Verstappen lidera TL2 e fecha sexta-feira como mais rápido da F1 no Bahrein

As coisas andaram mais perto do normal no segundo treino livre da F1 no Bahrein: Max Verstappen liderou a favor da Red Bull

BRIEFING: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DA F1 NO BAHREIN

Após um primeiro treino em que Pierre Gasly surpreendeu e colocou a AlphaTauri na dianteira à frente das equipes favoritas, o segundo treino livre desta sexta-feira (18) colocou as coisas mais dentro do esperado. No cair da noite na pista de Sakhir, no sul do Bahrein, Max Verstappen liderou para a Red Bull e mostrou quem vai para o sábado com vantagem para as outras duas favoritas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A diferença, porém, foi muito pequena. Max anotou 1min31s936 e terminou somente 0s087 à frente de Charles Leclerc, o que reforça o fato das duas equipes, Red Bull e Ferrari, estarem um tanto à frente da Mercedes até agora. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, foi o terceiro, mas 0s5 atrás dos dois.

A Mercedes conseguiu colocar George Russell em quarto, grudado em Sainz, e Lewis Hamilton voltou a ficar longe: foi apenas o nono, 1s2 atrás de Verstappen. As curvas velozes de Sakhir ainda se mostram uma questão importante que a equipe alemã tem de resolver.

Fernando Alonso foi o quinto numa rápida Alpine, enquanto Valtteri Bottas colocou a Alfa Romeo em sexto após sofrer com o motor pela manhã. Sergio Pérez e Mick Schumacher, de uma assanhada Haas, vieram ainda antes de Hamilton. Kevin Magnussen, também da equipe dos Estados Unidos, foi o décimo.

O fim de semana no Bahrein continua no sábado, com o TL3, às 9h (de Brasília). Depois, às 12h, a classificação. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Verstappen: mais rápido do dia (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #139 | A previsão para cada um dos 20 pilotos da F1 2022

Confira como foi o TL2:

Com um clima bem mais ameno que o comum no Bahrein, a noite caía e os carros da Fórmula 1 alinharam para ganhar a pista às 18h locais (12h de Brasília). Lewis Hamilton e Max Verstappen esperavam as equipes, que trabalhavam bastante em seus carros na garagem, então coube a Kevin Magnussen puxar a fila com a Haas.

Logo de cara, 15 carros apareceram na pista. Apenas a dupla de McLaren destoava do restante na escolha de pneus: ia de duros, enquanto os outros 13 optaram pelos pneus médios. Os macios ficariam para mais tarde. Foi bem rápido que o tempo de Pierre Gasly, líder da manhã, caiu: inicialmente Carlos Sainz e, logo em seguida, Charles Leclerc conseguiram baixar da casa de 1min34s.

Hamilton saiu para a pista e imediatamente mostrou o rendimento que não havia aparecido pela manhã ao registrar a quarta melhor marca do momento. Verstappen daria suas primeiras voltas depois disso, no décimo minuto da atividade.

O começo do TL2 já foi movimentado (Foto: F1)

Se na sessão da manhã os pilotos falaram várias vezes do efeito que o vento mais forte estava causando nos carros, o começo do TL2 foi recheado de relatos sobre o já famoso porpoising: os quiques dos carros causados pelo efeito solo. Esteban Ocon e Hamilton fizeram questão de lembrar Alpine e Mercedes que o problema ainda é um ponto bastante relevante.

De imediato, o holandês já se colocou atrás somente de Leclerc e mostrou rendimento forte de pneus médios. Por outro lado, Sergio Pérez aparecia como o último piloto a ir para a pista.

Até Valtteri Bottas, que não havia dado volta rápida pela manhã por conta de problemas no motor Ferrari da Alfa Romeo, havia rodado – e bem, abaixo de 1min34s. Assim como o finlandês, o substituto Nico Hülkenberg nem parecia um piloto fora de ação há mais tanto tempo e pulava para o top-10 com a Aston Martin, apenas 0s7 atrás do líder.

Perto da marca de 30 minutos, os pneus macios começaram a aparecer. O primeiro grande sinal foi Kevin Magnussen surgir na segunda colocação com a Haas. Em seguida, Fernando Alonso batia todo mundo e tomava a liderança; e então, Verstappen.

Kevin Magnussen espantou com a Haas no TL2 do Bahrein (Foto: F1)

Enquanto isso, as escapadas com os novos carros continuavam. Alexander Albon, que quase rodou duas vezes pela manhã, passou perto novamente com a Williams. A equipe inglesa, que ficou longe das últimas colocações no TL1, aparecia atrás das demais a partir do momento em que os pneus macios se tornaram endêmicos.

Sumido até então, George Russell pulava para o terceiro posto com volta em 1min32s – boa volta, ainda que o novo ponteiro, Leclerc, estivesse com 0s5 de frente -, mas a Mercedes ainda sofria com as muitas curvas de alta velocidade de Sakhir. Além do mais, Hamilton relatava “algum problema” com o freio dianteiro.

Verstappen colocou pneus macios e superou Leclerc por 0s087: 1min31s936. O ritmo de Red Bull e Ferrari seguia muito próximo tanto de pneus macios quanto com os médios – com os quais os italianos levaram vantagem pela manhã. A Mercedes seguia um pouco atrás, enquanto a McLaren sofria sem sequer emplacar um top-10.

A busca por voltas rápidas terminou com 15 minutos para o fim. A partir daí, as simulações de corrida tomaram a pista de assalto. Deu tempo de um incidente para os comissários investigarem: Leclerc e Yuki Tsunoda começaram a lutar por posição como se fosse uma corrida e chamaram a atenção dos árbitros pela primeira vez no ano. A investigação ficou para o fim do treino.

Verstappen liderou realmente e contou com Leclerc grudado nele. O ritmo das duas equipes vai dormir na sexta-feira como melhor que o da rival Mercedes.

Fórmula 1 2022, GP do Bahrein, TL2:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:31.936 20
2C LECLERCFerrari1:32.023+0.08720
3C SAINZFerrari1:32.520+0.58422
4G RUSSELLMercedes1:32.529+0.59325
5F ALONSOAlpine1:32.877+0.94124
6V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:32.951+1.01530
7S PÉREZRed Bull RBPT1:32.958+1.02220
8M SCHUMACHERHaas Ferrari1:33.085+1.14924
9L HAMILTONMercedes1:33.144+1.20823
10K MAGNUSSENHaas Ferrari1:33.183+1.24723
11L NORRISMcLaren Mercedes1:33.280+1.34427
12E OCONAlpine1:33.360+1.42425
13P GASLYAlphaTauri RBPT1:33.621+1.68524
14Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:33.789+1.85326
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:33.953+2.01727
16L STROLLAston Martin Mercedes1:33.958+2.02225
17N HÜLKENBERGAston Martin Mercedes1:34.061+2.12528
18D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:34.166+2.23012
19N LATIFIWilliams Mercedes1:34.486+2.55028
20A ALBONWilliams Mercedes1:34.735+2.79922

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão

De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros

# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: 5 RAZÕES PARA PRESTAR ATENÇÃO NA TEMPORADA DA F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.