinha confiança suficiente nele. Então, espero, como eu disse, um dia tranquilo amanhã — e poderemos apenas crescer e conseguir uma boa classificação.”

Sebastian Vettel prestou uma homenagem a Dietrich Mateschitz no México (Foto: Aston Martin)

Lance Stroll, 16º: “Hoje foi uma sexta-feira bastante tranquila. Não há muito a dizer sobre o TL2, devido ao teste de pneus da Pirelli, mas certamente foi bom fazer algumas voltas ao longo do dia. Melhoramos muito o carro ao longo do ano e isso está começando a realmente aparecer, mesmo que os resultados de hoje não reflitam necessariamente isso. Além disso, estou aproveitando muito meu tempo aqui. A vibração, num geral, é muito legal. É muito divertido, tanto na pista quanto em relação à atmosfera.”

Mick Schumacher, 17º: “Foi tudo bem, obviamente a pista tem desafios diferentes agora com esses novos carros. Foi divertido, porém. Muitos fãs já estiveram aqui hoje, o que é ótimo, então espero mais amanhã e no domingo. Ainda temos algum trabalho a fazer, não estamos muito satisfeitos com nosso desempenho num geral, mas ainda temos algo em nós para subir no grid e tentar uma boa posição para a corrida. Eu adoraria um pouco de chuva, acho que combinaria muito bem com o nosso carro, então mais uma vez estaremos fazendo a dança da chuva.”

Kevin Magnussen, 18º: “Estamos de volta ao México, e consegui dar algumas voltas. Tivemos de usar os pneus de testes da Pirelli, então os tempos de hoje não são super relevantes. Ainda assim, tive uma boa sensação em relação à pista e entrei no ritmo da Cidade do México.”

Nicholas Latifi, 19º: “No geral, hoje foi um bom começo para o fim de semana. Foi um pouco cheio de interrupções, com muitas bandeiras amarelas e vermelhas e o TL2 com o teste de pneus — que não foi representativo. Uma sexta-feira boa para aprender sobre algumas coisas básicas do carro. Definitivamente, há algumas direções claras para seguir amanhã para encontrar mais tempo de volta.”

Guanyu Zhou, 20º: “Hoje não foi o dia mais fácil, na verdade tem sido bastante confuso para mim. Durante o TL1 meu equipamento ficou preso enquanto eu praticava largadas no pitlane. No começo, estávamos bem no TL2, mas depois tivemos alguns pequenos problemas a longo prazo. Eventualmente, no final da sessão, tive de parar o carro na pista por causa de um problema hidráulico. Como positivo, aprendi sobre a pista e nosso carro parecia bastante forte, então devemos estar prontos para amanhã e esperamos ter um dia suave e limpo. As atualizações estão funcionando extremamente bem, especialmente no desempenho de volta lançada, então estou confiante de que podemos ter uma classificação forte. Nossa prioridade agora é nos livrarmos dos problemas que vivemos hoje, e então estaremos prontos.”

Magnussen vai perder cinco posições no grid do GP da Cidade do México (Foto: Haas F1 Team)

Liam Lawson, AlphaTauri: “Foi bom estar de volta à pista com a AlphaTauri após Spa. Dessa vez, nós focamos um pouco mais nas mudanças de configuração, porque quanto mais quilômetros eu faço com esse carro, mais eu consigo dar um feedback preciso. Devidos aos testes da Pirelli no TL2, nós guardamos um jogo de pneus, então rodei com apenas um jogo — assim como a maioria dos pilotos jovens hoje, eu acho. Este é um circuito muito interessante. Já havia feito muitos testes no simulador, mas ao vivo é outra coisa: a aderência é muito baixa e você escorrega muito, principalmente em algumas curvas rápidas. Passar pelo estádio é uma sensação louca, uma atmosfera incrível: mesmo quando tive de parar o carro naquele momento, todos aplaudiram. Infelizmente, tivemos de parar por uma perda de pressão. No entanto, consegui completar a maior parte da sessão, então esse problema não teve muito impacto.”

Logan Sargeant, Williams: “Eu estava definitivamente mais confortável no carro hoje. Tudo desacelerou muito, e foi mais fácil construir um ritmo e aprender a pista. Em suma, foi um bom passo à frente e um bom progresso desde o fim de semana passado.”

Nyck De Vries, Mercedes: “Realmente, foi [emocional] — e estou muito feliz. Terminamos bem, gostei da sessão, tivemos três ótimos anos juntos – na verdade foram quatro, mas o primeiro ano foi um pouco não-oficial. Mas tivemos um bom tempo juntos, e sou muito grato por todas as oportunidades que a equipe me deu. Aprendi muito, construí relacionamentos pessoais dentro da equipe e o relacionamento ainda é bom. Então, sou grato por isso e agora estou obviamente ansioso pelo próximo capítulo da minha carreira.”

Pietro Fittipaldi teve problemas de potência com a Haas e abandonou TL1 da Cidade do México (Foto: Haas)

Jack Doohan, Alpine: “Foi muito legal. Obviamente, tenho de agradecer imensamente à Alpine e a todos os homens e mulheres de lá por me darem essa oportunidade. É algo que vou guardar para sempre e lembrar. Obviamente, tivemos um pequeno problema após a primeira saída que impediu nossa continuidade, mas ainda estou muito grato pelas voltas que fiz, foi uma experiência incrível. Uma vez que eu estava no carro, obviamente havia um pouco de emoção e sentimento, mas na saída, eu estava bastante contente. Eu sabia que isso aconteceria há um bom tempo, e isso me deu muito tempo para me preparar. Portanto, não foi um choque no sistema, e fiquei muito feliz antes de entrar no carro e depois de entrar no carro. Acho que fiz seis voltas rápidas com o pneu duro na primeira jornada. A partir desse começo, obviamente, estava muito escorregadio lá fora e eu estava gradualmente crescendo, passando pelo que tínhamos de passar. Obviamente, estava pilotando bem mais devagar, pois não queria colocar o carro ou qualquer coisa em risco. Fiquei feliz com a forma como foi. Parecia que estávamos todos no mesmo nível de equipe. Teria sido bom fazer mais algumas voltas, mas ainda estou muito feliz por estar na pista e ter essa experiência.”

Pietro Fittipaldi, Haas: Fittipaldi minimiza problemas da Haas no TL1 do México: “Feliz com meu desempenho”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.