Dixon surpreende nos minutos finais e comanda primeiro dia da Moto2 em Mandalika
Jake Dixon precisou de poucos minutos para achar uma sequência de voltas rápidas usando o pneu macio e liderar o primeiro dia de treinos da Moto2 na Indonésia. Celestino Vietti e Sam Lowes o acompanharam no top-3
O primeiro dia de treinos da Moto2 em Mandalika foi recheado de surpresas, acidentes e contou até com a presença da natureza afetando os tempos. No fim, com 1min35s897, Jake Dixon foi o mais veloz do primeiro dia.
Vencedor do GP do Catar, que abriu a temporada, Celestino Vietti ficou na segunda colocação, com 1min36s328. Sam Lowes, Pedro Acosta e Augusto Fernández caíram durante o TL2, mas fecharam o top-5 na Indonésia.
Relacionadas
LEIA TAMBÉM
# Quem é a primeira mulher a chefiar equipe vencedora na MotoGP?
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fermín Aldeguer, Albert Arena, Tony Arbolino, Arón Canet e Manuel González completaram o top-10. Jorge Navarro, Cameron Beaubier, Marcos Ramírez e Romano Fenati encerram a lista de pilotos que, neste momento, estariam diretamente classificados para o Q2 da classificação.
Após os treinos, Pedro Acosta acabou punido por não diminuir a velocidade sob bandeira amarela. O piloto da Red Bull KTM Ajo caiu na curva 2, durante o TL2, quando os fiscais ainda removiam a moto de outro competidor. Por conta disso, o espanhol vai precisar cumprir uma volta longa na corrida de domingo (20).
A Moto2 volta às pistas neste sábado (21), com a classificação para o GP da Indonésia, no circuito de Mandalika, a partir de 2h25 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.
Como foi o primeiro dia de treinos da Moto2 na Indonésia:
Com a pista secando, a Moto2 entrou em ação para o primeiro treino livre. Sam Lowes foi o mais rápido, com 1min44s439, mais de 1s à frente de Joe Roberts, o segundo colocado na sessão. Tony Arbolino foi o terceiro.
Celestino Vietti, vencedor do GP do Catar, ficou na quarta colocação, seguido por Jake Dixon. Grande sensação do campeonato, Pedro Acosta não passou do 11º lugar na sessão.
O segundo treino livre começou com sol e muito calor, com temperaturas na casa de 31°C no ar e 51°C na pista de Mandalika. E assim que a luz verde apareceu, os pilotos rapidamente saíram dos boxes.
Com a pista em melhores condições, os tempos rapidamente baixaram em Mandalika. E logo se viu que a dupla da Red Bull KTM Ajo andaria bem, com os dois pilotos trocando a vez na liderança. Primeiro, foi Augusto Fernández. Logo depois, Pedro Acosta fez 1min37s385 e tomou a ponta.
Enquanto isso, Filip Salac foi o primeiro a sofrer acidente na sessão, ao cair na segunda curva do circuito novato na temporada.
Com 20 minutos de treino, outro susto. O então terceiro colocado Arón Canet perdeu o controle da moto na curva 2 e foi parar fora da pista. Apesar do acidente, o espanhol se levantou e tentou ainda voltar para a sessão com ajuda dos fiscais.
Alguns segundos depois, nova queda na curva 2. Acosta perdeu o controle na entrada da curva, foi ejetado da moto e sofreu um forte acidente. Mesmo com o susto, se levantou e retornou para os boxes. Além disso, o espanhol foi investigado por cair durante uma bandeira amarela no local.
Os tempos continuaram baixando em Mandalika. Fernández voltou a acelerar e fez 1min37s162, reassumindo a liderança, seguido por Fermín Aldeguer.
Lowes, porém, mostrou-se disposto a recuperar o ritmo do TL1 e cravou 1min36s857 para tomar a primeira colocação no geral, com 0s305 de vantagem para o rival mais próximo.
Depois de alguns minutos de tranquiladade, a pista voltou a ficar cheia nos 10 minutos finais. Bo Bendsneyder pulou para nono lugar. Manuel González fez 1min37s008 e alcançou o segundo lugar do treino.
Aldeguer achou outra boa volta rápida, em 1min36s647 e assumiu a liderança da sessão. Depois, Jake Dixon fez 1min36s380 e tomou a dianteira. Mais atrás, o novato Sean Dylan Kelly foi ao solo e perdeu a chance de melhorar sua marca.
Lowes ainda tentou reagir no fim e marcou o segundo melhor tempo. Pedro Acosta também foi bem e subiu para o terceiro lugar, com Tony Arbolino em quinto.
E Dixon continuou voando em Mandalika. Com 1min35s897, o britânico baixou ainda mais o tempo com pneus macios e se manteve na liderança. Lowes melhorou para 1min36s491 e ficou a 0s5 do rival.
No minuto final da sessão, ainda houve tempo para mais uma queda. Sam Lowes foi ao solo na curva 10 ao perder a traseira da moto da Marc VDS. Teve tempo para Celestino Vietti, vencedor no Catar, subir para segundo.
Moto2, GP da Indonésia, Circuito de Mandalika, Treinos Livres Combinados:
1 | J DIXON | Aspar GasGas | 1:35.897 | |
2 | C VIETTI | VR46 Racing Team | 1:36.328 | +0.431 |
3 | S LOWES | Marc VDS Racing Team | 1:36.491 | +0.594 |
4 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | 1:36.529 | +0.632 |
5 | A FERNÁNDEZ | Red Bull KTM Ajo | 1:36.636 | +0.739 |
6 | F ALDEGUER | Speed Up Boscoscuro | 1:36.647 | +0.750 |
7 | A ARENAS | Aspar GasGas | 1:36.681 | +0.784 |
8 | T ARBOLINO | Marc VDS Racing Team | 1:36.701 | +0.804 |
9 | A CANET | HP40 Kalex | 1:36.795 | +0.898 |
10 | M GONZÁLEZ | VR46 Yamaha Master Camp | 1:36.971 | +1.074 |
11 | J NAVARRO | HP40 Kalex | 1:36.973 | +1.076 |
12 | C BEAUBIER | American Racing | 1:37.056 | +1.159 |
13 | M RAMÍREZ | Forward MV Agusta | 1:37.057 | +1.160 |
14 | R FENATI | Speed Up Boscoscuro | 1:37.085 | +1.188 |
15 | M SCHRÖTTER | Intact GP | 1:37.191 | +1.294 |
16 | J ALCOBA | Intact GP | 1:37.200 | +1.303 |
17 | S CORSI | Forward MV Agusta | 1:37.278 | +1.381 |
18 | S CHANTRA | Team Asia Honda | 1:37.303 | +1.406 |
19 | B BENDSNEYDER | SAG Pertamina | 1:37.346 | +1.449 |
20 | A OGURA | Team Asia Honda | 1:37.396 | +1.499 |
21 | J ROBERTS | Italtrans Racing Team | 1:37.473 | +1.576 |
22 | B BALTUS | RW Racing GP | 1:37.588 | +1.691 |
23 | Z VAN DEN GOORBERGH | RW Racing GP | 1:37.875 | +1.978 |
24 | K KUBO | VR46 Yamaha Master Camp | 1:37.944 | +2.047 |
25 | L DALLA PORTA | Italtrans Racing Team | 1:37.955 | +2.058 |
26 | G RODRIGO | SAG Pertamina | 1:38.093 | +2.196 |
27 | S D KELLY | American Racing | 1:38.225 | +2.328 |
28 | A ZACCONE | Gresini Racing | 1:38.364 | +2.467 |
29 | N ANTONELLI | VR46 Racing Team | 1:38.537 | +2.640 |
30 | F SALAC | Gresini Racing | 1:38.836 | +2.939 |
GUIA DA MOTOGP 2022
# MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
# MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
# Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
# Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
# Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
# Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
# KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
# Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
# De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
# Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
# Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
# Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio