Verstappen lidera TL2 e fecha sexta-feira como mais rápido da F1 no Bahrein
As coisas andaram mais perto do normal no segundo treino livre da F1 no Bahrein: Max Verstappen liderou a favor da Red Bull
Após um primeiro treino em que Pierre Gasly surpreendeu e colocou a AlphaTauri na dianteira à frente das equipes favoritas, o segundo treino livre desta sexta-feira (18) colocou as coisas mais dentro do esperado. No cair da noite na pista de Sakhir, no sul do Bahrein, Max Verstappen liderou para a Red Bull e mostrou quem vai para o sábado com vantagem para as outras duas favoritas.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
A diferença, porém, foi muito pequena. Max anotou 1min31s936 e terminou somente 0s087 à frente de Charles Leclerc, o que reforça o fato das duas equipes, Red Bull e Ferrari, estarem um tanto à frente da Mercedes até agora. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, foi o terceiro, mas 0s5 atrás dos dois.
A Mercedes conseguiu colocar George Russell em quarto, grudado em Sainz, e Lewis Hamilton voltou a ficar longe: foi apenas o nono, 1s2 atrás de Verstappen. As curvas velozes de Sakhir ainda se mostram uma questão importante que a equipe alemã tem de resolver.
Fernando Alonso foi o quinto numa rápida Alpine, enquanto Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo em sexto após sofrer com o motor pela manhã. Sergio Pérez e Mick Schumacher, de uma assanhada Haas, vieram ainda antes de Hamilton. Kevin Magnussen, também da equipe dos Estados Unidos, foi o décimo.
O fim de semana no Bahrein continua no sábado, com o TL3, às 9h (de Brasília). Depois, às 12h, a classificação. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Confira como foi o TL2:
Com um clima bem mais ameno que o comum no Bahrein, a noite caía e os carros da Fórmula 1 alinharam para ganhar a pista às 18h locais (12h de Brasília). Lewis Hamilton e Max Verstappen esperavam as equipes, que trabalhavam bastante em seus carros na garagem, então coube a Kevin Magnussen puxar a fila com a Haas.
Logo de cara, 15 carros apareceram na pista. Apenas a dupla de McLaren destoava do restante na escolha de pneus: ia de duros, enquanto os outros 13 optaram pelos pneus médios. Os macios ficariam para mais tarde. Foi bem rápido que o tempo de Pierre Gasly, líder da manhã, caiu: inicialmente Carlos Sainz e, logo em seguida, Charles Leclerc conseguiram baixar da casa de 1min34s.
Hamilton saiu para a pista e imediatamente mostrou o rendimento que não havia aparecido pela manhã ao registrar a quarta melhor marca do momento. Verstappen daria suas primeiras voltas depois disso, no décimo minuto da atividade.
Se na sessão da manhã os pilotos falaram várias vezes do efeito que o vento mais forte estava causando nos carros, o começo do TL2 foi recheado de relatos sobre o já famoso porpoising: os quiques dos carros causados pelo efeito solo. Esteban Ocon e Hamilton fizeram questão de lembrar Alpine e Mercedes que o problema ainda é um ponto bastante relevante.
De imediato, o holandês já se colocou atrás somente de Leclerc e mostrou rendimento forte de pneus médios. Por outro lado, Sergio Pérez aparecia como o último piloto a ir para a pista.
Até Valtteri Bottas, que não havia dado volta rápida pela manhã por conta de problemas no motor Ferrari da Alfa Romeo, havia rodado – e bem, abaixo de 1min34s. Assim como o finlandês, o substituto Nico Hülkenberg nem parecia um piloto fora de ação há mais tanto tempo e pulava para o top-10 com a Aston Martin, apenas 0s7 atrás do líder.
Perto da marca de 30 minutos, os pneus macios começaram a aparecer. O primeiro grande sinal foi Kevin Magnussen surgir na segunda colocação com a Haas. Em seguida, Fernando Alonso batia todo mundo e tomava a liderança; e então, Verstappen.
Enquanto isso, as escapadas com os novos carros continuavam. Alexander Albon, que quase rodou duas vezes pela manhã, passou perto novamente com a Williams. A equipe inglesa, que ficou longe das últimas colocações no TL1, aparecia atrás das demais a partir do momento em que os pneus macios se tornaram endêmicos.
Sumido até então, George Russell pulava para o terceiro posto com volta em 1min32s – boa volta, ainda que o novo ponteiro, Leclerc, estivesse com 0s5 de frente -, mas a Mercedes ainda sofria com as muitas curvas de alta velocidade de Sakhir. Além do mais, Hamilton relatava “algum problema” com o freio dianteiro.
Verstappen colocou pneus macios e superou Leclerc por 0s087: 1min31s936. O ritmo de Red Bull e Ferrari seguia muito próximo tanto de pneus macios quanto com os médios – com os quais os italianos levaram vantagem pela manhã. A Mercedes seguia um pouco atrás, enquanto a McLaren sofria sem sequer emplacar um top-10.
A busca por voltas rápidas terminou com 15 minutos para o fim. A partir daí, as simulações de corrida tomaram a pista de assalto. Deu tempo de um incidente para os comissários investigarem: Leclerc e Yuki Tsunoda começaram a lutar por posição como se fosse uma corrida e chamaram a atenção dos árbitros pela primeira vez no ano. A investigação ficou para o fim do treino.
Verstappen liderou realmente e contou com Leclerc grudado nele. O ritmo das duas equipes vai dormir na sexta-feira como melhor que o da rival Mercedes.
Fórmula 1 2022, GP do Bahrein, TL2:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:31.936 | 20 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:32.023 | +0.087 | 20 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:32.520 | +0.584 | 22 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:32.529 | +0.593 | 25 |
5 | F ALONSO | Alpine | 1:32.877 | +0.941 | 24 |
6 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:32.951 | +1.015 | 30 |
7 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:32.958 | +1.022 | 20 |
8 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:33.085 | +1.149 | 24 |
9 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.144 | +1.208 | 23 |
10 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:33.183 | +1.247 | 23 |
11 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:33.280 | +1.344 | 27 |
12 | E OCON | Alpine | 1:33.360 | +1.424 | 25 |
13 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:33.621 | +1.685 | 24 |
14 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:33.789 | +1.853 | 26 |
15 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.953 | +2.017 | 27 |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:33.958 | +2.022 | 25 |
17 | N HÜLKENBERG | Aston Martin Mercedes | 1:34.061 | +2.125 | 28 |
18 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:34.166 | +2.230 | 12 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:34.486 | +2.550 | 28 |
20 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:34.735 | +2.799 | 22 |
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
# Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros
# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid